Este guia explica como enviar uma mensagem privada ou e-mail para todos os usuários do seu site Discourse, incluindo o uso de um serviço de e-mail externo ou a criação de uma categoria de Anúncios.
Nível de usuário necessário: Administrador
Embora o Discourse não seja projetado como um serviço de envio de e-mails, existem métodos para contatar todos os usuários do seu site quando necessário. Este guia explorará duas abordagens: o uso de um serviço de e-mail externo e a criação de uma categoria de Anúncios dentro do Discourse.
Usando um serviço de e-mail externo
Para enviar e-mails a partir de um serviço externo:
Aguarde a conclusão da exportação. Você receberá uma mensagem privada com um link de download quando o arquivo CSV estiver pronto. O link de download será válido por 48 horas.
Baixe e abra o arquivo CSV em um programa de planilha.
Extraia os endereços de e-mail da coluna email.
Faça upload desses endereços de e-mail para o seu serviço de envio de e-mails escolhido.
Escreva e envie sua mensagem usando o serviço externo.
Criando uma categoria de Anúncios
Como alternativa aos serviços de e-mail externos, você pode criar uma categoria protegida de Anúncios dentro do Discourse:
Crie uma nova categoria chamada “Anúncios” (ou um nome de sua escolha).
Configure as permissões da categoria:
Restrinja a criação de tópicos a um grupo seleto (por exemplo, equipe do site)
Isso evita spam e garante que apenas usuários autorizados possam publicar anúncios
Crie novos tópicos nesta categoria para enviar notificações:
Usuários ativos receberão notificações no site
Usuários inativos receberão e-mails (com base em suas configurações de notificação)
Observe que apenas novos tópicos acionarão notificações ou e-mails. Respostas na categoria não gerarão notificações, a menos que os usuários estejam acompanhando especificamente aquele tópico.
Perguntas Frequentes (FAQs)
P: Posso rastrear quantos e-mails foram lidos ou quem os leu?
R: O Discourse não oferece rastreamento nativo para abertura de e-mails. Para sites Discourse auto-hospedados, pode ser possível rastrear a abertura de e-mails por meio do seu serviço de envio de e-mails, mas essa funcionalidade não é nativa do Discourse.
P: Os usuários receberão notificações para cada postagem na categoria de Anúncios?
R: Não, os usuários receberão notificações apenas para novos tópicos na categoria. Respostas a tópicos existentes não gerarão notificações, a menos que o usuário esteja acompanhando especificamente aquele tópico.
O Discourse não oferece nenhuma forma de rastrear se os e-mails foram abertos ou não. Se o seu site Discourse for auto-hospedado, pode ser tecnicamente possível rastrear a abertura de e-mails através do serviço de envio de e-mails que você usa para entregar os e-mails.
Uma pergunta, já que não consigo lembrar das configurações exatas agora.
Existe uma maneira de desativar as notificações por e-mail por padrão para alertas de categorias observadas?
Ou seja, o administrador deseja apenas alertas nativos, sem acionar alertas em massa por e-mail.
No momento, se você definir uma categoria como observação padrão, por exemplo, para toda a base de usuários, eles receberão ou podem receber notificações por e-mail. Às vezes, você não precisa ou não deseja esse gatilho de e-mail em massa, apenas alertas internos na plataforma.
Na guia de e-mail das preferências do usuário, há uma opção:
Enviar e-mail quando eu for citado, respondido, meu @usuário for mencionado ou quando houver nova atividade nas categorias, tags ou tópicos que estou acompanhando.
Os usuários podem definir isso como “nunca”, “apenas quando ausente” ou “sempre”. Você pode configurar o padrão para essa preferência com a configuração do site default_email_level. Ao alterar isso, você pode optar por também alterá-lo para usuários existentes. Mas não se trata apenas de categorias assistidas; também se trata de @menções e respostas às suas postagens.
Obrigado, e sim, eu tinha essa sensação, era esse o caso e o motivo pelo qual eu não conseguia lembrar da configuração exata.
Talvez seja hora de remover usuários profundamente inativos ou existe uma maneira de, pelo menos, alterar as configurações padrão dos usuários profundamente inativos, talvez colocá-los em um grupo “cemitério” e depois definir seu padrão para não receber e-mails, etc.
Ok, após refletir sobre esse problema e procurar soluções existentes, e antes de seguir o caminho de um tópico dedicado, parece ser o lugar certo para refletir:
Existe um argumento para um recurso de fila de administrador de e-mails em massa?
Acho que sim.
No meu caso de uso, o envio de alertas em massa conforme o guia também aciona (indesejados) e-mails em massa; nesse cenário, se houvesse uma fila de e-mails em massa, esse acionamento precisaria de aprovação administrativa.
Portanto, não poderia acontecer até ser revisado por olhos humanos.
Seja uma aprovação geral ou uma aprovação granular, onde você poderia adicionar/remover grupos específicos.
Isso realmente resolveria o problema e adicionaria um recurso benéfico.
Um recurso como esse, imagino, também protege contra despesas não intencionais — já que, suponho, a maioria usa serviços de e-mail de terceiros pagos, disparar acidentalmente x100K e-mails pode se tornar bastante caro muito rapidamente devido a configurações incorretas, erros ou ignorância ao longo do tempo Y.