Olá.
Acho que o recurso de tags no Discourse é incrível. No entanto, há situações em que ele não é a melhor solução, e precisamos de algo que empodere o “usuário comum” sem lhe dar a capacidade de desestabilizar a estrutura geral do fórum. É aí que as hashtags seriam úteis.
Quero permitir que o usuário regular agrupe e crie grupos de posts por conta própria, sem necessidade de permissão, mas sem dar a ele a chance de prejudicar a estrutura dos tópicos, que é definida pela estrutura de categorias e tags (a capacidade de selecionar categorias e tags já é poder suficiente concedido a eles).
Por exemplo, eu administro um fórum sobre notícias, comentários, reportagens e coisas do tipo. Nesse caso, as tags são muito úteis para agrupar artigos por temas. Por exemplo, notícias sobre a atual guerra comercial entre China e EUA eu as marco como “trade-war” ou “us-vs-china”. No entanto, se eu der aos usuários a liberdade de criar suas próprias tags, alguém poderia aparecer, publicar um artigo sobre a guerra comercial e marcá-lo como “fake-news”. Isso é muito arbitrário e abre espaço para muitas discussões (e acho que fóruns onde moderadores e usuários estão constantemente em conflito sobre categorias ou tags passam uma sensação ruim). Isso nos leva a concluir que marcar posts em um fórum como o meu é basicamente uma decisão editorial, ou seja, algo que eu não gostaria de deixar nas mãos dos usuários.
No entanto, ainda quero que os usuários tenham algum poder, neste caso, a capacidade de agrupar posts por conta própria, sem necessidade de permissão dos moderadores-administradores. É aí que as hashtags são úteis. Por exemplo, digamos que o usuário mencionado acima queira publicar seu artigo, mas agora não pode escolher “fake-news” como tag, pois ele não pode criar tags e a desejada não existe. Ele ainda pode usar a hashtag #fake-news no corpo do post, agrupando-o assim com outros posts que contenham essa hashtag. Ou digamos que esse usuário excessivamente cético possa entrar em um tópico publicado por outro usuário e postar a hashtag #fake-news ou qualquer outra hashtag arbitrária que lhe agrade.
Como você pode ver, espero, é que as hashtags representem a quantidade certa de democracia dentro do fórum. Elas empoderam o usuário de forma razoável, dentro de limites aceitáveis. E, segundo a psicologia, um usuário empoderado é um usuário motivado. E um usuário motivado é um usuário leal, etc., etc.
Por favor, considere este pedido.