Discussão sobre Surface Duo

Você realmente usaria na forma não virada? A tela terciária na parte externa é meio que um tópico diferente, na minha opinião.

Mas meio virado?

Não sei, meio virado é como “monitor curvo versus não curvo”… realmente importa? É estética, não é?

Bem, vai muito além da estética!

O mesmo vale para o Galaxy Z Flip. A Forbes disse isso da melhor forma!
https://www.forbes.com/sites/forbes-personal-shopper/2021/08/27/samsung-galaxy-z-flip-3-review/

Monitores curvos são desagradáveis (subjetivamente) ao exibir principalmente texto e inadequados para isso; eles distorcem longos trechos de texto e fazem com que as linhas pareçam não estar horizontalmente retas. Quanto impacto isso causa, é claro, depende do raio da curvatura.

O Galaxy Z Flip, em estado semiaberto, creio eu, está em uma categoria totalmente separada. Em vez de afetar o texto em todo o dispositivo, apenas uma linha de texto na dobra é que provavelmente será distorcida. E não acho irrazoável que algo como o Discourse simplesmente exiba o conteúdo normalmente através da dobra e permita que o usuário role a tela conforme necessário.

Tenho certeza de que existem casos de uso, mas não tenho clareza sobre por que alguém gostaria de usar o telefone em estado semiaberto, colocando uma ou ambas as metades da tela em um ângulo de visão subótimo. Jogar Batalha Naval com outra pessoa que também tenha um Z Flip?

Concordo em grande parte no contexto de dispositivos de jogos portáteis, e o fato de o Nintendo Switch não apresentar esse comportamento sugere que a Nintendo também pode concordar. No entanto, sinto que a responsabilidade recaía mais sobre os desenvolvedores de jogos para produzir algo que funcionasse bem nas duas telas — o que muitos não conseguiram — do que sobre o formato ser inerentemente falho.

Concordo plenamente com o Wii U. Não vou segurar o controle na minha frente durante todo o tempo em que jogar; gostaria de baixá-lo para meu colo, mas também gostaria que as informações naquela tela estivessem em meu campo de visão.

Não acho que seja uma boa comparação para dispositivos como o Surface Duo. Uma comparação mais próxima seria alguém que usa um computador desktop com dois monitores — é improvável que alguém espalhe uma única janela do navegador em ambas as telas, pois isso não proporcionaria uma experiência útil e coesa.

Dito isso, em uma única tela, o modelo de visualização mestre-detralhe é muito bem-sucedido e prevalente em softwares nos quais a navegação por uma lista de fontes é útil. O Discourse poderia ser um bom candidato para esse modelo, independentemente de dispositivos com duas telas.

Em um navegador suficientemente largo, poderia ser uma opção útil mostrar a visualização de categorias/mais recentes/etc. centralizada como está, e então deslocá-la para o lado esquerdo e abrir uma visualização de tópico no lado direito ao clicar em um tópico — invertido para idiomas RTL.

Minha opinião é que dispositivos móveis com duas telas ainda não são um alvo significativo de desenvolvimento para o Discourse, se é que algum dia serão. Se o modelo mestre-detralhe for considerado valioso em geral, porém, seria bom mantê-los em mente ao implementá-lo.

1 curtida

Você não pode ter certeza se o texto será distorcido ou não?

Dê uma olhada nisso.

No mínimo, o Discourse deve ser capaz de se adaptar automaticamente da visualização móvel para a visualização de desktop (e vice-versa), dependendo de qual tela está sendo usada.

Claro — eu apenas quis dizer que a dobra é o único local onde ele pode ficar distorcido enquanto está meio aberto, então provavelmente não precisa de nenhuma atenção para que o Discourse funcione bem, esteja totalmente aberto ou meio aberto.

Presumivelmente, estamos falando do Z Fold 3 aqui. Concordo que, idealmente, ele deveria conseguir alternar entre layouts móvel e desktop ao atingir certos tamanhos; assim, a troca entre as telas frontal e interna dispararia isso naturalmente, à medida que o navegador redimensiona. Parece que atualmente ele apenas usa o agente do usuário do navegador no momento em que a página é carregada para decidir qual layout usar.

1 curtida

Devido à dobra?

Design responsivo de sites vem à mente.

1 curtida

Sim, a curva acentuada no ponto onde a tela se dobra. O texto pode ser perfeitamente legível nesse espaço; se for esse o caso, isso reforça ainda mais minha opinião de que o Discourse não precisa tratar esse e dispositivos semelhantes de forma diferente, seja eles parcialmente ou totalmente abertos.

Dispositivos como o Z Fold 3, como você mencionou, podem ser resolvidos por meio de responsividade de propósito geral. No entanto, não acredito que isso seja realmente um requisito mínimo — a visualização móvel em um espaço mais amplo não é perfeita, mas é funcional.

O usuário pode se beneficiar da troca para a visualização de desktop ao abrir o dispositivo na tela interna, mas ainda assim pode fazer tudo na visualização móvel. Se suportar a responsividade entre mobile e desktop exigir um trabalho significativo, talvez não valha a pena fazê-lo para uma minoria de usuários de dispositivos dobráveis que já têm uma experiência totalmente funcional.

1 curtida

A dobra não é perceptível a partir de ângulos normais de visualização.

A visualização móvel está com espaçamento excessivo em dispositivos maiores. Há um pouco de espaço desperdiçado.

Dê uma olhada nisso: https://www.quora.com/How-much-longer-does-it-take-to-produce-a-responsive-design-for-a-website-on-average

Meta no Galaxy Z Fold 3

3 curtidas

Você consegue tirar alguma captura de tela com o tema padrão do Discourse?

1 curtida

Ótimo resumo gráfico.

Tenho que dizer que, embora os dispositivos dobráveis e os “duos” (quantos mesmo?!) possam representar um mercado muito pequeno, eu realmente gosto do conceito de mestre e detalhe, que presumivelmente seria Lista de Tópicos e Tópico para Discussão. Uma arquitetura que facilitasse isso seria muito boa :+1:

1 curtida

A Samsung está focando totalmente em dispositivos dobráveis agora.

Comprei um Surface Duo barato por US$ 390 com impostos e frete, e ele pode ser atualizado para o Android 11, então vou tentar.

(Agora existe o Surface Duo 2, então este é o modelo mais antigo.)

4 curtidas

A Microsoft não disponibilizou o Android 11 para o Surface Duo até recentemente. Tive que devolver o meu porque era uma bagunça cheia de bugs. O Android 11 não pareceu ajudar (e claramente não estou sozinho em pensar isso).

Pelo que ouvi, a experiência é muito melhor no Surface Duo 2, mas espero que sua experiência com ele tenha sido pelo menos razoável até agora? Quão bem funciona com o Discourse?

Eu não sei, ainda não tenho.

Ah, entendi. Quando você vai recebê-lo?

1 curtida

Eu já tenho. Um ótimo negócio por US$ 350, pontuação Speedometer 2.0 de cerca de 47, o que o coloca no nível de desempenho do iPhone 7 de 2016. Divertido de brincar por esse preço, mas há uma costura enorme entre as duas telas.

Mesmo desdobrado, não é grande o suficiente para ser um tablet de verdade, então parece um pouco um “terra de ninguém” para mim…?

2 curtidas

Isso é útil?