Tenho observado um fórum Discourse com um tráfego enorme, o que está causando lentidão. Existe uma tradição, ou assim dizem, de reiniciar o fórum e começar de novo. O raciocínio é que, à medida que o fórum cresce em dados e tráfego, ele exige mais recursos como RAM, CPU e disco, aumentando significativamente os custos.
Isso tem algum fundamento? Alguém com experiência em alto tráfego pode explicar se o tráfego alto realmente exige servidores progressivamente mais potentes, mesmo com cache e outras otimizações?
Contexto sobre o servidor deles:
O problema atual não é infraestrutura (CPU/RAM/armazenamento), mas sim receita.
A última atualização foi cara e não podemos pagar por ela.
O reinício é necessário para obter um “droplet” mais barato (com menos armazenamento, já que todo o conteúdo será excluído).
Jogar fora a história da sua comunidade não faz muito sentido, a menos que o que as pessoas disseram no ano passado não importe de forma alguma. O Slack apaga coisas com alguns meses de idade por padrão, eu acho.
Qual o tamanho do seu banco de dados? Seu problema de custo é sobre espaço em disco? Existem maneiras mais baratas de obter mais dele (por exemplo, enviando imagens para o S3). Se o banco de dados for muito grande, então, de fato, você pode precisar de mais RAM para suportá-lo.
Você está tendo problemas de desempenho? O fórum está lento?
Esse é o meu ponto, esta instância não usa proxy ou cache, talvez estejam usando um droplet/cloud com preço de 9€ diários, então eu me pergunto se o fato de estarem usando cloud e não um VPS KVM ou Bare Metal é o motivo para tantas interrupções ultimamente.
Não! Estou observando interrupções de uma instância da qual sou um membro antigo e sim, o conteúdo é importante, mas eu não entendo como uma instância que não permite upload sofre tantas interrupções por causa de muitos dados.
Existe algum caso em que uma instância Discourse com muitos dados, mesmo com o upload desativado, precisou resetar todos os dados ou migrar para outra configuração?
Se você não tem dados sobre a RAM do servidor, CPU e o tamanho do banco de dados, é bobagem especular qual pode ser o problema. Pode ser um problema de configuração.
Se você quer dizer que eles estão usando um servidor de 2gb por 9 euros por mês com 2gb de RAM e o fórum existe há muito tempo, não é difícil imaginar que eles precisem dobrar o tamanho do servidor.