When the general setting “category style” is set to ‘none’, then it is not possible anymore to change the category color in the category settings page. This looks like a very good idea for basic usage as it simplifies the settings.
But the category color is still displayed even though “category style = none”:
On the category page
If we use the Location plugin and want the map markers to follow the category color
Right now, changing the color there requires changing the general “category style” setting back and forth.
Would it be relevant to add a general boolean setting that shows up only when “category style = none”, re-establishing the ability to tweak category color on the category settings page ?
I add an other case where category color is visible even when global setting category style=none:
When you have a parent category displaying child category as box, then child category will appear with colored vertical highlight. This colored is fixed and can not be changed.
The only way to change the color is to set the global setting category style=bullet, refresh the page to update, change the category color, revert the global setting category style=none.
I ask again for the possibility to change the color even when none is selected, if not by default, then trough an optional global parameter “add_the_ability_to_change_color_in_category_settings” that would appear in the settings table only when none is selected.
Acabei de passar mais de uma hora tentando descobrir por que a ferramenta para selecionar a cor de uma categoria (emblema) estava ausente no meu painel de administração. Pensei que um plugin pudesse ser o culpado e tentei reconstruir meu site. Acontece que esse recurso fica oculto quando a configuração de estilo da categoria está definida como “nenhum”.
Não acho que essa seja a melhor experiência de usuário (UX). Existem vários componentes e plugins que usam cores de categoria, incluindo o componente de ícones de categoria. Eu uso o componente de ícones de categoria no lugar dos emblemas, então tenho o estilo da categoria definido como “nenhum”. Também uso as cores em cabeçalhos personalizados.
Acho que o seletor de cor da categoria deveria estar sempre disponível; caso contrário, teríamos que reativar os emblemas, definir a cor e depois desativá-los novamente. Não tenho certeza do motivo pelo qual a ferramenta de seleção de cor não pode estar sempre visível, talvez com um texto explicativo esclarecendo como as cores serão usadas, para ficar claro que, com o estilo de emblema definido como “nenhum”, elas podem não ter efeito.
Espero que isso faça sentido e seja algo que valha a pena considerar. Estou gostando muito do Discourse, então gostaria de contribuir de alguma pequena forma com algumas ideias.
Ok, então a solicitação da UI é adicionar um texto que diga “você não pode selecionar cores porque você tem um estilo de categoria como nenhum” naquela área @eviltrout. Já passamos da regra de três neste caso.
Acho que permitir que as pessoas selecionem cores e depois ver que não tem nenhum efeito não vai funcionar, isso apenas resultará em diferentes solicitações de suporte.
Ótimo. Isso deve economizar tempo para outros que passaram por um processo semelhante ao meu.
Apenas para adicionar minha opinião sobre a solução sugerida antes que ela seja implementada…
Adicionar texto explicativo, como sugerido, certamente esclarecerá as coisas. Mas ainda sinto que ter que mudar temporariamente o estilo da categoria não é a solução ideal. Se estou tentando alterar uma cor porque a uso, digamos, em um cabeçalho de categoria personalizado ou com ícones de categoria, parece um pouco estranho ter que alterar temporariamente uma configuração para algo que é amplamente irrelevante para o que estou tentando alcançar, especialmente considerando que essa configuração está em uma parte totalmente diferente da interface administrativa. Além disso, se estiver trabalhando em um fórum ao vivo (provavelmente não é a melhor ideia), qualquer usuário online verá os emblemas aparecerem e depois desaparecerem alguns minutos depois.
Concordo totalmente que o texto explicativo é o caminho para evitar confusão e mais solicitações de suporte, mas por que não deixar o seletor de cores sempre visível e usar o texto explicativo para esclarecer o que ele faz e, portanto, por que um usuário pode não ver nenhum impacto ao alterá-lo? Por exemplo, algo como: “essas cores são usadas para emblemas de categoria (habilitados via Estilo da Categoria nas Configurações Básicas) e também podem ser usadas por componentes e plugins personalizados”. Você poderia até adicionar o texto “atualmente definido como ‘nenhum’” no meio dessa frase para torná-la ainda mais informativa.
Por fim, embora eu não seja um designer de UX profissional, uma dica de UX que me deram e que nunca esqueci é tentar evitar que elementos da interface desapareçam. Sim, eles podem reduzir a desordem ao removê-los quando não são necessários, mas fazer a interface mudar pode confundir os usuários. Desabilitar itens costuma ser uma opção melhor, pois isso transmite uma mensagem ao usuário: ou seja, você está no lugar certo, mas esse recurso atualmente não é relevante para você. Sem isso, os usuários podem chegar a outras conclusões — por exemplo: estou procurando no lugar errado? Uma atualização moveu esse recurso para outra tela? Quebrei algo? Isso é um bug? etc. (Apenas para esclarecer, não estou sugerindo desabilitar esse recurso, apenas apontando por que acho que desligá-lo completamente, mesmo com texto explicativo, talvez não seja a melhor opção).
(Desculpe pela extensão. Eu só gosto de ser claro).