Slider de carregamento horizontal

Você fez um ótimo trabalho com o slider, e ele definitivamente tem uma sensação mais elegante (o que seria perfeito, digamos, para o site de um arquiteto de prestígio), mas, infelizmente, ele faz o Discourse parecer lento em comparação ao que estamos acostumados (e em comparação a outros fóruns), e acho que há um impacto psicológico nisso que poderia ser um obstáculo.

Dê uma olhada na comparação entre o slider e o spinner — o spinner parece significativamente mais rápido, mesmo que as páginas estejam carregando aproximadamente no mesmo tempo:

https://streamable.com/07k3p9

Se realmente decidirmos manter o slider, aqui estão algumas coisas que podem valer a pena tentar: em vez de cair para 20%, vá até 0, e apenas mostre o slider se a página levar mais de um segundo ou mais para carregar.

2 curtidas

Note que o fórum do Elixir está hospedado na Europa, então na verdade é significativamente mais rápido para nós deste lado do Atlântico. O Meta está hospedado na região us-west-1 da AWS.

> time (curl -Ss https://meta.discourse.org/latest.json > /dev/null) 
0.03s user 0.01s system 3% cpu 1.280 total

> time (curl -Ss https://elixirforum.com/latest.json > /dev/null)
0.02s user 0.01s system 10% cpu 0.286 total

Mas sim, em geral, concordo que o fade não é uma solução perfeita. Vamos tentar algumas outras ideias aqui… fiquem atentos.

9 curtidas

É uma experiência semelhante em fóruns hospedados pelo Discourse também, tbh, mas é ótimo saber que você está pensando em ajustar isso :+1:

2 curtidas

Por enquanto, restaurei o spinner, mas mantive também o slider. Podemos tentar alguns outros experimentos mais tarde esta semana.

6 curtidas

@dodesz qual é esse tema? parece muito bom

Desativei novamente por enquanto, pois acho que ter o slider e o spinner ao mesmo tempo é demais.

Mas estou ansioso por novas atualizações.

2 curtidas

Nosso site está usando este slider legal sem a transição do corpo e funciona bem (exceto durante a “rolagem infinita muito rápida”, o que até agora não é grande problema), com feedback positivo dos usuários.

Veja o Exemplo de Carregamento da Página:

Concordo com @Terrapop, o slider + spinner é “muito movimentado” e distrai, com certeza.

5 curtidas

Sim, eu gostei assim. Como você desativou o spinner na versão mais recente mesmo?

1 curtida

Não. Eu fiz um fork da versão anterior antes das últimas alterações; e apenas comentei a animação do corpo (e fiz o slider um pixel mais grosso no mobile e alguns pixels mais grossos no desktop). Temos executado assim ao vivo há alguns dias e realmente gostamos (e os usuários também comentaram que gostam). Depois de tentar alguns ajustes menores, estamos satisfeitos agora.

Sinta-se à vontade para tentar :slight_smile: … é gratuito e amigável :slight_smile:

1 curtida

Só queria mencionar publicamente @david, o último ajuste aqui acertou em cheio para mim (pelo menos no mobile, que testei agora por 20 minutos)

Para todos - agora mostramos o spinner apenas após um atraso, então conexões lentas ainda vão recebê-lo

11 curtidas

Não apenas conexões lentas. Temos esse problema com tópicos grandes também, e o spinner realmente fica bom nessas situações (a mensagem é “trabalhando nisso” em vez de “essa coisa travou”. :sweat_smile:). Então, parabéns mesmo. :raised_hands:

5 curtidas

É uma melhoria, mas ainda sinto que está perceptivelmente mais lenta. Houve algum motivo para o spinner estar sendo rejeitado/substituído por isso? Vocês todos fizeram um ótimo trabalho melhorando o slider, mas, na minha opinião, o spinner ainda tem vantagem, especialmente em uma página de carregamento mais lento:

https://streamable.com/q2gh0q

(Assumindo que o fórum Rust esteja hospedado na mesma rede/servidor que o Discourse^^ (não tenho certeza se estar desconectado faria muita diferença?))

3 curtidas

Isso faz uma grande diferença, pois as respostas anônimas podem ser armazenadas em cache.

3 curtidas

Eu achei que poderia ser assim, então voltei e fiz uma comparação estando desconectado em ambos:

https://streamable.com/1x0tbs

É definitivamente mais rápido, mas, no geral, acho que o spinner funciona melhor e se encaixa melhor no Discourse — parece mais rápido, mas também não é brusco/chamativo nem dura tanto quanto o slider.

Mas a decisão é de vocês; pessoalmente, voto no spinner (desculpa!) e eu ia postar no tópico da atualização do PG dizendo o quão mais rápido e ágil o Discourse parece desde aquela atualização :sunglasses: (seria uma pena dar um passo para trás agora, mesmo que seja um pequeno passo :sweat_smile:)

4 curtidas

Concordo. O slider é um passo atrás. Também dei uma olhada na versão para desktop. Mesmo sem o desvanecimento, ele ainda fica mais “bagunçado” na tela e mais distrativo do que o spinner. Então, tanto no mobile quanto no desktop, o spinner vence.

Mas, se o spinner antigo se tornar um componente de tema mantido oficialmente, eu o usaria e ficaria satisfeito. Ele será? Agradeço desde já.

3 curtidas

Faremos um componente de tema simples para voltar ao comportamento antigo assim que isso for integrado.

O plano por enquanto é apenas conviver com isso por 1 a 2 semanas no meta antes de integrar.

Tenha em mente: quando o queijo se move… as pessoas ficam insatisfeitas. A menos que você viva com uma mudança por vários dias, é muito difícil avaliar.

13 curtidas

Agora que o desvanecimento awkward foi removido, não acho que a página em branco com o slider versus o spinner faça muita diferença para mim. Acredito que agora ele fica decente no mobile. No desktop, porém, acho que o slider está muito fino verticalmente. Talvez seja apenas minha iluminação ou o fato de estar usando um monitor de 27 polegadas agora, mas fica realmente difícil ver a barra de progresso atravessando a tela.

5 curtidas

Gastei um pouco mais de tempo nisso, comparando tanto a versão desktop quanto a mobile, e sinto muito em ir contra a corrente, mas acho que o spinner é melhor em ambos os casos, com uma diferença considerável.

O slider (em um site como este) simplesmente parece lento e abrupto. Embora possa funcionar bem em alguns tipos de sites (especialmente sites com carregamento mais longo, onde um indicador visual de quanto da página já foi carregado ou está sendo carregado é importante), não acho que ele seja adequado para um fórum ou qualquer tipo de site onde a sensação de velocidade seja importante.

Espero muito que vocês não sigam com isso ou, se seguirem, tornem isso um componente do tema e mantenham o spinner como padrão.

5 curtidas

Sinto falta principalmente do desvanecimento, porque não gosto do estado de página em branco e porque ele “suaviza” a transição… a tela em branco é brusca.

9 curtidas

Concordo com o @awesomerobot aqui, @sam — o texto desbotado é muito melhor do que a tela em branco e dura.

8 curtidas