SSRF cego ao enviar imagens em conversa privada

Recebemos um relatório da Hackerone sobre o problema abaixo.

O que eu estou me perguntando é:

• Isso é um problema?
  • Há alguma sugestão / algo que eu possa fazer a respeito?

Resumo:

Olá, encontrei um SSRF cego no endpoint hxxps://xyz.com/posts

Passos para Reproduzir:

1. Faça login na sua conta em xyz.com
  2. Vá para mensagens privadas (haverá uma mensagem de boas-vindas do discobot deles)
  3. Ao enviar uma mensagem, carregue uma imagem e intercepte a solicitação no Burp
  4. No payload, altere a URL de upload da imagem para sua URL de canário
  5. O payload ficará assim:

raw=![svg_image|690x388](hxxp://canarytokens.com/tags/images/terms/ctw75qckq1htf6n3rt9asrpn3/submit.aspx) &unlist_topic=false&category=&topic_id=1659497&is_warning=false&whisper=false&archetype=regular&composer_open_duration_msecs=12597&featured_link=&shared_draft=false&draft_key=topic_1659497&reply_to_post_number=83&image_sizes[hxxps://xyz.cloudfront.net/uploads/default/original/4X/c/a/9/ca90daba5408ce8b8693f3a5d58e537eb750e906.svg][width]=5120&image_sizes[hxxps://xyz.cloudfront.net/uploads/default/original/4X/c/a/9/ca90daba5408ce8b8693f3a5d58e537eb750e906.svg][height]=2880&nested_post=true
6. Quando você enviar a solicitação, dois alertas de canário serão acionados ou verifique os logs do servidor, haverá uma solicitação feita pelo user-agent Ruby e outra de sua Instância de Computação Amazon

Impacto

A vulnerabilidade permite que um invasor faça solicitações HTTP/HTTPS arbitrárias dentro da rede de uma instância do xyz.com.

Desta thread, parece que isso se deve ao comportamento do onebox Server-side request forgery vulnerability.
Também vi este relatório da Hackerone de anos atrás SSRF em upload de IMG via URL.

Obrigado!

O Discourse busca intencionalmente imagens e URLs incluídas em postagens. Temos salvaguardas implementadas para garantir que essas solicitações não possam ter como alvo hosts na rede privada do servidor. Receber uma solicitação GET para um ‘canary token’ não significa que há uma vulnerabilidade.

Sinta-se à vontade para direcionar o pesquisador para nosso programa oficial HackerOne. Nossa política cobre este tipo de relatório:

2 curtidas

This topic was automatically closed 30 days after the last reply. New replies are no longer allowed.