Resposta interessante, as necessidades e desejos de um usuário são verdadeiramente os fatores determinantes que se deve usar para definir e melhorar a experiência da comunidade do usuário. Usar isso criaria um conjunto mais complexo de etapas para um gerente de comunidade sem mentalidade de design seguir. Por isso, tentei tornar este artigo mais conciso, pois esperávamos responder a esta pergunta que os proprietários/gerentes de comunidade geralmente nos fazem:
Como posso verificar o quão bem minha comunidade está indo?
Fiel ao que você disse, usar as necessidades e desejos do usuário pode dar uma resposta mais completa a essa pergunta, mas seria responder em excesso à pergunta e pode ser visto como confuso, pois estaria mais focado em re-estrategizar a comunidade como um todo e não em fazer um check-up. Também se tornaria um conjunto mais complexo de etapas a seguir e sairia do escopo da pergunta que estávamos procurando responder, então pensei que isso deveria ser mais simples.
Se você ainda quiser um guia para seguir sobre como melhorar a experiência da sua comunidade usando as necessidades e desejos de seus usuários, desenvolvi um mapa de experiência estendido com prompts embutidos que qualquer um pode seguir, veja aqui:
Também escrevi recentemente um pequeno guia para acompanhar este mapa, veja aqui:
Lá você verá algo mais detalhado em relação a seguir as necessidades e desejos dos usuários ou membros da comunidade. Por favor, me diga se isso ajuda.