Bem, para ser honesto, o front-end no Discourse é incrivelmente inchado. Eu já usei uma plataforma de fórum baseada em Go que não tinha compilação de front-end. Principalmente porque todo o CSS e JS necessários eram pequenos o suficiente para serem servidos facilmente com o HTML da página. Funcionou bem, mas não era FOSS e não está mais disponível. O fato de você precisar “compilar” um front-end para o Discourse parece um anti-padrão para mim.
Hmmm, há pessoas muito inteligentes no projeto, então eu teria cuidado ao fazer generalizações e comentários depreciativos. Sempre há razões sutis para as coisas em que uma equipe de pessoas inteligentes pensou profundamente.
O Discourse é um aplicativo web sofisticado com uma interface muito amigável, semelhante a um aplicativo nativo. Impossível de implementar em um navegador sem um uso pesado de JavaScript, a menos que você queira que sua página seja atualizada regularmente o dia todo? (Colocando um fardo enorme em seu servidor web no processo!)
A “compilação” inclui minificação para reduzir downloads, auxiliando em conexões lentas de internet e na pegada de memória do navegador. Difícil de ser controverso?
Também há alguma transpilação para converter algum Ember em JavaScript nativo, acredito. Idem.
Como não temos planos de reescrever o aplicativo em Rust ou Go, acho que essa conversa é um pouco desnecessária.
Vou encerrar este tópico agora. ![]()