Estou pensando em me aprofundar um pouco mais no desenvolvimento do Discourse (tanto plugins quanto temas), mas faz um tempo que não trabalho com Ruby e, de forma mais geral, também faz tempo que não faço desenvolvimento web (ainda trabalho em engenharia de software, mas hoje em dia é principalmente relacionado a ABAP/SAP). Então, eu estava me perguntando quanto conhecimento de Ruby e/ou Rails é necessário/recomendado? Minha pesquisa superficial indicou que Programming Ruby 3.3 (Pragmatic Programmers) seria um bom começo para Ruby, e eles também têm um livro sobre Rails (Agile Web Develpment with Rails 7, com uma nova versão para Rails 7.2 chegando no ano que vem). Mas talvez pessoas com um pouco de experiência aqui possam comentar sobre o que usaram para se atualizar no desenvolvimento do Discourse (e se alguém leu os livros acima, ficarei feliz em receber quaisquer comentários sobre a qualidade deles).
Fiz bastante trabalho em scripts de importação antes de ler Programming Ruby. Ajudou bastante. Acho que também é o mesmo livro do Rails que li. Não acho que vá prejudicar.
Dito isso, dependendo do que você está tentando fazer, você pode ir longe apenas encontrando alguns exemplos para seguir. Você pode usar grep em GitHub - discourse/all-the-plugins e encontrar muitos exemplos.
E entender o Rails definitivamente ajuda, mas saber que você pode chamar add_to_serializer para adicionar coisas ao serializador é algo que você não encontrará em um livro (ou pelo menos em nenhum livro que eu conheça).
Obrigado! A importação é de fato uma das primeiras coisas que vou analisar (embora, felizmente, um membro da nossa comunidade tenha se oferecido para ajudar aqui, então não será mais tudo comigo). Mas, a médio prazo, também gostaria de analisar mais de perto a criação de componentes temáticos menores ou plugins para coisas como ter uma opção para exibir pré-visualizações de mídia externa ou usar automaticamente a visualização em grade quando as pessoas enviam várias imagens (espero que parte disso acabe no núcleo eventualmente, mas tenho a impressão de que há muito no roteiro, então pode demorar um pouco). E como vamos auto-hospedar, tive a impressão de que não faz mal ter um pouco mais de conhecimento ao solucionar problemas (pelo menos no mesmo nível que tenho para o fórum atual baseado em PHP).