Tradução em IA ignora o locale português (pt) - post traduzido para todos os idiomas, exceto português

Desculpe, confiei nas informações fornecidas na primeira postagem

4 curtidas

Na verdade, não é verdade que não haja nova tentativa.

O preenchimento retroativo sempre processa primeiro as postagens e os tópicos mais recentes, então eles serão tecnicamente reprocessados dentro de uma hora ou em poucos minutos. Portanto, não tenho muita certeza de qual “correção” você está procurando aqui.

Estar na versão v2026.4.0-latest é bom. Pode haver atualizações do agente de IA que simplesmente não foram portadas para trás devido à velocidade com que as APIs de IA estão evoluindo.

5 curtidas

Entendi isso. Estou apenas dizendo que não fazemos novas tentativas agressivas de tradução para proteger os sites de contas de tokens fora de controle.

Mas, como @nat observa, fazemos tentativas em segundo plano. Com um LLM funcionando bem, seu conteúdo deve ser traduzido ao longo do tempo.

2 curtidas

Após uma investigação extensa, identifiquei que o que parecia ser um único problema de tradução são, na verdade, três problemas distintos ocorrendo simultaneamente, o que gerou confusão significativa.

Um agradecimento especial ao Richard, da Communiteq, pela comunicação, competência e, principalmente, por sugerir a abordagem do Data Explorer — foi por meio de consultas SQL que consegui finalmente identificar os três problemas. Grande respeito.

Problema 1: Detecção incorreta de localidade pelo LLM

O LLM utilizado para detecção de localidade está classificando incorretamente postagens escritas em inglês, mas que contêm nomes de lugares em português.

Exemplo: A postagem intitulada “Exposição WA de Hanamaro Chaki abre na Fortaleza de São João do Pico” está inteiramente em inglês. No entanto, o detector de localidade a classificou como pt-BR — provavelmente devido aos nomes de lugares em português no texto (“Fortaleza de São João do Pico”, “Casa da Cultura de Santa Cruz”).

A consequência: como o sistema acreditava que a postagem já estava em português, ele nunca a traduziu para o português. Em vez disso, traduziu-a para o inglês — tratando o inglês como o idioma “faltante”.

Isso é particularmente problemático em comunidades multilíngues, onde postagens em um idioma frequentemente referenciam nomes de lugares ou substantivos próprios em outro idioma.

Solução proposta: Utilizar um modelo mais capaz para detecção de localidade (por exemplo, Mistral Large), que compreenda melhor o contexto e distinga entre o idioma do corpo do texto e os substantivos próprios embutidos nele.

Problema 2: Erros 503 retornados pela API do Mistral causando falhas em jobs de lote

O Mistral retorna intermitentemente erros 503 unreachable_backend. Embora o processo de preenchimento (backfill) eventualmente tente novamente algumas dessas falhas, o job Jobs::LocalizeTopics falha no meio da execução ao encontrar um erro 503 — deixando os tópicos restantes no lote sem tradução até a próxima execução agendada.

Isso cria um padrão imprevisível de traduções ausentes para locais aleatórios em tópicos aleatórios.

Evidência dos logs:

DiscourseAi::Translation: Translated 13 topics to de
[crash in localize_topics.rb:57]

O job traduziu 13 tópicos e, em seguida, falhou. Os tópicos restantes não receberam tradução para o alemão até o próximo ciclo de preenchimento.

Problema 3: Categorias-alvo de tradução por IA — preenchimento automático inconsistente de subcategorias

No meu caso, nunca adicionei manualmente nenhuma categoria à configuração AI translation target categories — elas pareciam ter sido adicionadas automaticamente. No entanto, duas subcategorias (Viewpoints e Beaches) não foram adicionadas automaticamente, mesmo existindo e contendo conteúdo.

Minha hipótese: o sistema adiciona automaticamente uma subcategoria à lista de destinos apenas quando uma nova postagem é criada nela após a tradução ser ativada. Como Viewpoints e Beaches foram preenchidas antes da tradução ser ativada, elas nunca foram adicionadas automaticamente — e, portanto, nunca foram traduzidas.

Esse comportamento é confuso. Se a lógica de preenchimento automático existe, ela deve ser consistente e retroativa, ou a interface do usuário deve deixar muito mais claro que as subcategorias precisam ser adicionadas manualmente.

Resumo

Os três problemas ocorreram simultaneamente, o que tornou o diagnóstico extremamente difícil. Uma postagem podia estar sem tradução devido a uma detecção incorreta de localidade, a uma falha por erro 503, ou simplesmente porque sua categoria estava ausente da lista de destinos — e não havia como distinguir entre esses casos sem uma análise profunda dos logs e consultas SQL.

A consulta do Data Explorer sugerida pelo Richard foi a chave que desbloqueou a investigação. Espero que essa análise detalhada seja útil para a equipe. Estou à disposição para fornecer logs ou exemplos adicionais, se necessário.

Obrigado à equipe pela atividade neste tópico!

1 curtida

Tenho o seguinte problema: se o detector de localidade identificar o idioma incorretamente e eu discordar dele, não consigo alterar o localidade para o que considero correto.
Como posso resolver esse problema?

Obrigado pela atualização detalhada, @Denis_Kovalenko, agradecemos!

Isso é de fato algo que podemos melhorar do nosso lado. Fizemos uma mudança recente com o suporte a categorias, mas, como você descobriu, não está funcionando corretamente. Vamos investigar.

Você deve ser capaz de fazer isso por meio deste botão no compositor:

Certifique-se de atualizá-lo na postagem original (não em nenhuma das traduções).

2 curtidas