Por que o discourse não adiciona verificações de IP à seção de Logs e Verificação?

Em nosso fórum, temos alguns membros da equipe (obviamente) que podem monitorar o fórum caso algo ruim aconteça.

Enquanto eu estava mexendo nos controles de administrador, vi um recurso de “Verificação de IP”. Eu o usei em mim mesmo e ele me deu a localização exata.

Vi que isso poderia ser abusado, então fui para a seção de Logs e Triagem para ver se o próprio Discourse relata se um membro da equipe verificou o IP de alguém. Ele não relata.

Aqui está um vídeo:

Por que o Discourse não o relata nos Logs? Acredito que deveria, pois isso pode ser facilmente abusado.

(O usuário neste vídeo estava usando uma VPN para fins de segurança.)

3 curtidas

Esse recurso de “pesquisa de IP” em si não é exclusivo do Discourse, você pode simplesmente copiar/colar o endereço IP e usar uma ferramenta de localização de IP de terceiros.

Dito isso, seria bom ter um mecanismo semelhante ao endereço de e-mail para o endereço IP, onde ele é ocultado por padrão e tem um botão “Mostrar” que registra a ação.

Movi isso para Feature

8 curtidas

Eu entendo, mas não seria facilmente abusado?

Havia este um fórum que era um ramo de outro fórum (Gimkit Creative), e o proprietário do outro fórum estava secretamente coletando IPs para mais tarde fazer doxxing de pessoas usando alts no fórum Gimkit Creative.
O usuário já se foi há muito tempo, de qualquer forma, e aconteceu no ano passado.

Sim, era nisso que eu estava pensando.

1 curtida

Note que um administrador sempre pode contornar tal mecanismo de várias maneiras (criar e baixar um backup, usar o plugin data explorer), então não é 100% seguro de qualquer forma.

Se um membro da equipe não pode ser confiável, você tem um problema diferente (e muito maior).

10 curtidas