Paletas de cores de alto contraste WCAG para baixa visão

Graças ao trabalho de @pmusaraj e ao meu, o Discourse agora inclui a opção de selecionar uma paleta de cores de alto contraste a partir do assistente de configuração.

Essas paletas priorizam o contraste do texto e têm como objetivo atender às Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo da Web para contraste de cores (Nível AA). Por trás das cenas, elas não são paletas de cores normais; elas também incluem automaticamente CSS adicional.

Estão disponíveis versões clara e escura (elas são as duas últimas opções na lista). Sites existentes podem acessar as cores visitando community.yoursite.com/wizard/steps/color ou selecionando-as como paletas base ao criar uma nova em admin > personalizar > cores.

Uma vez criadas, essas paletas serão listadas em admin > personalizar > cores. Se você não estiver usando-as como as cores padrão do seu site, também pode permitir que os usuários selecionem essas paletas.

Quando configuradas como selecionáveis pelo usuário, os indivíduos podem escolher sua paleta de cores na seção de interface de suas preferências (community.yoursite.com/my/preferences/interface).

Se você encontrar qualquer problema com o contraste dessas paletas, por favor, nos avise para que possamos continuar atendendo aos padrões estabelecidos pelo WCAG!

27 curtidas

Seria realmente bom se o esquema de cores padrão do Discourse atendesse aos padrões estabelecidos pelo WCAG. Você poderia comentar por que isso não é o caso?

4 curtidas

Como o Discourse não foi originalmente projetado com cores de alto contraste, provavelmente seria necessário fazer alterações mais significativas além das cores para acomodar essas diferenças. Fazer isso como um primeiro passo permite que essas cores mais acessíveis sejam disponibilizadas hoje.

Um exemplo rápido é como mostramos a diferença entre tópicos lidos e não lidos. Por padrão, fazemos isso reduzindo o contraste após você ler um tópico:

Ao atender aos padrões WCAG, precisamos aumentar o contraste dos títulos lidos e, como resultado, há pouco contraste entre os tópicos lidos e não lidos… então, acredito que, a longo prazo, seria necessário considerar uma abordagem diferente do contraste para distinguir os dois.

15 curtidas

Entendido. Gostaria apenas de incentivar a equipe a continuar impulsionando esse trabalho.

8 curtidas

Isso é fenomenal, e obrigado. Em nome de alguns dos meus usuários com deficiência visual que se queixaram disso, é muito apreciado. Já ativei isso imediatamente.

15 curtidas

Depois de ler o primeiro post, fiquei com a impressão de que as novas cores precisavam ser selecionadas no Assistente para serem adicionadas a uma lista. Ao executar o assistente e chegar à página Cores, procurei uma maneira de selecionar todas as cores, pois queria adicionar as novas cores à lista. Aparentemente, minha compreensão estava incorreta. Pelo que estou vendo, com base na forma como as cores são selecionadas na página Cores, apenas um esquema de cores pode ser escolhido. Agora estou confuso.

1. O que é feito ao escolher um esquema na página Cores? Isso define o padrão para todos?
  2. Por que apenas um esquema de cores é permitido no Assistente? Provavelmente a mesma resposta da pergunta 1.

Como estou escrevendo isso enquanto sigo o primeiro post, deixei as configurações da página Cores como estavam.

Avançando para admin > personalizar > cores. Após algumas experiências, descobri que:

1. Selecione Novo
  2. Para Paleta base, abra o menu suspenso, que agora inclui WCAG Light e WCAG Dark.
    Isso oferece uma maneira de selecionar os itens.

Então, selecionei WCAG Light e fui apresentado a um diálogo para nomear a Paleta de Cores e selecionar as cores. Como no exemplo, inseri o nome WCAG Light, selecionei Esquema de cores pode ser selecionado pelos usuários e cliquei em Salvar.

Avançando para community.yoursite.com/my/preferences/interface, não encontrei a seção Esquema de Cores.

Além disso, nosso site possui o Seletor de Tema de Hambúrguer. Eu pensava que eles apareceriam lá automaticamente, mas parece que preciso criar um novo Tema Base (Tema) para usá-los.

Isso não é uma reclamação, apenas algum feedback de alguém que está lendo o post pela primeira vez e fazendo um teste. :slightly_smiling_face:

2 curtidas

Hmm, isso deveria ter funcionado. É possível que você precisasse atualizar a página de preferências de interface.

3 curtidas

É isso que estou vendo. Até fiz uma atualização da página HTML e nada mudou.

Nota: O site está hospedado pela hospedagem do Discourse, se isso importar - https://swi-prolog.discourse.group/

1 curtida

Olhei o seu site e não vejo a opção “Esquema de cores pode ser selecionado pelos usuários” habilitada em nenhum dos esquemas. Talvez você não tenha clicado na caixa de seleção para salvar a escolha?

5 curtidas

Ah, isso foi muito engraçado. Não você, mas o que eu fiz. Obrigado por verificar e responder.

De Admin > Configurações > Personalizar > Cores

Veja WCAG Light e WCAG Dark no painel esquerdo.

Clicar em WCAG Light abre

Então, ativei O esquema de cores pode ser selecionado pelos usuários

O que não percebi na primeira vez foi a caixa de seleção azul adicionada

Clicar na caixa de seleção azul adicionada altera a exibição para

então, indo para SWI-Prolog - Users and developers of SWI-Prolog, an implementation of the Prolog programming language agora mostra

:slightly_smiling_face:

Depois de adicionar algumas cores a mais que podem ser usadas pelos usuários, a opção de interface mudou para me dar uma escolha entre o modo Regular e o modo Escuro

7 curtidas

Você pode detalhar o que isso significa? Estou prestes a configurar meu primeiro fórum e gostaria de personalizar o esquema de cores, além de suportar a troca automática para o modo escuro com base nas preferências do sistema do usuário.

Devo personalizar as cores usando esses novos esquemas como base?

Quais são os passos atuais para criar um esquema de cores personalizado, considerando as mudanças recentes na forma como os esquemas de cores são construídos para suportar o modo escuro (como discutido em tópicos recentes) e esses novos esquemas acessíveis?

Obrigado!

2 curtidas

Então, quando essas paletas WCAG são selecionadas, algum CSS adicional (encontrado aqui) é carregado para alterar as cores de vários elementos (geralmente para usar uma variável de cor com maior contraste do que a que usamos por padrão). Acredito que o CSS seja carregado com base no nome da paleta de cores…

Então, se você quiser modificar essas paletas e manter algumas das melhorias de contraste do CSS personalizado, acho que você só precisará não alterar o nome (isso está certo, @pmusaraj?).

Ou, alternativamente, você pode copiar o CSS do link acima e usá-lo em seu próprio tema (embora você perca as atualizações que fazemos).

9 curtidas

Não, o CSS específico para WCAG é incluído se o esquema atual for uma derivação de um dos dois esquemas base do WCAG. Portanto, você pode nomear o novo esquema como quiser, mas se ele for criado a partir de um esquema base do WCAG, ele terá o CSS extra.

10 curtidas

Que legal ver esse novo recurso! Tenho curiosidade: o Discourse já atende totalmente às diretrizes WCAG ou ainda há mais trabalho a ser feito?

1 curtida

Ainda há um pouco mais de trabalho a fazer, mas não muito. Estamos a cerca de 99% do caminho e, atualmente, estamos trabalhando ativamente com um consultor de acessibilidade para fechar as últimas lacunas.

7 curtidas

Isso é excelente de ouvir para todos os usuários. E para quais diretrizes WCAG vocês estão se esforçando? WCAG 3.0?

2 curtidas

Estamos trabalhando em direção à WCAG 2.0; a versão 3.0 ainda está em fase de rascunho, conforme WCAG 3 Introduction | Web Accessibility Initiative (WAI) | W3C

7 curtidas

Seguindo este tópico, fico feliz em saber que o WCAG 2.0 é suportado. Posso ter perdido, mas não vi menção a legendas. O Discourse suporta legendas em ativos de vídeo? Existe algum mecanismo no Discourse para publicar vídeos com legendas?

2 curtidas

Você pode adicionar legendas manualmente usando a tag de vídeo HTML5, e também há um componente de tema que oferece uma interface de usuário básica para isso.

8 curtidas

Muito obrigado pelo WCAG Dark! Eu adoro!!

Na verdade, eu não tenho uma necessidade específica para ele (pelo que sei) - eu só acho que ele tem um visual fantástico. :heart:

3 curtidas