Acho que seria muito bom ter esse suporte. Atualmente, existem efetivamente cinco níveis de suporte a idiomas:
Tradução baseada em navegador (e outras ad hoc) para qualquer idioma
Idiomas suportados pelo Discourse (algumas poucas dezenas)
Idiomas com tradução automática suportada pelo Discourse AI (algumas poucas dezenas)
Idiomas habilitados no site (aqui, 10)
Idiomas habilitados para tradução por IA no site (aqui, 10, muitas vezes ainda mais limitados devido ao plano e/ou custo)
Assim como o Discourse deseja garantir uma boa cobertura dos esforços de l10n antes de adicionar um idioma suportado, os sites individuais também quererão garantir que, por exemplo, suas diretrizes e outros conteúdos proeminentes ou importantes sejam adequadamente traduzidos e suportados. Por exemplo, usamos site_texts para alterar o significado de alguns aspectos importantes do nosso site. Precisamos garantir que temos as traduções corretas desses conteúdos antes de habilitar mais idiomas.
Mas há uma longa cauda de idiomas usados! Eu apreciaria muito a possibilidade de alguém da cauda longa de idiomas publicar em seu idioma nativo, mesmo que não tenhamos revisado todos os nossos site_texts, diretrizes e outras traduções. Muitas vezes, essas pessoas leem inglês bem o suficiente para se virar (especialmente com a ajuda de alguma tradução ad hoc)… mas publicar é outra história.
Acho que faria muito sentido ter muitos mais idiomas suportados na autoria de publicações. Por que não me permitir publicar em qualquer um dos idiomas suportados para tradução automática? Claro, não recebo tradução automática de primeira classe de volta para o meu idioma nativo, mas certamente haveria uma grande vantagem em me permitir criar conteúdo dessa forma?
Posso publicar em um idioma não ativado, usando o menu suspenso para selecionar “Não definido” (Not Set)… e depois adicionar manualmente uma tradução em inglês? Ou “Não definido” simplesmente implica o idioma padrão do site?
Obrigado; eu procurei e até encontrei/di li aquele tópico, mas acabei não vendo aquela FAQ. Esse tópico parecia ser o mais próximo do que eu queria, mas, obviamente, eu não percebi.
A parte que me confundiu foi que não consigo selecionar o esperanto manualmente ao redigir a postagem… mas o Agente Detector de Idioma o detectou automaticamente e marcou a postagem acima como eo!
Então… isso se torna um pedido muito minimalista: poderíamos declarar manualmente muitos mais idiomas diretamente durante a criação da postagem? Isso tornaria mais óbvio que o uso desses idiomas é permitido! Na verdade, certamente existem idiomas que o LLM de tradução não suporta; como eu sei quais são eles?
Acho que isso depende do LLM que você escolhe, e não do recurso do Discourse que você está usando.
Um menu suspenso de idioma que oferecesse qualquer idioma com milhares de entradas não facilitaria a seleção do idioma. Mesmo exibir os cerca de 50 idiomas que a interface do Discourse atualmente suporta é muito e ainda excluiria todos os outros idiomas.
Talvez pudesse funcionar para você ocultar o menu suspenso se você acha que ele é desencorajador. Então, os usuários não veriam esses idiomas no editor. Embora eu sinta que eu tendia a responder em um idioma que vejo no fórum, então não tenho certeza se o menu suspenso seria o que me impediria de simplesmente postar em alemão.
Mas concordo que uma entrada manual do código do idioma seria um recurso útil. Talvez não para usuários finais, mas para a equipe
Sou um usuário bastante atípico por aqui, pois estou avaliando e tentando entender como as traduções se comportam sob diversas configurações de administrador… e quais configurações farão mais sentido para a nossa comunidade específica. Mas acho altamente não intuitivo (e bastante presumido!) que um usuário poste tranquilamente em espanhol se deparar com um site que exibe apenas inglês e japonês nos menus suspensos (tanto no nível do site quanto na criação de publicações)!
Como eu disse, acho que sou muito mais influenciado pela linguagem que vejo no fórum do que pela exibida em um menu suspenso. Seu usuário japonês veria todas as publicações em japonês, caso não adicionasse o inglês às línguas que ele entende. Então, pode ser natural para ele responder naquele idioma. Mas, se você vê um fórum com publicações apenas em inglês, você tende a publicar naquele idioma também, desde que não seja um obstáculo muito grande.
Se você visse um fórum alemão com quase todas as publicações em alemão, você publicaria em francês apenas porque havia um menu suspenso para escolher o francês como idioma da interface do fórum?
Você pode habilitar o Content localization language switcher apenas para usuários anônimos e deixar que todos que se cadastrarem selecionem seu idioma preferido em suas configurações, onde todos os idiomas suportados pela interface do Discourse são oferecidos.
Mas você ainda veria os outros usuários publicando em um idioma diferente.
E acho que é isso que me faz escrever em inglês. Quero que você me entenda da melhor forma possível. Então, se todos escrevem em inglês, eu tento fazer o mesmo. As traduções sempre resultam em perda de informações.
Um exemplo do Meta:
É isso que a publicação em inglês diz:
É isso que a tradução em alemão diz:
No entanto, o script não tem funcionado nos últimos meses e agora apenas retorna erros 400.
Se eu quisesse descobrir o que mudou, a nuance entre “parou de funcionar no último mês” e “não tem funcionado nos últimos meses” é bastante importante.
É por isso que eu geralmente tento me ater a um idioma que ambos entendemos. Há menos risco de mal-entendidos e, se houver algum, pelo menos eu sei por quê. Se eu não souber a tradução que você está vendo, isso fica muito mais difícil.
Então, eu uso o idioma que os outros usuários neste fórum usam — não por causa de um menu suspenso em algum lugar, mas porque quero que eles me entendam.
Meu objetivo principal é entender como o site do Discourse que administro — com uma década de existência e apenas em inglês — poderia começar a habilitar a tradução automatizada.
Vamos fazer um teste habilitando a tradução de posts para o inglês, mas continuando a suportar apenas o inglês! Com essa configuração, não há absolutamente nada que indique que isso é possível — na verdade, o menu multilíngue no editor de posts realmente dá a impressão de que apenas o inglês funciona:
Exato, poderíamos ocultar esse menu do compositor se houver apenas um idioma… Acho que realmente não consideramos o cenário de “postar em Y e traduzir para X, mas não traduzir tudo o mais de volta para Y”… Acredito que sempre tivemos em mente pelo menos 2 idiomas suportados.
O agente de detecção de idioma detectará qualquer idioma e o definirá, independentemente do que o site suporta nas configurações. O suporte a idiomas e a qualidade da detecção variarão conforme o LLM.
Postar como “não definido” em um idioma não suportado pelo Discourse e definir manualmente uma tradução em inglês não funcionará sem IA no momento. A tradução manual requer um idioma suportado para que o post original possa ser definido.
Permitir que os administradores definam idiomas adicionais para uso no menu do compositor pode ser uma opção razoável para esse caso.