Usuários não usarão meu fórum; problemas de efeito de rede

E essa é a razão pela qual a migração para o Discourse é tão problemática. A maioria das conversas no mundo virtual são curtas. Como aqui. E quando não estamos em mensagens curtas, trata-se de perguntas e respostas (Q/A) — e a maioria não consegue responder, como aqui.

Qualidade é um unicórnio ou um galgo irlandês com mais de 1 metro de altura; muitos falam sobre isso, mas é algo muito raro de se ver :wink: Porque agora qualidade não significa como todos se comportam, é um valor abstrato do conteúdo e do comprimento do texto.

Estamos vivendo em uma bolha aqui, na verdade, são três bolhas diferentes. Não digo se é bom ou ruim, apenas é assim. A primeira é dos desenvolvedores e outros de dentro do Discourse. Claro, o Discourse é então a melhor e mais atraente escolha. Segundo, aqui há outros geeks de tecnologia que pensam que o Jekyll é a melhor plataforma de blog porque envolve muita codificação e não é mainstream. A terceira bolha vem de gente como eu — somos algo como usuários finais que se tornaram webmasters. Temos algum conhecimento técnico e tudo o que queremos é facilidade em nossas vidas :wink:

Muitas vezes essas três bolhas se cruzam e as fronteiras são… nebulosas? Mas a base é totalmente diferente. Aqui, e em qualquer outro gênero muito específico onde “normal” significa maiores habilidades em qualquer tipo de tecnologia, vivemos em um mundo totalmente diferente dos usuários comuns. Eles vivem em um mundo onde sincronizar fotos entre o celular e a nuvem é uma tarefa quase impossível.

Estou perdendo o fio da meada, principalmente devido às minhas habilidades muito limitadas em inglês (sim, sou um finlandês bastante típico; consigo ler inglês sem nenhuma limitação, mas escrever é difícil e falar é quase uma Himalaia mental…). Mas há algo como: existe uma razão pela qual Facebook/Instagram/WhatsApp são tão gigantes e fóruns estão mais ou menos mortos. Bem, não mortos, mas muito raros. E quando os fóruns vivem bem, é porque operam em gêneros muito baseados em tecnologia.

E essa é a barreira que deveria ser quebrada. E eu não tenho a resposta de como fazer isso. Talvez o Facebook faça isso por conta própria, como a Nokia fez. Censura e limites começam a funcionar. Não, não me refiro a discurso de ódio etc., mas a nudez, a impossibilidade de discutir como usar carne crua na alimentação de cães (venda de animais) etc. Mas ainda assim… as massas estão no Facebook e trazê-las para os fóruns… O DiscourseHub é uma ferramenta SE houver fóruns locais suficientes de diferentes gêneros por aí. Então o pensamento de grupo estilo Facebook funciona. Caso contrário, é apenas outro aplicativo que tem uma volta a mais (quando há apenas um fórum conectado, ele deveria abri-lo imediatamente).

Outra questão é geográfica e cultural. O Discourse é muito… anglo-americano. Sim, eu entendo o porquê e para mim não é problema algum. Refiro-me aos distintivos e outros “incentivos” que são quase desconhecidos no mundo todo. Para nós, distintivos são algo que os irmãos Huey, Dewey e Louie perseguem de vez em quando. Mas para adultos, distintivos são apenas… bobagem.

Certamente eu posso (e fiz) escolher não usar distintivos. Mas isso significa que não tenho mais nada a oferecer. Os níveis de confiança são frequentemente a próxima resposta. O sistema de TL não ajuda nem um pouco porque os usuários não vêm ao fórum e escrevem em primeiro lugar.

Li todas as dicas aqui sobre como trazer usuários do Facebook/Discord/ou-qualquer-coisa-eles-estejam-usando e simplesmente não funciona. E não estou sozinho.

Tenho o grupo do Facebook mais ativo relacionado a cães no Facebook finlandês. Tenho o site mais popular (WordPress) sobre alimentação de cães na web finlandesa. Tenho algo como 10.000 visitas por dia nesse site — e após 1,5 ano, simplesmente não consigo mover a discussão para o fórum.

Perguntei aos meus usuários o que eu deveria fazer ou o que eles querem. A resposta é sempre a mesma: o fórum é apenas muito difícil, muito bagunçado, muito tudo e… obviamente… há muito pouco tráfego.

Estou batendo forte contra a regra 99-1 por duas razões:

• 1% não tem nenhum motivo para mudar
  • 1% inclui perguntas comuns de usuários aleatórios e eles obtêm respostas mais facilmente no Facebook

Desculpe. Sei que este post não ajuda nem um pouco. Sei que todos estão apenas tentando ajudar. Mas a realidade é que as dicas mais comuns simplesmente não funcionam.

Eu desisti. Não, não estou fechando meu fórum. Estou encarando a realidade de que preciso de três linhas diferentes e elas são separadas, mesmo que o tópico e os objetivos sejam os mesmos. Levou cerca de 10 anos para eu construir o site. O grupo do Facebook levou 2 anos. Construir o fórum e atrair usuários levará pelo menos 2 anos, e mesmo havendo alguma sobreposição de usuários, esses grupos não se encontram.

Para mim, isso significa 3 vezes mais trabalho, porque tenho que fazer o mesmo conteúdo três vezes com pequenas alterações.

Minha opinião é que mover usuários de outra plataforma para uma nova é impossível, a menos que a antiga falhe de alguma forma. Então, a pergunta deve ser: como alcançar usuários totalmente novos?

8 curtidas