Alguém pode explicar a formatação de posts com HTML?

Alguns contextos:

Ainda estou na fase inicial de aprendizado de HTML, então por favor, tenham paciência comigo.

Percebi que o compositor traduz alguns códigos HTML, mas não parece reconhecer elementos ou atributos mais detalhados.

Por exemplo, o compositor consegue ler uma tabela básica como esta:

<table>
 <tr>
  <th>Nome</th>
  <th>Cor Favorita</th>
 </tr>
 <tr>
  <td>Bob</td>
  <td>Amarelo</td>
 </tr>
 <tr>
  <td>Michelle</td>
  <td>Roxo</td>
 </tr>
</table>
Nome Cor Favorita
Bob Amarelo
Michelle Roxo

Isso parece funcionar perfeitamente, apenas uma tabela simples construída com elementos básicos.

Mas o compositor não parece querer ler elementos e atributos mais especializados. Por exemplo, se eu adicionar algum estilo de coluna sob o elemento de abertura <table>:

<table>
  <colgroup>
    <col style="background-color: yellow" span="2">
  </colgroup>
 <tr>
  <th>Nome</th>
  <th>Cor Favorita</th>
 </tr>
 <tr>
  <td>Bob</td>
  <td>Amarelo</td>
 </tr>
 <tr>
  <td>Michelle</td>
  <td>Roxo</td>
 </tr>
</table>

O compositor não traduzirá; também não quebrará nada:

Nome Cor Favorita
Bob Amarelo
Michelle Roxo

Agora, uma das coisas com que me deparei durante minha imersão de cabeça na programação, é que existem várias maneiras de fazer a mesma coisa. Parece que cada site oferece um meio diferente para atingir o mesmo fim.

Agradeceria qualquer informação que possa me ajudar a pensar melhor sobre isso.

Então, minhas perguntas:

• Isso é um problema com minha abordagem/compreensão atual de HTML?

• O compositor é simplesmente seletivo sobre o que traduz? E, se sim, existem parâmetros claros para isso?

• Existe uma configuração que permita ao compositor traduzir HTML mais complexo? E habilitar isso seria uma má ideia?

Obrigado

HTML bruto causaria muitas explorações de segurança (em posts). Apenas um subconjunto muito restrito de tags e elementos é permitido.

Em geral, você não deve usar HTML; use Markdown, conforme descrito em Markdown Reference

Agora, para as áreas de Administração e Personalização, onde o HTML é permitido como parte da configuração e personalização do site, os administradores podem, de fato, inserir qualquer HTML que desejarem.