Como lidar com assédio fora do local?

Em um fórum Discourse relacionado a jogos que frequento (“Fórum X”), há alguns usuários (“Bob” e “Dave”) que acessam o Fórum X vindo de outro fórum (“Fórum Y”). “Bob” e “Dave” são moderadores do Fórum Y.

O Fórum X tem um código de conduta basicamente razoável, baseado no modelo do Discourse; já o Fórum Y tem, bem, o oposto disso. No Fórum Y, praticamente tudo é permitido. Bob e Dave, em seu papel de líderes da comunidade no Fórum Y, têm o hábito de tirar capturas de tela de posts do X e publicá-los no Y para ridicularizar pessoas, frequentemente usando insultos homofóbicos, e incentivando outros a fazerem o mesmo. (Você pode estar familiarizado com o hábito da gíria gamer de usar insultos homofóbicos de forma “irônica”.)

Se Bob e Dave postassem esse conteúdo no X, seriam banidos imediatamente, mas eles sabem disso, então publicam esse material no Y. E quando postam no X, tomam cuidado para não violar nenhuma regra do fórum.

Algumas pessoas do X (especialmente algumas pessoas LGBTQ+) pediram que Bob e Dave fossem banidos do X, ou que os moderadores do X pelo menos fizessem algo para mitigar o abuso.

Outros temem que isso apenas incentive Bob e Dave a intensificar ainda mais seu assédio. (O Fórum X é publicamente visível; não é necessário fazer login para ler posts e tirar capturas de tela.) Mesmo forçar Bob e Dave a descerem para o nível TL0 no X não parece que vai ajudar, já que eles tomam cuidado para não violar nenhuma regra no X.

Para vocês que moderam um fórum, já lidaram com casos como esse antes? O que funciona e o que não funciona, na sua experiência? Seu fórum tem uma política contra assédio fora do site? (A FAQ padrão do Discourse não tem uma política clara sobre isso, na minha opinião.) Algum de vocês já mitigou com sucesso assédio fora do site? Ou tentou mitigar, apenas para causar um efeito contraproducente?

12 curtidas

Isso parece super difícil e sinto muito por isso. Não tenho uma experiência diretamente comparável, mas, se fosse comigo, eu teria uma conversa franca com os donos do Fórum X sobre as preocupações (mostrando os prints) na esperança de que eles sejam chamados à atenção.

Também teria uma conversa com os donos do Fórum Y (assumindo que Bob e Dave são moderadores e não os donos).

Moderar muitos fóruns e eu baniria esses caras imediatamente. Esse tipo de cultura é tóxico.

17 curtidas

Concordo com @hawk de que alguém precisará entrar em contato com os administradores/donos.

Esse tipo de pessoa é tóxica para ambos os fóruns, independentemente de seguirem as regras em um, mas não no outro.

O simples fato de ter esses dois em seu fórum também os torna cúmplices por associação desses dois usuários.

Um moderador é o rosto de um fórum e suas ações em qualquer outra plataforma refletem, para melhor ou para pior, em qualquer outro meio.

Vou imediatamente remover esse tipo de pessoa, pois suas ações são questionáveis.

7 curtidas

Estou em contato com os administradores do X, mas não está claro o que fazer a respeito. (O administrador do Y parece tolerar, ou pelo menos ignorar, o comportamento dos moderadores.)

A resposta é simplesmente banir Bob e Dave no X? (Mas como isso ajudará se eles continuarem seu mau comportamento no Y?)

5 curtidas

Não se preocupe com as coisas que você não pode controlar. O karma é uma vadia.

8 curtidas

Eu consideraria tirar capturas de tela (screencaps?) do fórum X e postá-las em outro (fórum Y) para ridicularizar pessoas como uma violação do Código de Conduta (CoC) do fórum X. Eles estão definitivamente fazendo o fórum X parecer “ruim”. O Administrador ou um Moderador do fórum X deveria enviar uma mensagem privada (PM) tanto para o “Bob” quanto para o “Dave”, explicar que o que estão fazendo é prejudicial ao fórum X e pedir que parem imediatamente. Eles devem ser informados de que, se continuarem com seu comportamento “incivilizado”, serão banidos do fórum X… sem rodeios, sem condições. O fórum X não tolera esse tipo de comportamento. A parte difícil é que eles estão fazendo isso em outro fórum. Ainda assim, ao usar posts do primeiro fórum, estão arruinando o nome e a reputação daquele fórum. Isso é inaceitável.

Como o fórum X é “aberto ao público” — qualquer pessoa pode visualizar e tirar capturas de tela dos posts —, tenho curiosidade sobre o que está sendo postado no fórum X que possa ser usado de maneira tão depreciativa no fórum Y. Eles estão distorcendo palavras e significados para se adequar ao seu ódio?

Concordo com @HAWK de que o proprietário/Administrador do fórum Y deve ser contatado e informado sobre esses “moderadores”. Comportamento fora do site é muito difícil de fiscalizar. Esperemos que o Administrador do fórum Y não seja tolerante com esse tipo de comportamento (independentemente do CoC) e que tome providências rapidamente. Boa sorte para você e para os usuários do fórum Y.

10 curtidas

Sim, porque isso envia uma mensagem aos usuários do Fórum X de que “Bob” e “Dave” estão no grupo externo por atacar os usuários do Fórum X dessa maneira, e que tal comportamento deve ser rejeitado em vez de incentivado.

Teoricamente (não prevejo que isso aconteça sob o atual clima político de língua inglesa, mas vamos explorar algumas hipóteses por um momento), usuários insatisfeitos do Fórum X alvo de Bob e Dave poderiam começar a usar a mesma tática de postar capturas de tela humilhantes em um Fórum Z simpático. Agora você tem duas cópias do mesmo mau comportamento, e o Fórum X fica no meio do fogo cruzado. Novos usuários potenciais do fórum veem essas capturas de tela humilhantes e pensam: “uau, o Fórum X está cheio de pessoas ruins, né”, e evitam se juntar. Assim, você reduz o fluxo de novos usuários, mesmo que nenhuma dessas atividades esteja ocorrendo no próprio Fórum X.

Se o seu fluxo de novos usuários está sendo reduzido por uma fonte indesejada, bem, isso faz todo o sentido, não é? A seleção de membros da comunidade está funcionando perfeitamente. Se “Bob” e “Dave” permanecerem membros da sua comunidade, então as pessoas que veem essas capturas de tela humilhantes podem pensar: “parece divertido, vou participar também!”.

Você deve preparar uma declaração pública sobre os banimentos antes que eles sejam executados, já que parece que já há uma conscientização significativa sobre esse incidente entre os membros do seu fórum.

11 curtidas

Acho que você precisa agir para proteger o fórum X.

Certa vez, fui moderador em um site antigo e obsoleto que tinha dois membros de longa data que, por anos, mantinham um comportamento de “olho por olho”. Ambos eram valiosos, mas estavam constantemente em conflito. Nós fingimos que não víamos e dissemos a ambos que agissem como adultos. No final, as discussões (que duraram anos) nos levaram a banir os dois.

O que não percebemos na época é que a situação havia escapado para abuso online. Mensagens privadas, compartilhamento de dados pessoais, etc. Um deles voltou (como um novo usuário) e estava usando fotos pessoais da outra pessoa como avatar (sem nosso conhecimento). Ficou claro que ele conhecia o usuário e que a situação havia se tornado muito mais sinistra.

Como moderador de fórum, senti que tinha a responsabilidade pessoal de proteger meus membros e havia falhado com um deles (dizendo que ele deveria “crescer” e fingindo não ver). Não consegui impedir o cyberbullying. Era simplesmente tão diferente de tudo o que eu já havia experimentado ou de comportamentos bizarros com os quais já lidei, que nunca considerei o risco.

Gostaria de afirmar que o fórum X não tolera qualquer tipo de intolerância. Declaro abertamente que vocês têm uma política de tolerância zero contra assédio online. Zombar de outros usuários em outros sites constitui esse tipo de abuso. Tal comportamento não é bem-vindo aqui.

Não agir agora, sabendo que isso está ocorrendo, é, na melhor das hipóteses, abster-se de responsabilidade e, na pior, fingir não ver ou tolerar tal comportamento.

Embora pareça estar fora do escopo, por acontecer em outro site, vocês também têm a responsabilidade de proteger seus usuários.

4 curtidas

@dfabulich, sinto muito; essa é uma situação realmente delicada… mas faltam alguns detalhes aqui.

1. O FY também é publicamente visível, assim como o FX?

2. E os usuários alvo (não apenas ofendidos) pelas moderações no FY são os mesmos do FX e do FY (ou seja, FX+FY)?

3. Você tem provas de que as mesmas duas pessoas são, de fato, os mesmos dois usuários?

Se o FY também for publicamente visível, se os usuários alvo das moderações no FY forem do FX e do FY (ou seja, fizerem parte de ambas as comunidades do fórum), e se você tiver provas irrefutáveis de que se trata realmente dos mesmos Bob e Dave em ambos os fóruns, que estão agindo conforme alegado, então acho que você está livre para sancionar as moderações no FY aplicadas no FX (após um aviso), desde que tenha provas documentadas publicamente de que isso está ocorrendo conforme alegado.

Caso contrário, os usuários do FX+FY afetados pelas moderações no FY devem ou convencer o administrador do FY a tomar providências OU convencer o FX a se tornar privado. :woman_shrugging:

Você precisa ter cuidado para ter todos os fatos reais e não estar assumindo fatos que não estejam diretamente comprovados.

E o fato de as informações do FX discutidas no FY estarem publicamente disponíveis no FX é algo a ser considerado; Bob e Dave não estão errados por simplesmente tirar capturas de tela e postar o que qualquer pessoa pode encontrar. :grimacing:

3 curtidas

Eles estariam se estivessem usando isso para ridicularizar alguém publicamente.

12 curtidas

O problema é o comentário que eles fazem sobre essas capturas de tela.

Bob e Dave habitualmente postam no Fórum Y, incluindo capturas de tela de conversas que tiveram com pessoas no Fórum X. “Olha o que essa ***** disse para mim no Fórum X. (captura de tela incluída)”

O ***** geralmente é um insulto homofóbico, embora às vezes eles sejam criativos e usem outros insultos que violariam diretamente qualquer Código de Conduta sensato, e outros não moderadores no Y frequentemente se juntam para aumentar a “diversão.”

Muito raramente, seus insultos incluem sugestões sobre qual forma de violência (incluindo violência sexual) deveria ser perpetrada contra seus alvos. Eles provavelmente estão “só brincando” quando dizem isso, mas isso não torna aceitável.

Quanto à prova… “Bob” e “Dave” usam os mesmos nomes de usuário em X e Y. Não há motivo para duvidar que o Bob em X seja o mesmo que o Bob em Y; o “Bob” disse em Y que é ele mesmo. (Mudei os nomes para contar a história aqui; seus nomes de usuário reais não são apenas nomes próprios comuns.)

Sim.

Os usuários alvejados usam o Fórum X. Eles consideram o Fórum Y um esgoto e nunca postariam lá.

3 curtidas

Eu concordo completamente, pois isso certamente vai além de apenas.

Para deixar claro, concordo que isso é um comportamento pouco profissional no melhor dos casos, eu não gosto de jeito nenhum e não concordo com isso — mas não tenho certeza de que seja necessariamente assédio, A MENOS QUE, como você diz, o *** seja um insulto que viole as diretrizes do FX ou FY relativas a obscenidades, discurso de ódio, expressões de intimidação, uma política real de assédio, etc.

Esse tipo de coisa acontece todos os dias no Reddit, Twitter e Facebook. Novamente, isso não torna aceitável, mas também não torna uma violação do FX.

Acho que você poderia argumentar a favor de sanções (incluindo banimento) no FX se QUALQUER UMA das seguintes condições fosse verdadeira…

1. O FX tenha diretrizes da comunidade que proíbam republicar (via citações ou capturas de tela) e comentar sobre conteúdo do FX em outros sites publicamente visíveis (por exemplo, o FY),
    OU
  2. O FX tenha diretrizes da comunidade que se estendam a comentários fora do site sobre conteúdo do FX (por exemplo, se você não pode dizer *** no FX, então também não pode dizer em nenhum outro lugar ao discutir conteúdo do FX),
    OU
  3. AMBAS.

:flushed_face: Isso é definitivamente assédio e deve ser tratado não apenas no FX, mas também no FY e possivelmente com as autoridades locais.

Suspiro… pessoas que não gostam do Bob podem ir bem longe para dificultar a vida dele. É algo triste e difícil de identificar devido ao anonimato online.

Novamente, imitar outra pessoa online é algo comum. :woman_shrugging:

@dfabulich, novamente, essa é uma situação tão delicada, em parte porque há lacunas de dados onde fatos ou circunstâncias adicionais podem estar ocultos, e em parte porque realmente será uma decisão intuitiva do administrador.

(Se fosse eu, eu investigaria por meio de contato direto com todas as partes envolvidas tanto no FX quanto no FY, estabeleceria e comunicaria limites e expectativas comportamentais específicos, e baniria imediatamente ao próximo sussurro de má conduta… mas não esperaria que isso parasse o comportamento e até mesmo estaria preparado para que ele pudesse escalar.)

2 curtidas

Li todas as respostas até agora e concordo com a última postagem do @papyrophilia:

(ênfase minha)

Você tem os endereços de e-mail e os endereços IP deles, e eles confessaram ser os mesmos usuários em ambos os fóruns:

• Pesquise o país, província/estado, cidade/bairro e provedor de internet (ISP) deles.
  • Compile um relatório digno de ser enviado à delegacia local.
  • Envie esse relatório para eles em particular, alertando que estão a apenas um clique de serem reportados ao seu ISP e à polícia local.
  • Enfatize que isso vai além do simples cyberbullying e que se trata de um esforço coletivo, ou seja, cybermobbing.
  • Diga a eles que devem remover todas e quaisquer cópias de conteúdo do fórum X no fórum Y em um prazo razoável (24, 48, quantas horas forem. Você sabe quanto tempo levaria para você fazer o mesmo).
    • Dependendo da licença que você usa para criação de conteúdo no seu fórum e do país onde você/eles residem, você pode ameaçar com a DMCA.

E se eles continuarem com esse comportamento, atualize seu relatório com o aviso que você enviou e as novas infrações deles, e reporte-os ao ISP e à polícia local.

Como você administra um site de jogos, e eles não parecem ser indivíduos muito maduros, isso provavelmente vai assustar a **** deles e eles vão cessar imediatamente.
Se não, está fora das suas mãos, cabe à :policeman::policewoman:

:man_shrugging:

3 curtidas

Nomes alterados para proteger os culpados, e tudo mais!

2 curtidas

Falando por experiência própria, não há nenhuma chance de a polícia se envolver em um caso de mensagens de fórum dizendo “haha, espero que ela seja *****ada”.

Eu disse anteriormente que eles estavam “só brincando”, e acho que eles estão “só brincando”. Metaforicamente, a intenção deles é apenas brincar com fósforos; eles podem, sem querer, iniciar um incêndio, mas não têm nenhum plano de cometer incêndio criminoso. (“Você não consegue levar uma piada?”)

Ainda assim, isso não é aceitável e, como disse, uma mensagem assim violaria diretamente qualquer Código de Conduta razoável, mas a polícia absolutamente não ajudará neste caso.

5 curtidas

Esta é a Internet e :earth_americas: e as leis variam conforme o país ou região.

Eu poderia simplesmente ir à polícia e registrar uma queixa por assédio moral, cyberbullying e mobbing onde estou…

2 curtidas

Oi.
Eu achei que você faria a pergunta: “Existe certeza absoluta de que, sob os mesmos nomes em fóruns diferentes, sejam as mesmas pessoas?”

2 curtidas

Uma série original do Forum X :sweat_smile:

3 curtidas

Nos EUA, isso é uma forma de Crime de Ódio. O FBI investigaria isso, especialmente se isso tem ocorrido há algum tempo. Eles preferem interromper isso antes que alguém decida fazer o que está sendo sugerido.

2 curtidas

A fé que vocês têm no sistema de justiça dos EUA está mal colocada. Os policiais absolutamente não comparecerão nem mesmo a ameaças online flagrantes.

2 curtidas