A solução mais fácil seria pedir aos seus usuários que ‘treinem’ o Gmail movendo os e-mails para a aba principal inbox. Assim que fizerem isso pela primeira vez em um único e-mail, o Gmail perguntará se desejam que mensagens futuras do endereço from que seu site usa para enviar e-mails sejam colocadas na inbox, e isso deve resolver o problema para eles assim que responderem Sim.
Obrigado por isso.
Infelizmente, não acredito que estejamos em condições de pedir que todos os usuários façam isso. Estava pensando se há uma maneira de personalizar os e-mails para ajudá-los a aparecer na caixa de entrada.
“Treinar os usuários” também não funciona muito bem para nós. Já é difícil o suficiente treinar como “Citar”!!
Realmente nos beneficiaríamos de um guia de melhores práticas para os e-mails do Discourse, para que eles acabem sendo entregues por padrão onde queremos. Em nossa comunidade, houve uma ampla implementação do Office 365, o que significa que a classificação de e-mails em “Focados” e “Outros” ocorre por padrão. Sim, os do Discourse acabam em “Outros” e, portanto, nunca são lidos.
Isso é o que li que pode ajudar. Não sei se há validade nisso e não tentei por mim mesmo, mas é algo que você pode tentar. Eu diria que os registros DKIM e SPF são mais importantes.
Você precisa ter certeza absoluta de que suas configurações de e-mail estão corretas. Isso está amplamente documentado.
Se você possui um nome de domínio que foi comprometido devido a uma associação anterior com spam, ou um endereço IP de e-mail que foi comprometido devido a uma associação anterior com spam, pode não haver nada que você possa fazer além de alterar seu domínio e/ou o endereço IP do servidor de e-mail.
Fiz mais alguns testes ontem. @davidkingham - DKIM e SPF estão 100% configurados em todos os meus domínios, então não pode ser esse o problema.
Testei várias caixas de entrada do Gmail e até tentei alterar o domínio — por exemplo, em vez de domain.com, temos forum.domain.com para nosso Discourse. Isso não pareceu fazer diferença.
@codinghorror, até onde sei, nossas configurações de e-mail estão corretas. Não temos problemas com spam, mas sim com o Google classificando quase todas as mensagens como promocionais.
Enviamos e-mails promocionais, mas, obviamente, nosso fórum Discourse não é promocional; trata-se de atualizações (resumo) ou mensagens privadas.
Mesmo e-mails com todas as configurações corretas podem acabar na aba Promoções.
Se um e-mail vai parar lá também depende de fatores como (entre outros) o tamanho (quanto maior, pior), a quantidade de links e a quantidade de imagens incorporadas (quanto mais, pior).
Tenho quase certeza de que já vi alguns e-mails (resumo?) aparecerem na aba Promoções e outros (link de login?) na Caixa de Entrada, todos provenientes do mesmo site Discourse. Suspeito que você precisará treinar seus usuários ou reprogramar o Gmail.
coisas como (entre outras) o comprimento (quanto maior, pior), a quantidade de links e a quantidade de imagens incorporadas (quanto mais, pior).
Na verdade, testei isso ontem à noite e vi que até mesmo texto puro de uma conta específica ou com um texto específico (digamos, “redefinição de senha”) ainda iam para a aba de promoções.
No entanto, um e-mail pessoal do domínio dizendo “como você está?” e “vamos nos encontrar” foi direto para a caixa de entrada principal…
Estou bastante certo de que vi alguns e-mails (resumo?) aparecerem na aba de promoções e outros (link de login?) na caixa de entrada, todos vindos do mesmo site Discourse. Suspeito que você precisará treinar seus usuários ou reprogramar o Gmail.
Pela minha experiência, tudo, exceto algumas mensagens privadas, vai para a aba de promoções.
Não tenho certeza do motivo, pois o resumo seria mais adequado para a aba de fóruns ou a aba de atualizações. Entendo que não se trata de uma conversa pessoal, mas também não é nenhuma espécie de promoção.
Parece que você configurou tudo corretamente, então não há muito mais o que fazer além de incentivar seus usuários a mover os e-mails para a caixa de entrada. Os e-mails de resumo tendem a ir para a aba de promoções, pois contêm bastante HTML, possivelmente muitas imagens e uma infinidade de links. São todos esses fatores que são considerados ao decidir em qual aba o e-mail será colocado.
Agradeço por isso.
No entanto, acho que, por causa disso, todo o meu domínio vai, por padrão, para a aba de promoções — mesmo quando enviamos um e-mail de “esqueci a senha”, ele acaba lá…
A única situação em que consegui fazer com que o e-mail chegasse à caixa de entrada principal foi testando um e-mail muito pessoal. Assim que escrevo um e-mail (mesmo em texto simples, sem HTML) com algo como “esqueci a senha”, ele vai para a aba de promoções.
Ao mesmo tempo, percebi que alguns e-mails de outras empresas, como a Uber, por exemplo, para os quais esqueci a senha, também estão na aba de promoções
Então, depois de muita investigação, parece não haver uma conclusão definitiva.
Testei vários endereços de e-mail e também alterei o nome do site. Apenas um funcionou, e apenas para mensagens privadas, o que é um começo, imagino. O resumo nunca pareceu funcionar — talvez seja apenas por conter muito HTML?
Você fez um trabalho excelente de detetive neste tópico, e isso é muito apreciado
No entanto, como você notou, este é um código “magia do chapéu seletor” do lado do Google, então, infelizmente, há um limite para o que podemos controlar aqui..
Com certeza. Não estou culpando o Discourse nem um pouco — vocês estão fazendo um trabalho incrível e quero contribuir o máximo que puder.
Aqui está o que concluí após quase uma semana de pesquisa: o domínio real, o assunto e o campo “de” são tão importantes quanto a mensagem em si. Acredito que (como esperado) e-mails pesados em HTML (especificamente imagens e links) são uma má ideia.
Além disso, o MailJet não está ajudando muito, pois aparentemente eles enviam e-mails de marketing em massa e transacionais exatamente da mesma maneira.
SPF, DKIM e DMARC fazem diferença, mas provavelmente não tanto quanto mencionado acima. Pelo menos nos meus testes, eu não tinha o DMARC configurado inicialmente, por exemplo, e isso não fez diferença.
Acho que consigo lidar com o fato de apenas as mensagens privadas e (espero) as respostas aos posts chegarem à caixa de entrada principal, enquanto o e-mail de resumo vai para a aba de promoções.
Para ser justo, acho que o e-mail de resumo é um e-mail promocional e foi projetado dessa forma. Além disso, não é o e-mail mais importante. Quero dizer, ele traz as pessoas de volta ao fórum, mas é menos importante do que perder uma mensagem privada ou uma resposta ao seu tópico, na minha opinião.