Aqui está um conceito para um fórum moderado por dinheiro:
Cada publicação custa uma pequena taxa (paga para um fundo de recompensas da comunidade)
Cada resposta custa uma pequena taxa (paga para um fundo de recompensas da comunidade)
Cada voto positivo custa uma pequena taxa (paga ao autor do post/comentário que recebeu o voto)
A visibilidade/classificação do post é determinada pela soma do investimento da comunidade (total de dinheiro gasto no post por todos os usuários) — reduzido pela metade a cada x horas para manter o conteúdo atualizado.
O fundo de recompensas da comunidade é dividido entre os usuários mais “valiosos” (valiosos podem ser usuários que postam conteúdo que recebe mais votos positivos ou usuários que gastam dinheiro para votar positivamente em conteúdos que outros também acabam votando, etc.)
O que você acha dessa ideia? Onde ela poderia falhar ou causar atrito? Quais dinâmicas interessantes poderiam ser adicionadas?
Isso é… certamente novo e sem precedentes. Nunca vi um fórum assim.
Isso seria, na verdade, um ótimo combate ao spam, e também forçaria os usuários a fazerem posts de maior qualidade. Ou não.
Mas acho que um grande problema seria o fato de que usuários com mais dinheiro “controlam” o conteúdo um pouco mais? Além disso, isso também poderia afastar pessoas com boas ideias. Se eu ver uma página onde tenho que pagar para compartilhar minhas ideias (e não o contrário?), eu desistiria de responder.
Além disso, em qual moeda isso seria? Você prevê usuários de diferentes países?
Eu prefiro seguir a rota dos Jogos Vorazes e fazer as pessoas pagarem para expulsar outras de um tópico.
Isso também poderia ser uma parte:
pagar para dar voto negativo (o dinheiro vai para o pool de recompensas da comunidade): esse dinheiro seria contado como um investimento “negativo” na postagem/comentário para fins de classificação.
Imagine a página inicial ou principal de qualquer categoria específica como um leilão: todos estão dando lances com seus votos positivos e negativos sobre quais postagens devem ocupar os espaços mais altos da página.
Além disso, o objetivo não é necessariamente usar o dinheiro como motivador, mas sim garantir que os usuários realmente dediquem algum esforço às postagens e respostas. Se você tiver que pagar para fazer isso, talvez um usuário tenha mais probabilidade de considerar o que está dizendo?
Na web gratuita e aberta de hoje em dia, você não pode cobrar as pessoas para que criem conteúdo para você. Elas vão dar de ombros ou rir e seguir em frente.
Concordo que, à primeira vista, pagar para publicar seja desencorajador. Mas faz muito mais sentido do que pagar para ler, e muitas pessoas parecem dispostas a fazer isso. Além disso, muitas pessoas pagam assinaturas para entrar em comunidades “privadas” ou “exclusivas”, então há uma espécie de conceito de pagar para ocupar o espaço que a comunidade oferece.
Parece que a maioria dos fóruns determina o que os usuários veem com base em algum nível de votação, mas o problema é que, nesse caso, os moderadores têm superpoderes e precisam passar todo o tempo garantindo que as pessoas não manipulem a votação (por exemplo, usando bots de contas fantasma). Usar dinheiro alivia a pressão sobre os administradores, em favor da comunidade como um todo fazer a moderação.
Mas isso muda algo em como você se sente ao chegar? Provavelmente não. Acho que isso seria um grande obstáculo para esse tipo de fórum. Talvez pudesse ser resolvido com marketing inteligente? Você gastou quinze minutos escrevendo esse comentário, não vale quinze centavos?
Moeda é um ponto delicado. As leis sobre transmissão de dinheiro são terríveis e tornariam isso muito difícil para qualquer moeda tradicional. (Eu sugeriria bitcoin, mas não quero transformar essa publicação nisso, então vamos apenas assumir que existe algum dinheiro mágico que possa fazer funcionar?)
Existem muitos lugares onde você pode ter que pagar para ser membro de uma comunidade online. Você acha que esses lugares também são problemáticos?
Mas em um nível mais abstrato: todos parecem concordar que ter seus dados vendidos para pagar por seus serviços online é um modelo bastante ruim. E a publicidade também é altamente desagradável. À medida que o spam e o conteúdo de baixa qualidade pioram, quanto tempo levará até que as pessoas estejam mais do que dispostas a pagar por um espaço livre de tudo isso?
Desculpe, talvez eu tenha sido um pouco superficial — você tem uma espécie de sistema de loteria onde sua contribuição é seu “bilhete” — esse é um modelo incomum (provavelmente porque não funciona) — mas você pode tentar e ver o que acontece.
O desafio inicial que você tem é conseguir ganhar impulso — não basta que alguém encontre sua comunidade, não basta que eles achem o conteúdo envolvente, não basta que eles estejam motivados a postar, mas eles também precisam pagar dinheiro vivo por esse privilégio — com talvez alguma chance de retorno — mas a maioria não receberá nada.
Depois de falharem em receber um pagamento uma vez — eles pagarão e postarão novamente?
Você está essencialmente criando uma barreira para postar, embora com a promessa de fazer parte de algum tipo de loteria para ganhar algo.
Uma espécie de rastreadores privados na rede BitTorrent ou relés curados do Nostr. Isso só pode funcionar se houver um valor realmente peer-to-peer dentro dos muros.
Concebo um modelo em que alguém se junta e recebe 500 “topic bucks”; para postar, você gasta seu dinheiro virtual. Se for de baixa qualidade, é dinheiro perdido; eventualmente, você fica sem e não pode mais postar até o “dia do pagamento” — seu orçamento se esgota.
Se você postar conteúdo valioso, ganha mais dinheiro virtual para continuar e expandir sua presença.
Se for sinalizado, você é multado.
Com dinheiro virtual sobrando, você pode comprar distintivos e merchandising virtual e aumentar seu status.
Eu poderia apoiar um modelo assim. Dúvido que fosse bem recebido pela psique humana atual, mas como sistema para orientar comportamentos, seria um experimento interessante.
Isso é mais ou menos a base de como o Discourse foi projetado para funcionar. (não este fórum, mas os fóruns Discourse em geral) Você aparece, lê um pouco, contribui com um curtimento ou comentário e, eventualmente, ‘ganha’ um nível de confiança mais alto. Você investiu seu tempo e ganhou uma recompensa. Com mais investimento, você ‘ganha’ a capacidade de ajudar a moderar o fórum.
A comunidade, se for popular, ganha massa crítica. Os colaboradores ajudam a direcionar o rumo da conversa por demanda popular.
Digamos que o investimento inicial seja de 10 centavos. E vamos até deixar você não pagar por enquanto. Basta nos prometer que, talvez um dia, você pague.
Iniciar um tópico é caro… são 25 centavos. Responder é mais barato, 1,25 centavos, e um +1 ou curtimento é trivial… 0,625 centavos.
O total de transações de um dia inteiro é de 1 a 2 centavos. Mas você recuperou 50 centavos, então…
Eventualmente, alguns usuários acumulam uma soma decente. Mas então, todos os anos, você precisa pagar ‘imposto de renda’. Quem ganha mais, paga mais.
Apenas uma ideia teórica… ignore se quiser.
Ele está meio que certo.
O Patreon está cheio de pessoas pagando para ouvir alguém falar ou assisti-lo fazendo algo.