Passos para reproduzir
- Acesse
/my/messages
- Clique em “Nova mensagem”
- Digite um endereço de e-mail que não esteja vinculado a nenhum usuário existente
- Digite e envie a mensagem.
Isso envia um e-mail e cria um usuário em estágio.
- No painel de administração, ative o usuário.
a. No meu caso, meu site exige aprovação de novas contas, então também precisei aprovar o usuário. Não tenho certeza de quão universal isso é.
- O usuário recebe o e-mail:
Você foi aprovado em …
Um membro da equipe aprovou sua conta em …
Agora você pode acessar sua nova conta fazendo login em:
- O usuário acessa o URL conforme instruído no e-mail.
Resultado esperado
O usuário consegue fazer login
Resultado observado
-
Na caixa de diálogo de login, ao inserir seu endereço de e-mail e usar “Pular a senha; envie-me um link de login”, aparece a mensagem “Nenhuma conta corresponde a …”.
-
Clicar em “Esqueci minha senha” e depois em “Redefinir senha” resulta em “Nenhuma conta corresponde a …”.
-
O usuário pode criar uma nova conta com esse endereço de e-mail, mas (pelo menos nos meus testes) isso o redefine para o status de não ativado e envia um e-mail de “Confirme sua nova conta”. O que não é o que se esperaria depois que já foi informado “Você foi aprovado”…
Problema bônus extra: a mensagem que enviei pelo Discourse na primeira vez em que encontrei esse problema continha um link de convite. Os usuários não conseguiram usar esse link de convite:
Reproduzi o problema sem o link de convite, então não o mencionei na reprodução, mas estou mencionando aqui porque parece ser outra pista que pode ajudar a descobrir em que estado estranho consegui colocar as contas.
É interessante que você consiga ativar um usuário em fase de preparação através da página de administração de usuários. Usuários em fase de preparação não devem fazer login, então não faz sentido poder ativá-los. Usuários em fase de preparação podem se transformar
em usuários ao criarem suas próprias contas e, assim, ganharem acesso a todas as mensagens nas quais participaram anteriormente apenas por e-mail.
Então… uma resposta para você é simplesmente não fazer isso.
Quando quiser convidar alguém para seu site, faça o convite da maneira usual — não criando um usuário em fase de preparação por e-mail.
Mas talvez possamos evitar esse comportamento caso outros o encontrem. Vou fazer um teste rápido no meu site para ver se consigo replicar.
1 curtida
OK, consegui replicar isso no meu site. De fato, é possível ativar um usuário em estágio, o que não está correto. Boa detecção!
2 curtidas
Isso faz sentido!
Consegui confirmar que, para um usuário em estágio (que ainda não foi ativado), isso funciona muito bem. Se eu tivesse seguido meu mensagem original enviando convites diretamente (ou seja, “Restrito a este endereço de e-mail” e, em seguida, clicando no botão “Enviar e-mail de convite”) para esses endereços de e-mail, eles poderiam simplesmente clicar no link de convite e criar sua conta.
Não consigo fazer isso com um usuário em estágio ativado: nesse caso, tentar convidá-los falha porque esse endereço de e-mail já está associado a uma conta de usuário.
Mas, como um usuário em estágio nunca deve ser ativado, isso não deve ser um problema 
Isso, claro, foi um convite “restrito a N usos”. Não tenho certeza se isso faz diferença em relação à capacidade de usar o convite, mas, dado o que já descobrimos, suspeito que esse link de convite teria funcionado bem se eu não tivesse ativado as contas anteriormente.
1 curtida