O painel do Literate Computing atualizou com sucesso dois sites independentes e um site de dois contêineres sem incidentes. Na maioria dos casos, tudo o que era necessário era alterar a versão alvo do Postgres em uma variável, então, conforme anunciado, o processo é o mesmo dos últimos.
Na verdade, é bastante suportado, é muito mais seguro do que atualizar uma versão principal do banco de dados. Se algo der errado, você simplesmente não faz a troca para o novo servidor. Se você estiver perto de precisar de uma atualização do SO e/ou quiser tempo de inatividade mínimo, é uma boa opção. Você tem acesso somente leitura enquanto constrói o novo servidor e depois faz a troca. A maneira fácil tem apenas tempo de inatividade para a reconstrução final, ou zero tempo de inatividade se você copiar os certificados do servidor antigo).
Se tudo der errado com uma atualização do banco de dados, construir um novo servidor e restaurar o backup é a solução fácil.
Certifique-se de fazer um backup antes de começar. Eu faço um backup apenas do banco de dados, já que você não vai perder seus uploads.
Só para confirmar, não estou usando o PostgreSQL fornecido pelo Discourse e o próprio Discourse ainda não exige o PG18, correto? Então, não sou obrigado (ainda) a fazer a atualização para o PG18.
Bom ponto. Mas o outro aspecto é que as versões LTS saem a cada dois anos, então não é uma má ideia fazer isso ao mesmo tempo.
Você tem bastante tempo. Eles pressionaram por… hum, alguma versão bem rápido após a atualização devido a algum recurso que era necessário, mas você provavelmente pode esperar até um ano. Eu acompanho o repositório discourse_docker. Em algum ponto eles começarão a falar sobre remover o suporte ao PG15; não é especialmente barulhento e é uma maneira fácil de se manter atualizado com as mudanças internas.
Isso pode incentivar outros a seguir nossos passos intrepides mais cedo.
Minha IA de busca web gratuita está me dizendo:
Para um aplicativo Rails típico, migrar do PostgreSQL 15 → 18 pode resultar em ~10–25% de melhoria no desempenho das consultas sem alterações no código, e até 40% em padrões de consulta específicos, se você aproveitar os novos recursos de indexação e do planejador.
Se for verdade, essa é uma atualização bem interessante!