Alguém mais notou uma queda drástica na atividade da comunidade nos fóruns de suporte?

Meu fórum tem mais de 30 anos e é dedicado a uma atividade bem específica.
Ele tem uma atividade e engajamento constantes, mas acho que os membros estão envelhecendo e os usuários “aposentando-se” não estão sendo completamente substituídos por novas pessoas. Posso ver uma diminuição nos próximos anos, mas quem sabe :thinking: Não tenho certeza se a IA tem um impacto real na saúde do meu fórum, mas acho que depende de fórum para fórum.
Com certeza espero que, no futuro, os fóruns despertem novamente o mesmo interesse nas pessoas como fizeram em 2005-2010 :smile:

Acho sempre interessante compartilhar essa curva: de 2001 a 2026 (dados anteriores a 2001 não existiam), 15 anos de atividade. Um pico acentuado em meados de 2000 foi a migração para o Discourse… :smiling_face_with_sunglasses: :discourse:.

Eu não teria pensado nisso, mas isso também acontece comigo. Para muitas perguntas, a IA, infelizmente, foi muito mais rápida e confiável do que as comunidades para responder :lolsob:.

Me pergunto o que poderia ser feito para um fórum de hobbistas[1] ser mais atraente e apelativo. Mais do que a IA; adicionalmente, mais do que as redes sociais.

1. significando “não comercial” ↩︎

8 curtidas