Um caso de uso para hashtags

Olá.

Acho que o recurso de tags no Discourse é incrível. No entanto, há situações em que ele não é a melhor solução, e precisamos de algo que empodere o “usuário comum” sem lhe dar a capacidade de desestabilizar a estrutura geral do fórum. É aí que as hashtags seriam úteis.

Quero permitir que o usuário regular agrupe e crie grupos de posts por conta própria, sem necessidade de permissão, mas sem dar a ele a chance de prejudicar a estrutura dos tópicos, que é definida pela estrutura de categorias e tags (a capacidade de selecionar categorias e tags já é poder suficiente concedido a eles).

Por exemplo, eu administro um fórum sobre notícias, comentários, reportagens e coisas do tipo. Nesse caso, as tags são muito úteis para agrupar artigos por temas. Por exemplo, notícias sobre a atual guerra comercial entre China e EUA eu as marco como “trade-war” ou “us-vs-china”. No entanto, se eu der aos usuários a liberdade de criar suas próprias tags, alguém poderia aparecer, publicar um artigo sobre a guerra comercial e marcá-lo como “fake-news”. Isso é muito arbitrário e abre espaço para muitas discussões (e acho que fóruns onde moderadores e usuários estão constantemente em conflito sobre categorias ou tags passam uma sensação ruim). Isso nos leva a concluir que marcar posts em um fórum como o meu é basicamente uma decisão editorial, ou seja, algo que eu não gostaria de deixar nas mãos dos usuários.

No entanto, ainda quero que os usuários tenham algum poder, neste caso, a capacidade de agrupar posts por conta própria, sem necessidade de permissão dos moderadores-administradores. É aí que as hashtags são úteis. Por exemplo, digamos que o usuário mencionado acima queira publicar seu artigo, mas agora não pode escolher “fake-news” como tag, pois ele não pode criar tags e a desejada não existe. Ele ainda pode usar a hashtag #fake-news no corpo do post, agrupando-o assim com outros posts que contenham essa hashtag. Ou digamos que esse usuário excessivamente cético possa entrar em um tópico publicado por outro usuário e postar a hashtag #fake-news ou qualquer outra hashtag arbitrária que lhe agrade.

Como você pode ver, espero, é que as hashtags representem a quantidade certa de democracia dentro do fórum. Elas empoderam o usuário de forma razoável, dentro de limites aceitáveis. E, segundo a psicologia, um usuário empoderado é um usuário motivado. E um usuário motivado é um usuário leal, etc., etc.

Por favor, considere este pedido.

4 curtidas

As hashtags já são um seletor para mencionar categorias em postagens, por exemplo: #suporte #suporte:wordpress
E as tags geralmente não são suportadas para uso pelo usuário, a menos que explicitamente permitidas.

5 curtidas

Esse tipo de post me faz sentir como se eu fosse muito ruim em comunicar ideias. Depois, releio meu post e percebo que esse não é o problema.

2 curtidas

Isso é controlado nas configurações.

https://{your-site}/admin/site_settings/category/tags?filter=min%20trust

Permitimos que usuários básicos criem tags em nosso site Discourse.

2 curtidas

Acho que o que você está descrevendo já funciona. Qualquer pessoa pode marcar suas publicações com #dingbat e, mesmo que a tag não exista no sistema de tags “oficial” dos fóruns, ela aparecerá nas pesquisas por palavra-chave :mag: para #dingbat. Se ela existir, será um link para uma lista de tópicos com essa tag oficial.

Isso não funcionará para todas as comunidades e, de fato, eu acharia bastante irritante na minha própria comunidade. :slight_smile: Estou muito feliz que o Discourse incentive discussões “limpas”, sem exibir assinaturas e outras bagunças aleatórias dentro das publicações. Rotineiramente, passo pelas publicações para organizar e remover textos supérfluos que desviam a atenção da conversa.

Para fazer isso funcionar na sua comunidade, você só precisará incentivar o uso de hashtags nas diretrizes ou na cultura da comunidade, e sua equipe de moderadores deve permitir explicitamente que as pessoas criem suas próprias tags dentro das publicações. Provavelmente, você verá algumas normas interessantes surgirem com o tempo, junto com certa bagunça e hashtags inadequadas. :wink:

Talvez eu esteja me envelhecendo ao mencionar isso, mas, se não me engano, foi assim que as hashtags começaram no Twitter: não era um “recurso” do Twitter, mas sim uma maneira de os usuários se organizarem e se encontrarem usando palavras-chave.

3 curtidas

Entendo a solicitação, e ela já apareceu anteriormente em muitas versões; esta é a mais recente:

https://meta.discourse.org/t/trigger-search-onclick-hashtags/75666

Lembro-me de um tópico de 2013, mas não consigo encontrá-lo.

A ideia é que um usuário escreva #banana em um tópico e, assim como no Twitter, isso se transforme magicamente em um link, e qualquer pessoa possa clicar em #banana para encontrar todas as postagens com #banana.

O problema que você enfrentará aqui é que o # já está em uso, então você precisará de outra tecla ou lógica de fallback… talvez ## ou algo assim. Outro problema é que essa funcionalidade estilo Twitter exigiria muita gestão interna de hashtags em alta, descoberta e assim por diante.

Não vejo essa funcionalidade sendo implementada no Discourse, mas alguém da comunidade poderia experimentar criar um plugin, se desejar. Dito isso, consigo imaginar apenas fóruns muito, muito específicos onde essa funcionalidade seria sequer utilizada.

9 curtidas

Apaguei praticamente todos os tópicos antigos e inúteis do meta até 2015. Talvez eu faça o mesmo com os de 2015 e 2016 em algum momento.

O problema é o símbolo que você está recomendando. Acabei de notar que o # já é usado para uma funcionalidade existente, o que será um grande problema para pessoas como eu que nos acostumamos a usá-lo ao mencionar uma categoria.

O @ também é usado para mencionar usuários.

Então, os símbolos restantes (que podem fazer sentido de qualquer forma) são o * e não sei se algum deles faria sentido ao transformá-lo em uma tag.

Ou talvez seguir o caminho do Google+ e tornar tudo mencionável adicionando um + na frente.

Só para esclarecer bem: isso não será um recurso do Discourse, nem um plugin ou componente de tema com suporte da comunidade, mesmo que alguém por aí queira brincar com isso.

3 curtidas

Para ser sincero, eu também sou pessoalmente contra isso! O ponto que eu estava tentando fazer é que o recurso existente não deve ser abandonado em favor de algo quase sem relação.

Acho que o símbolo escolhido para esse recurso está entre as minhas preocupações menos relevantes.

Esse recurso criaria uma estrutura de fórum “paralela” impulsionada pelos usuários, se preferir, trazendo mais “diversão” para os usuários, caso seu fórum não seja estritamente focado em trabalho em equipe. Meu fórum não é, e aposto que uma parte significativa das instâncias de discussão também não são fóruns voltados para o trabalho.

O recurso pode ser desativado, o que atenderia às preocupações de quem está “contra” ele.

2 curtidas