Como competir com um fórum existente que acabou de atualizar seu software?

Isso é meio que um desabafo. Mas talvez seja o melhor lugar para postar se alguém já passou por algo semelhante ou puder dar dicas sobre construção de comunidade.

Abri meu fórum Discourse há menos de 2 meses. O crescimento tem sido lento (acabei de atingir a marca de 50 membros) e muito poucas pessoas estão postando. Meu único sucesso em crescimento tem sido publicar em vários grupos do Facebook sobre a nova comunidade; geralmente conseguia 1 ou 2 pessoas se inscrevendo, embora recebesse de 5 a 10 curtidas a cada vez (uff!). Publicar no Reddit ou no Twitter não tem sido tão bem-sucedido.

Ainda assim, fiquei feliz em chegar a 50 membros e estava pesquisando uma postagem mensal sobre construção de comunidade esta manhã, algo comum nesse nicho. Foi quando descobri que o fórum estabelecido acabou de atualizar seu site para Xenforo, saindo de uma versão antiga do vBulletin. Uma das minhas principais razões para criar este fórum foi que não existia um para esse nicho em uma plataforma moderna. Eu já estava tendo uma manhã ruim, e isso me deixou atordoado.

Ainda tenho esperança de poder oferecer algo um pouco diferente. Meu fórum atrai um público um pouco diferente e mais amplo. Gostaria de pensar que está melhor organizado, com muito menos subcategorias. Ao ler as reações deles, vejo que as pessoas estão chateadas com todos os anúncios extras (os meus seriam mínimos) e com a nova assinatura premium. Dá para perceber que muitas pessoas gostavam como estava. Provavelmente teria ficado feliz se tivessem feito isso há 3 anos, quando lhes pedi para atualizar.

Curioso notar que a comunidade não é mais propriedade de alguém do próprio nicho. Ele a vendeu há alguns anos (para se aposentar, espero) para um conglomerado maior de comunidades. Ainda acho que não está sendo bem gerida. Por exemplo, um tópico popular de “Apresentação de Membros”, que deveria ser mensal, está ativo há mais de 2 anos.

Então, essa é a minha história. Sei que seria de mau gosto fazer propaganda da minha comunidade no fórum deles. Se alguém tiver algum conselho para superar isso e continuar crescendo, estou todo ouvidos.

4 curtidas

Você já tentou eventos ao vivo ou individuais onde seus membros atuais podem se conectar uns com os outros? Pelo que você disse, os membros insatisfeitos da comunidade no fórum atual serão seus maiores aliados, então você só precisa melhorar o engajamento dentro da sua comunidade atual com os membros que já tem, e eles farão o trabalho por você, contando a outros membros insatisfeitos no fórum atual como podem ter uma experiência melhor no seu fórum.

Para ideias de eventos ou atividades para sua comunidade, pergunte aos seus membros atuais o que eles gostariam ou peça dicas. Você pode fazer isso de forma privada ou pública.

2 curtidas