A cor de entrada suave do post selecionado apresenta tremores sob temas escuros

Ao abrir um tópico, a postagem selecionada atualmente aparece suavemente em uma cor específica. Aqui no meta, para o tema escuro, é uma cor azul, que se funde para o preto normal. Recentemente, isso começou a apresentar tremores perto do final da transição, em vez de transicionar suavemente. Percebi isso primeiro no tema escuro de community.wanikani.com, mas está acontecendo aqui no meta também. Vi isso usando tanto o Chrome quanto o Edge em dois computadores diferentes. Outro site Discourse que uso, que tenho certeza de que está bastante atrasado em relação à versão mais recente, não apresenta esse problema. Se houver uma maneira de verificar a versão desse site pelo console do navegador (e se essa informação for útil), me avise e eu adicionarei essas informações aqui.

Veja o vídeo abaixo para uma demonstração.

3 curtidas

No Chrome: Clique com o botão direito em uma parte vazia do site e selecione “Exibir código-fonte da página”. Por volta da linha 9, você verá a versão, bem como o commit em si. Por favor, compartilhe ambos.

1 curtida

community.wanikani.com (apresenta esse problema):

• Discourse 2.4.0.beta6 - https://github.com/discourse/discourse versão 437edfc4157aac4d9a50d911bca550d4425193cf
  • Commit de 28 de outubro

community.bunpro.jp: (não apresenta esse problema):

• Discourse 2.4.0.beta2 - https://github.com/discourse/discourse versão 3503758599ae451b962afa4e05c8e88dcb0f021a
  • Commit de 10 de agosto

Como eu pensava, o site que não apresenta o problema está bastante desatualizado. Por que não, acredito que esse problema surgiu apenas na última semana ou duas no community.wanikani.com. Eu visito o site várias vezes por dia, então teria percebido assim que começasse a acontecer.

1 curtida

Isso também está acontecendo no tema claro?

1 curtida

Consegui reproduzir o problema aqui no Meta também, no site que está em um commit mais antigo.

Tenho quase certeza de que não é um bug nosso. Consegui reproduzi-lo em um fiddle.

Se você clicar em “Run” várias vezes, vai notar que a primeira e a segunda caixas não apresentam o problema.

A primeira caixa representa o tema claro e não tem o problema. A segunda é uma que eu adicionei um fundo preto para comparação. Ela também não tem o problema.

O problema é mais perceptível na terceira caixa, que usa as mesmas cores do tema escuro padrão. Acredito que a combinação de cores esteja confundindo o navegador de alguma forma. Já tentei todas as “gambiarras” de animação das quais tenho conhecimento, mas o resultado foi o mesmo.

A menos que mudemos nossa animação ou usemos cores diferentes, não sei o que mais podemos fazer além de aguardar uma correção por parte do navegador, o que pode não acontecer tão cedo.

3 curtidas

Como mencionei, isso está acontecendo tanto no Chrome quanto no Edge. O Edge ainda é pré-Chromium, então não é como se eles estivessem usando o mesmo mecanismo de renderização ou coisa do tipo. É isso que torna tão estranho que isso tenha começado a acontecer agora. É claro que eu só verifiquei o Edge para tentar confirmar que não era um bug do Chrome. É perfeitamente possível que isso esteja acontecendo no Edge há quanto tempo ninguém sabe, e que tenha sido introduzido recentemente no Chrome também.

Eu também notei isso pela primeira vez no meu novo laptop, que tenho apenas uma semana e meia. É por isso que também verifiquei o problema em um segundo computador, para descartar que fosse específico do meu novo computador. Mas posso iniciar meu laptop antigo mais tarde para ver se o problema ocorre lá. Talvez haja algum tipo de otimização de hardware dependendo do computador.

1 curtida

Bem-vindo ao inferno do suporte multi-navegador com o qual temos que lidar diariamente :stuck_out_tongue:

Para deixar claro, isso é um problema válido, então obrigado por postar. Eu adoraria corrigi-lo, mas o problema aqui é que nossas opções se limitam a contornar os problemas dos navegadores.

Alterar a animação introduziria um novo padrão para todos que usam o Discourse há mais de 5 anos. Mudar as cores no tema escuro também afetaria todos os sites que utilizam o Discourse. Nenhuma dessas são opções que eu queira considerar.

Não estou dizendo que esgotei todas as soluções alternativas que poderiam melhorar isso, mas todas as que conheço não fizeram diferença alguma.

Dito isso, e a menos que eu descubra algum truque no futuro, eu diria que vamos esperar, digamos, 3 meses e reavaliar então.

5 curtidas

Já se passaram mais de três meses, então achei que deveria dar uma olhada. O problema ainda ocorre no Chrome e parece acontecer no Firefox também. Se você ainda não tiver nenhuma ideia para alternativas, tudo bem, mas achei que um lembrete não faria mal.

1 curtida

Isso é específico do tema escuro e do navegador, então é difícil para mim me importar com isso, mesmo que um pouco.

Mas será que é realmente específico do navegador se isso acontece no Chrome, no Edge e no Firefox? E não muitas pessoas usam o tema escuro?

Não vejo mais ninguém reclamando disso, então não?

Sean é um membro de um site que hospedamos.

Isso não é uma questão de “pagar para participar”, é um bug obscuro do navegador. Estamos usando uma animação CSS aqui, não algum truque de animação com jQuery. Não acho que haja uma solução óbvia para esse problema cosmético muito menor.

4 curtidas

Sem problemas, eu só queria dar uma verificada.

1 curtida

Se você está preocupado com isso, sugiro relatar o problema às pessoas que podem realmente corrigir o bug — os desenvolvedores do navegador. Há um caso reproduzível postado upstream, já montado para facilitar seu relatório.

@seanblue, talvez você queira dar uma olhada nesses links sobre relatórios de bugs.

Firefox

Bug Writing Guidelines

Bugzilla Main Page

Google Chrome

Report an issue or send feedback on Chrome - Computer - Google Chrome Help

Microsoft Edge

Alt + F > Configurações > Aparência > Ativar o botão “mostrar feedback” > Clique no botão “mostrar feedback” próximo ao canto superior direito do navegador > Relate o bug

Espero que todas essas informações tenham ajudado! :grin:

1 curtida