Gosto de usar fóruns porque somos todos pessoas reais com um interesse ou objetivo em comum. Quando alguém responde com uma resposta incorreta a uma pergunta, outro usuário certamente aparecerá para fornecer uma correção. Suponho que o mesmo poderia acontecer se uma IA desse uma resposta incorreta, mas simplesmente não é a mesma coisa. Também é útil para nosso próprio raciocínio ler como os outros abordam um problema, muitas vezes cheguei a novas formas de pensar lendo a resposta bem fundamentada de alguém, ou aprendi uma nova maneira de fazer algo que eu pensava que já sabia fazer.
Outra consideração é o potencial de falsos positivos, que podem (e fazem!) afastar as pessoas. Se eu visitar um fórum como um novo usuário e uma máquina sinalizar/marcar erroneamente minha postagem ou me suspender ou o que quer que seja, e for claro que não deveria ter acontecido, eu… provavelmente não voltarei, porque ou me afastarei do site e esquecerei tudo sobre isso, ou ficarei irritado o suficiente para não me preocupar em consertar.
Sinto que o impulso de remover elementos humanos da moderação está indo na direção errada. A moderação às vezes pode ter regras previsíveis - e temos o recurso de palavras observadas, ou correspondência de endereço IP, por exemplo, para lidar com coisas assim. Mas usar um algoritmo para lidar com as coisas “escorregadias” acaba sendo uma perseguição interminável ao algoritmo perfeito, tirando a atenção da construção de uma comunidade mais saudável onde os comportamentos raiz podem ser abordados. No final das contas, minha esperança é que os usuários mudem o comportamento, e tenho que acreditar que eles são capazes disso.
As perguntas rotineiras são oportunidades para as pessoas fazerem conexões humanas, e esses pontos de contato são absolutamente cruciais para desenvolver usuários de longo prazo que defenderão seu fórum. Uma cara amigável que aparece para responder a uma pergunta fácil cria uma atmosfera acolhedora de uma maneira que a IA simplesmente não consegue. Isso é “fruta baixa” do ponto de vista da construção de comunidade!