Improvise. Adapte-se. Supere: aprendendo novos hábitos ao usar um novo software

Improvise. Adapte. Supere: aprenda novos hábitos ao usar um novo software?

Desculpas pelo nome do tópico no estilo meme ruim :upside_down_face:

Conheço pessoas que se apegam a velhos hábitos por muito tempo, mesmo quando o software muda. Eu sou uma delas. Olá. :waving_hand:.

Não tive problemas para me adaptar do mIRC para o Discord. Por quê? Eu realmente não sei. Talvez o Discord, quando foi lançado, tivesse muito menos recursos do que tem agora. Talvez eu me sentisse confortável por razões desconhecidas. Ou talvez, como um software focado em chat, tudo fosse simples e direto.

Mas meu uso de fóruns é outra história. Uso fóruns há 20 anos. Como muitas pessoas, foi principalmente phpBB e vBulletin nessa era antiga (acho que ainda são os softwares mais usados, mas você entende o que quero dizer :grinning_face:).

Aprendi a usá-los, eles tinham muitas configurações e recursos inúteis porque era uma época em que “mais” era “melhor”. Tenho certeza de que não aprendi tudo sobre como usá-los, desde que eu pudesse postar mensagens e imagens, e outras ações básicas como citar, personalizar meu perfil, usar as ferramentas de moderação disponíveis, etc.

Usei vBulletin e phpBB da mesma forma, e foi o mesmo com outros motores menos populares ou feitos em casa. Eles eram todos parecidos de qualquer maneira.

Uso o Discourse desde cerca de 2018. 4, quase 5 anos.

Naquela época, eu procurava um software de fórum para atualizar um fórum phpBB. Eu estava me perguntando: “phpBB e softwares semelhantes são todos iguais, não são feitos para o uso e dispositivos de hoje. Existem alternativas de próxima geração? :thinking:

Pesquisei na Internet. Encontrei nodeBB. Flarum (em beta então), e Discourse. E nada mais (provavelmente havia outros concorrentes, mas não os encontrei na época).

Assim como phpBB e outros, esses três softwares se pareciam muito do ponto de vista do usuário/visitante. Eu supunha que eles também funcionavam da mesma maneira, com recursos semelhantes como atualizações de discussão em tempo real, facilidade de upload de mídia, prévias de links postados, etc. Escolhi o Discourse (explico por quê aqui).

Aprendi muitas coisas usando o Discourse ao longo de alguns anos.

Mas recentemente percebi que não adaptei meus hábitos. Eu estava usando o Discourse praticamente como usava softwares de fórum antigos, nos quais eu nem sequer usava recursos úteis.

Quando eu usava softwares de fórum antigos, nunca usava os recursos para ver mensagens novas ou não lidas. Quando migrei um fórum phpBB para o Discourse em 2018, o administrador atual disse que sempre usou o recurso “ver novas mensagens” do phpBB que eu nunca me preocupei em descobrir ou usar. Eu estava me apegando a mais de 15 anos de hábitos subótimos.

Eu nem queria tentar. Mas depois de pensar mais sobre isso, passei a sempre abrir outro fórum phpBB do qual sou membro pela URL /search.php?search_id=newposts. Achei muito mais fácil ver a atividade recente porque o fórum não era muito ativo.

Mas mesmo com esse hábito novo, realmente útil e prático, não me ocorreu que eu poderia fazer o mesmo no Discourse, apesar do recurso ser muito visível. Quero dizer, está no menu superior…

Mas recentemente, tive uma súbita percepção quando a barra lateral do Discourse foi introduzida:

Da mesma forma, aprendi recentemente que em um fórum vBulletin do qual também sou membro, há um ícone para ir para a última mensagem não lida de um tópico. E também uma opção para assinar um tópico. E certamente, outros que eu poderia achar úteis também.

Nunca procurei por tais opções e me pergunto quantos recursos perco porque não os procurei ou não os descobri empiricamente.

Muito recentemente (há poucas semanas!) comecei a usar o recurso de marcador do Discourse.

Não uso marcadores no meu navegador web, não me ocorreu que poderia ser útil em um fórum.

Na primeira vez que usei o recurso de marcador no Discourse, foi uma mensagem pessoal à qual não pude responder rapidamente, e decidi tentar a “coisa do marcador” para ter um alerta no dia seguinte. Funcionou como esperado. :grinning_face:

Percebi então que muitas vezes me deparei com informações úteis que tive dificuldade em encontrar novamente depois de semanas, meses ou anos, e decidi tentar os marcadores do Discourse para guardá-las e ter acesso fácil a essas informações.

E de fato, está apenas… Funcionando como esperado, como deveria, e me ajuda muito!

Então, depois de todas essas percepções súbitas, acho que tentarei me adaptar mais a novos softwares e recursos, procurá-los e experimentá-los, em vez de me apegar aos meus velhos hábitos por padrão.

Recentemente, um amigo me falou sobre um novo navegador (Arc) que ele começou a usar em seu Mac. Usei o Chrome por muito tempo (depois de usar o Firefox por muito tempo também), estou acostumado com ele, e nunca pensei muito em mudar novamente.

Mas durante a apresentação do Arc que eles me fizeram, eles me mostraram tantos pequenos recursos inteligentes. O mesmo tipo de recursos que torna o Discourse melhor do que muitos softwares de fórum - um bom exemplo é [edição rápida](Fast Edit: a perfect example of how such a small feature can be amazing -. O tipo de recurso que faz você pensar por que nunca foi feito antes (até onde você sabe) em softwares semelhantes. Fiquei convencido e, em minha nova perspectiva de procurar mudar hábitos ao usar novos softwares (ou novos recursos) que descobrirei no futuro, tentarei improvisar, adaptar, superar quando este navegador for lançado no Windows.

Desculpas pelo final ruim no estilo meme :upside_down_face:

Então, qual sua opinião sobre isso? Você também tende a se apegar a velhos hábitos? Como você se adapta a novos softwares ou novos recursos? Você teve um estalo um dia por algum motivo que o fez mudar seus hábitos? Você sempre se adaptou desde o início?

5 curtidas