Eu tinha um fórum Discourse que foi atacado por DDoS de forma severa no mês passado (é basicamente uma comunidade sobre notícias, e o que me levou ao ataque foi a publicação de notícias sobre os protestos no Equador há um mês. Uma verdadeira revelação, inclusive). De qualquer forma, isso é basicamente um “hobby” meu e não tenho dinheiro para pagar por ajuda especializada ou servidores caros. É apenas um VPS padrão relativamente barato, dedicado exclusivamente ao Discourse.
Então, quais são algumas boas dicas que você poderia me dar para fortalecer a segurança do meu Discourse?
Configure o UFW e, se necessário, coloque-o atrás do Cloudflare com uma regra de página para “desativar o desempenho”, para que ele não interfira no código.
Esse é o único caso de uso válido para a Cloudflare. Mas você precisa ter um cuidado extremo para não vazar o endereço IP, pois, se isso acontecer, é o fim do jogo.
Isso significa usar o Cloudflare para ‘tudo’ no fórum, por assim dizer?
Tenho o Cloudflare configurado de forma quase padrão e funciona bem. No entanto, alguns posts aqui recomendam ‘ative isso, desative aquilo’, o que me faz temer exatamente isso: vazamento de IP.
Desativei algo chamado ‘Rocket’ e a ‘minificação’ no Cloudflare, basicamente isso. Estou seguro?