Olá, estou explorando ativamente a comunidade Meta para aprender como o Discourse funciona e como ele pode ser configurado para minha própria nova comunidade.
Frequentemente me pergunto: “Como eles fazem isso?” É através de um plugin, um componente de tema, uma configuração, um recurso personalizado que eles codificaram manualmente?
Seria ótimo se houvesse algum tipo de modo de aprendizado que eu pudesse ativar e obter dicas de ferramentas para vários recursos e funcionalidades implementados no site Meta.
Um nível mais avançado seria se as dicas de ferramentas para aprendizes pudessem vincular diretamente à documentação relevante, plugin, componente de tema, guia ou tópico.
Aprender os detalhes do Discourse é fascinante, mas agora estou sobrecarregado. Na verdade, estou travado para colocar minha comunidade em funcionamento porque continuo pensando: “Ah, eu preciso disso!” – e então passo muito tempo tentando descobrir como fazer isso, ou (primeiro) quão difícil ou fácil seria implementar.
Gosto do nome “Modo do Aprendiz”. Isso parece algo que poderia ser implementado como um Tema, ou um conjunto de Temas, que poderiam ser disponibilizados no Seletor de Temas.
Se o Discourse Forum Helper AI Helper estiver habilitado em um site Discourse (como está neste site), então os usuários (todos os usuários, já que todos nós somos Aprendizes aqui, sempre aprendendo algo novo!) podem selecionar qualquer texto e obter pelo menos alguma edificação instantânea, assim…
Ah, eu gosto muito desse recurso de explicação de IA. Vou usá-lo para obter insights rápidos sobre termos e conceitos.
Essa é uma ideia intrigante criar um tema especial que incorpore um modo de aprendizado. Eu poderia ver isso tendo uma aplicação mais ampla, talvez.
Além de tentar entender o Discourse por conta própria, tenho pensado muito sobre como integrar meus futuros membros da comunidade. Nós realmente somos todos aprendizes constantes. Preciso configurar as coisas para tirar o máximo de dor possível do aprendizado do uso da própria plataforma.
Tudo bem fazer essas perguntas em Support Geralmente, alguém pode dizer qual recurso, plugin ou componente é e outros provavelmente também ficarão gratos se você chamar a atenção para esse recurso com sua pergunta.
Uma ideia interessante que está passando pela minha cabeça é usar um sistema como o ask.discourse.com como o local onde as pessoas iniciam a interação com uma comunidade.
Significa forçar as pessoas a interagir com o LLM para pesquisar uma pergunta (talvez ela já tenha sido feita e respondida), antes de permitir que postem uma nova pergunta no fórum. Em seguida, usar essa sessão para detectar se o usuário era um spammer ou não.
@tgustilo ask foi construído principalmente para nossos clientes, mas responderá bem a perguntas gerais sobre como fazer várias coisas no Discourse.
@sam você está pensando que, por exemplo, um usuário em um dos meus sites de fórum Discourse poderia ser direcionado para ask.discourse.com para obter ajuda sobre como usar meu fórum, e talvez obter orientação contextual ou em linha no meu site de uma fonte externa (um tipo de serviço de sistema de ajuda integrado) ao qual eu assino meu site?
O que estou pensando aqui é mais sobre algo do tipo “discobot ciente do site”.
O Discobot pode parecer tedioso porque você já o usou 10 vezes antes e ele é sempre o mesmo.
Um sistema que é específico do fórum, por outro lado, pode ser útil independentemente.
Então, ao contrário do “discobot”, ele começaria com um
como posso ajudar?
Estou tentando descobrir se as pessoas preferem a Canon EOS às câmeras Fuji.
Encontrei as seguintes discussões no fórum:
Canon vs Fuji
Canon é a melhor câmera
Há alguma outra maneira que eu possa ajudar?
Isso foi ótimo, mas eu realmente queria saber como o “aspecto X” interage.
Não consigo encontrar nenhuma discussão sobre o aspecto X, que tal responder a Canon vs Fuji
Claro que adoraria, mas estou com dificuldades de formatação aqui, você pode me dar um rápido resumo do que posso usar…
Etc…
Em seguida, usando as seguintes técnicas, discussões como esta com o robô também podem servir como um sinal para proteção contra spam, movendo pessoas que interagem muito mal para uma fila de “requer aprovação do administrador”.
Use sinais globais do fórum
10 spammers recentemente estavam perguntando sobre câmeras Minolta… então pessoas perguntando sobre isso são provavelmente spammers.
Use sinais locais
Pessoa fazendo perguntas incrivelmente fora de tópico.
Que tal um chatbot ciente do site? Um benefício dessa abordagem é que ele poderia ser usado simultaneamente enquanto um usuário navega pelo site. Os usuários poderiam fazer perguntas sobre a página que estavam visitando no momento.
Ainda não usei muito a IA, embora seja um dos motivos pelos quais escolhi o Discourse. Obrigado pelo link para ask.discourse.com. Vou brincar com isso.
Quanto a um modo de aprendizado usando um bot com IA, isso parece útil. A consciência do site parece essencial, mas há diferentes perspectivas dos aprendizes.
Eles são funcionários, que precisam entender a plataforma Discourse e gerenciar usuários e conteúdo? Ou são usuários, que se concentrarão principalmente no conteúdo e em outros usuários e provavelmente resistirão a ter que aprender mais do que o necessário sobre a própria plataforma/ferramenta. Quanto mais atrito eles encontrarem, menor a probabilidade de participarem ou permanecerem. (Ou talvez fiquem intimidados…)
Existem algumas evidências de que usuários inexperientes podem usar uma IA mais facilmente do que aprender os meandros de uma ferramenta complexa. O último anúncio da The Browser Company sobre o Arc pode ser um exemplo.
tldr: O Arc será mantido para usuários experientes existentes, mas não escalará, então eles estão iniciando um projeto totalmente novo para “amigos e familiares” não técnicos.
Como um novo administrador, estou no modo de aprendizado (experiente) para o Discourse como plataforma/ferramenta, e como um novo usuário aqui no Meta (que realmente quer aprender a plataforma). Meu foco principal está em outro lugar, no entanto, ou seja, configurar meu próprio fórum, incluindo tomar muitas decisões sobre minha configuração exclusiva, meu conjunto inicial exclusivo de conteúdo e meus membros novos e futuros. É muita coisa.
Meu maior medo neste momento é tomar decisões que serão difíceis de reverter mais tarde. Espero totalmente experimentar e evoluir tanto minha configuração quanto meu conteúdo ao longo do tempo, mas algumas decisões parecem mais fixas do que outras. Estou particularmente ciente do que meus primeiros usuários precisarão para que o projeto seja um sucesso a longo prazo, em última análise. Quero começar com o pé direito.
Passei pelo tutorial padrão do discobot (ainda não pelo avançado) e tenho lido a documentação e a wiki aqui no Meta. Há muito conteúdo realmente avançado misturado com “o que você realmente precisa saber para começar”, e pode ser difícil distinguir.
Talvez uma maneira de pensar sobre um bot de IA para o Meta - e como uma ferramenta para administradores usarem em seus próprios fóruns - seria considerar que tipo de persona com que tipo de informação o bot/IA deve ter para ser útil para diferentes necessidades, por exemplo:
administradores em vários estágios do jogo, com várias preocupações em mente
usuários novos ou experientes, também em vários estágios da evolução da comunidade à qual estão se juntando