Olá, vejo que o último tópico sobre esta função é de 2021 e não é exatamente sobre o que vou perguntar.
Desde o início da nossa adoção do Discourse, estou descobrindo lentamente todas as ferramentas à disposição da equipe.
Esta tarde, eu estava verificando a Pesquisa de IP para um usuário que parecia “estranho”, apenas para ter certeza de que não era um de nossos antigos usuários sendo engraçado e fingindo ser outra pessoa apenas para dar uma risada.
Para minha surpresa, a pesquisa de IP me mostrou outras 15 contas que tinham aquele IP, mesmo que essas contas, com certeza, não sejam compartilhadas de forma alguma.
O que me fez pensar é que, como começamos a usar o Discourse há apenas alguns dias, esses dados devem ser recentes e não podem fazer referência a entradas muito antigas em que, coincidentemente, alguns IPs podem ter sido reutilizados.
Existe alguma explicação que alguém aqui possa fornecer sobre por que isso acontece? Isso torna o recurso basicamente inútil, pois fornece falsos positivos.
Existem muitos motivos pelos quais várias contas podem compartilhar um endereço IP - o motivo mais comum é que todas estão usando a mesma VPN e essa VPN tem apenas um endereço IP. Alguns roteadores também permitem que você configure de forma que todos os computadores na rede mostrem o mesmo endereço IP público - meu computador pessoal e meu computador de trabalho têm o mesmo endereço IP em qualquer tipo de consulta, Discourse, linha de comando, onde quer que seja.
Outro caso são os hotéis. Tivemos um problema uma vez com vários funcionários hospedados no mesmo hotel, o que não é nada incomum, mas nossa configuração na época não previa vários usuários em um mesmo endereço IP.
Qualquer tipo de conferência, reunião ou encontro provavelmente fará o mesmo.
Na verdade, quase todos os roteadores de nível de cliente fazem isso. E todas as ISPs do mundo — na verdade, um IP estático que não muda é muito raro e praticamente impossível em conexões móveis.
Agradeço todos os casos de uso relatados, mas em nosso caso específico, a única explicação é que as pessoas estão usando VPNs comerciais, das quais eu não sabia que eram tantas. Os usuários definitivamente não estão compartilhando residência, hotel ou empresa.
Continuarei monitorando isso nas próximas semanas para ver se consigo determinar um padrão. Em qualquer caso, é um resultado vindo de um serviço de terceiros, então acho que não é realmente um problema do Discourse, mesmo que houvesse um bug em algum lugar.