Demasiados dados podem causar lentidão e exigir um reset?

Tenho observado um fórum Discourse com um tráfego enorme, o que está causando lentidão. Existe uma tradição, ou assim dizem, de reiniciar o fórum e começar de novo. O raciocínio é que, à medida que o fórum cresce em dados e tráfego, ele exige mais recursos como RAM, CPU e disco, aumentando significativamente os custos.

Isso tem algum fundamento? Alguém com experiência em alto tráfego pode explicar se o tráfego alto realmente exige servidores progressivamente mais potentes, mesmo com cache e outras otimizações?

Contexto sobre o servidor deles:

O problema atual não é infraestrutura (CPU/RAM/armazenamento), mas sim receita.
A última atualização foi cara e não podemos pagar por ela.
O reinício é necessário para obter um “droplet” mais barato (com menos armazenamento, já que todo o conteúdo será excluído).

Jogar fora a história da sua comunidade não faz muito sentido, a menos que o que as pessoas disseram no ano passado não importe de forma alguma. O Slack apaga coisas com alguns meses de idade por padrão, eu acho.

Qual o tamanho do seu banco de dados? Seu problema de custo é sobre espaço em disco? Existem maneiras mais baratas de obter mais dele (por exemplo, enviando imagens para o S3). Se o banco de dados for muito grande, então, de fato, você pode precisar de mais RAM para suportá-lo.

Você está tendo problemas de desempenho? O fórum está lento?

Esse é o meu ponto, esta instância não usa proxy ou cache, talvez estejam usando um droplet/cloud com preço de 9€ diários, então eu me pergunto se o fato de estarem usando cloud e não um VPS KVM ou Bare Metal é o motivo para tantas interrupções ultimamente.

Não! Estou observando interrupções de uma instância da qual sou um membro antigo e sim, o conteúdo é importante, mas eu não entendo como uma instância que não permite upload sofre tantas interrupções por causa de muitos dados.

Eles estão hospedando talvez aqui:

https://upcloud.com/pricing/

Existe algum caso em que uma instância Discourse com muitos dados, mesmo com o upload desativado, precisou resetar todos os dados ou migrar para outra configuração?

Se você não tem dados sobre a RAM do servidor, CPU e o tamanho do banco de dados, é bobagem especular qual pode ser o problema. Pode ser um problema de configuração.

Se você quer dizer que eles estão usando um servidor de 2gb por 9 euros por mês com 2gb de RAM e o fórum existe há muito tempo, não é difícil imaginar que eles precisem dobrar o tamanho do servidor.

1 curtida

Você está certo, esqueça :sweat_smile:

1 curtida