Usuários perdendo quantidade desproporcional de cheers

Olá!

Enviei isso no chat, mas não tenho certeza se você viu

Originally sent in @Falco
hiddenseal

Então, alguns dos meus usuários notam que a pontuação do Cheer diminui em 10-20 pontos depois de algum tempo

Eu acho que poderia diminuir se alguém removesse curtidas ou aceitasse soluções, mas a questão é que, geralmente, depois que eu executo o rake, os números aumentam

Se isso parecer um bug, por favor, me diga o que posso fazer para ajudar a identificá-lo

2 curtidas

O que eu fiz no passado foi extrair o SQL de cada scorable e executá-los manualmente via Data Explorer para comparar com o que você espera, tentando isolar de onde vem a diferença.

2 curtidas

Parece um pouco errado que você tenha tornado uma mensagem privada pública sem perguntar se tudo bem, mas tudo bem, esse não é o ponto.

Eu escolhi um determinado usuário.

Pontuável Valor da Consulta de Dados Informação do perfil
day_visited 259 259
like_given 261 253
like_received 219 219
post_created 374 141
post_read 31 10.6k
solutions 180 21
time_read 5 3d
topic_created 230 41

Eu tenho multiplicadores padrão. A terceira coluna é fornecida para referência. A soma na segunda coluna é: 1559. A pontuação “Cheers” no perfil do usuário é 1458.

ATUALIZAÇÃO: Informações adicionais: todas as categorias são pontuáveis, então é realmente difícil explicar por que a pontuação “time_read” é tão baixa (ou posts_read). Mas a preocupação inicial é visível mesmo sem os dados da 3ª coluna: a soma da Consulta de Dados é maior do que o que é mostrado na Tabela de Classificação/Perfil, e isso explica por que os números aumentam após um comando de rake.

2 curtidas

Tive um usuário no meu fórum me acusando de tirar pontos dele diretamente! Nem preciso dizer que também estou vendo um problema relacionado.

A única coisa que me ocorreu que causou isso é que mudei os pontos concedidos para cada pontuável (mas geralmente aumentei-os) e isso provavelmente foi feito há 2 semanas.

Só queria acompanhar este tópico para ver se é um bug. Também vou investigar, então compartilharei qualquer atualização aqui.

2 curtidas

Acusei o @falco de uma coisa parecida. :slightly_smiling_face:

Notei uma queda nos meus pontos com frequência, embora rastrear isso seja muito complexo para eu entender. Os meus podem ser apenas postagens excluídas dos tópicos do temporizador automático, mas adicionarei minha contribuição de qualquer maneira. :slight_smile:

Pensei (se houvesse algo errado) que talvez pudesse ser algo relacionado a isso:

5 curtidas

O problema é que, se a pontuação cair por um motivo — ter alguns posts excluídos ou curtidas removidas, você não deveria ver a pontuação voltando a subir depois de executar

rake gamification_scores:backfill_scores_from[2000-01-01]

Mas, no meu caso, eu vejo um aumento depois de executar este comando.

1 curtida

Estou executando uma versão bifurcada do placar que mostra classificações individuais, bem como uma pontuação somada para um determinado conjunto de grupos. Defini o período de tempo para todo o mês de agosto e alguns membros começaram a reclamar que estavam perdendo pontos, como mencionei anteriormente.

O comando rake também restaurou os pontos para mim, então isso indica que pode haver um bug no código de gamificação. Na verdade, não encontrei a causa raiz (desculpe!), mas também queria atualizar o tópico aqui que o preenchimento corrigiu o problema!

4 curtidas

Houve também um preenchimento razoavelmente recente, creio eu, para estender o nosso muito mais do que o originalmente feito, e ganhei 4000 aplausos do nada. O que achei incomum, pois estou no Meta há pouco mais de um ano, e pensei que todos os meus teriam sido cobertos pelo prazo original. No entanto, eu estava perdendo algumas centenas a cada semana.

2 curtidas

Este é um tema comum para meus usuários também. As pontuações tendem a diminuir lentamente e saltar em ~300-400 com um rake.

1 curtida

Um usuário específico no meu site continua perdendo pontos e estou completamente perplexo. Há alguns dias, ele disse que perdeu 200 pontos e me mostrou uma captura de tela em cache, e isso era verdade, nenhuma das outras 10 pessoas na captura de tela estava inconsistente. Agora, novamente hoje, ele perdeu mais 200, novamente sem alterações para mais ninguém.

Nenhum dos valores de pontos foi ajustado (o que você pensaria que afetaria os outros também), nenhum tópico ou postagem está sendo excluído ou movido para categorias não rastreadas. Nenhum usuário foi excluído.

A única coisa que este usuário específico faz que ninguém mais faz é Agradecer centenas de postagens por dia, presumivelmente fazendo spam por pontos, o que não me incomoda, mas esta é a única ação que ele faz que é diferente do usuário médio. Não consigo imaginar como isso poderia fazer com que seus pontos caíssem, mas algo está fazendo isso… alguma ideia? Além disso, há algum plano para permitir que administradores alterem arbitrariamente os pontos de usuários individuais, isso também resolveria isso.

Não posso dizer com certeza se isso afetou mais alguém, já que eu nem a maioria das pessoas se importa o suficiente para notar, mas este usuário está entre os 20 primeiros e os outros ao redor dele que posso ver diretamente a mudança em sua captura de tela definitivamente não foram afetados. Isso aparentemente o chateia profundamente e é algo que ele está monitorando.

Edição: para referência, executei o comando rake quando instalei pela primeira vez (que foi logo após o plugin estar disponível). Acabei de executá-lo novamente agora, e TODOS os usuários aumentaram, uma quantidade completamente inconsistente. Eu aumentei 10 mil pontos. Aquele usuário aumentou 1000. O usuário #2 aumentou 2 mil. O usuário #6 aumentou 50. (não 50 mil, 50). TODOS os usuários aumentaram algo (todos entre os 200 primeiros ou mais, pessoas que mudam ativamente os pontos, aqueles abaixo disso com 2-300 pontos não mudaram nada), mas é INCORRETAMENTE inconsistente o quanto. Mas o fato de os pontos terem retornado significa que não tem nada a ver com nada sendo excluído/removido. Além disso, se o ajuste dos cálculos de pontos ajusta os totais automaticamente sem executar o rake, então os usuários aumentariam/diminuiriam quando fosse alterado, não meses depois (não alterei nenhum deles por muitos meses). Se apenas mudasse os pontos adquiridos após aquele ponto, então novamente nenhum ponto deveria cair. Se a única coisa que o rake faz é reajustar os pontos, então deve ser um bug de alguma forma, porque não recuperaria pontos perdidos para tópicos excluídos, certo (o que, teoricamente, eu não tenho nenhum)?

4 curtidas

@Falco isso ainda é um problema e eu me pergunto se há algo que eu possa fazer para ajudar a encontrar o bug?

1 curtida

Como eu disse acima, isolar o problema em um item pontuável específico seria útil. A partir daí, será muito mais fácil identificar de onde ele está vindo.

1 curtida

Não vejo nenhum padrão nas quedas, mas tem que ser algo que afete uma quantidade substancial da categoria X, ou que seja de alguma forma um dreno geral. Porque, como mencionei quando refiz o placar, ganhei 10 mil pontos e estou em primeiro lugar com o triplo do total de pontos do segundo colocado, que subiu 2 mil. E o único usuário que eu estava observando caiu cerca de 200 pontos duas vezes em 3-4 dias.

Então, uma queda de 10 mil pontos NÃO pode ser pela remoção de pontos de convite (faço talvez 5 por mês e os usuários são anonimizados, não excluídos), não pode ser por sinalizações (nunca sinalizei), não pode ser por soluções. Não pode ser por dias visitados; meu site tem pouco mais de dois anos e são 2 pontos por dia, o que está muito, muito longe de 10 mil. Isso deixa Curtidas Dadas/Recebidas, Posts/Tópicos e posts lidos/tempo lido. Estou em alta em todas essas categorias. O tempo lido não deveria diminuir porque não consigo imaginar nada que remova o tempo que sua conta esteve ativa no site.

Edição: Na verdade, acabei de fazer as contas com base em todas as minhas estatísticas em todas as categorias e não chega nem perto da quantidade total de pontos que tenho (nem mesmo de quantos eu tinha antes do aumento do placar). A menos que eu tenha cometido um erro grosseiro aqui. O que essa discrepância significa, não tenho ideia, mas pode explicar o dreno de alguma forma, porque está muito acima do que deveria ser, então o site pode estar recalculando e diminuindo peça por peça para a quantidade correta… então ninguém está “perdendo”, apenas sendo corrigido…

Curtidas Recebidas: 23,6 mil x 2 = 47,2 mil
Curtidas Dadas = 11 mil x 1 = 11 mil (57,2 mil total)
Pontuação de Solução: 50 x 5 = 250 (57,45 mil total)
Usuário Convidado: 223 resgatados x 10 = 2.230 (59,68 mil total)
Tempo Lido: 29 dias x 24 horas = 696 horas x 2 por hora = 1.392 (61.072 total)
Post Lido: 56.700 / 100 = 567 x 2 = 1.134 (62.206 total)
Tópico Criado: 12,1 mil x 5 = 60.500 (122.706 total)
Post Criado: 15,5 mil x 2 = 30.800 (153.506 total)
Sinalização criada: Não tenho certeza de onde ver isso, mas honestamente acho que é 0-2 (então 0-20 pontos, insignificante)
Dia Visitado: 878 x 2 = 1.756 (155.262 total)

Total Real Declarado em Pontos Globais: 186.110

Talvez alguns usuários em outros sites que notaram esse problema possam fazer os mesmos cálculos com uma conta que viu uma diferença substancial (ou pelo menos notável a ponto de uma diferença de 1-500 pontos não se destacar) entre o que é relatado versus o que eles deveriam realmente ter, e se todos estiverem relatando mais pontos do que a matemática equivale, isso deve estreitar o problema, porque não se trata mais de “perder” pontos, mas de corrigir com a matemática. É apenas COMO está fora de sincronia.

3 curtidas

Olá a todos.

Estou usando o Plugin de Gamificação do Discourse no meu fórum, mas notei que meus usuários estão perdendo pontos no ranking sem nenhum motivo. Exemplo: Tivemos um usuário na semana passada com 448 pontos, mas esta semana os pontos dele caíram para um total de 392 pontos.

Qual poderia ser o motivo para isso?

Olá @charles_mabwa1 :slightly_smiling_face:

Movi sua postagem para este tópico para agrupar os relatórios semelhantes. :+1:

2 curtidas

Posso confirmar que isso ainda está acontecendo, o mesmo usuário notou que ele perdeu 400 pontos (pelo menos) entre agora e 15 de novembro, quando ele notou 200 pontos pela primeira vez. Todos os outros também perderam.

Edição: ok, na verdade foi muito mais do que isso, a classificação estava relatando apenas 12.134 cinco minutos atrás antes de eu executar a tarefa de rake (pela quarta vez agora) e ele saltou para 13.996. Então ele provavelmente caiu 400 nos últimos dois dias, mas perdeu muito mais do que isso ao longo dos meses.

Eu também caí cerca de 13 mil, se você olhar meu post anterior com os cálculos Users losing disproportionate amount of cheers - #14 by Kartoon eu estava com 186.110 (em 5 de dezembro), agora estou com 199.663…

Então, todos acima de algumas centenas de pontos (ou talvez sejam todos que estão ganhando pontos ativamente, eu não sei) ainda estão perdendo pontos proporcionalmente à quantidade que têm (por exemplo, quanto mais eles têm, mais eles perdem, mas possivelmente permanecem na mesma ordem na tabela, já que todos caem proporcionalmente).

Isso provavelmente ainda é maior do que o número real de pontos que eu DEVERIA ter, se eu refizesse os cálculos que provaram que eu tinha 30 mil a mais da última vez, de alguma forma…

Olá,

Talvez eu esteja enganado, mas pensei que isso funcionasse como quando você executa a tarefa do rake, ela adiciona uma pontuação esperada pela atividade do usuário e, após X dias, ela é realizada para a pontuação real. :thinking: É por isso que alguns usuários perdem pontos e outros ganham. Então, acho que depende da atividade do usuário como as coisas acontecem. Mas, novamente, esta é apenas uma ideia, provavelmente estou errado com isso. :slightly_smiling_face:

1 curtida

Boas notícias a todos @here :tada:

Acho que encontrei a causa raiz da perda de pontuação e ela foi corrigida na versão mais recente do plugin!

Note que você precisará executar um preenchimento retroativo de pontuação uma vez para restaurar a pontuação perdida!

10 curtidas

Antes | Depois

7 curtidas