“Proprietário” nem sempre é uma palavra agradável, mas tem o mérito da clareza. Aliás, é utilizado em muitos softwares profissionais (exemplo aqui).
Para mim, “Meus grupos (responsável)” não é compreensível.
“Proprietário” nem sempre é uma palavra agradável, mas tem o mérito da clareza. Aliás, é utilizado em muitos softwares profissionais (exemplo aqui).
Para mim, “Meus grupos (responsável)” não é compreensível.
Bem, fazemos software livre, então podemos convidar para a emancipação em vez do controle. Desculpe, vi a Harriet recentemente e acho que o conceito de responsabilidade se adequa melhor para sugerir um papel dentro de um grupo, especialmente se forem grupos de conversa. Na verdade, costumo usar ‘anfitrião’ para indicar o que se espera de um responsável pelo grupo, ou seja, que cuide de seus membros e da cordialidade do seu funcionamento.
Pessoalmente, não sou fã
Tem um cheirinho de “francês canadense” (não tenho nada contra os canadenses!). Além disso, “afiliação” remete muito a sistemas de comissão sobre vendas. E não acho que a equipe do Discourse queira substituir o termo “Grupo” neste caso.
A ideia de “proprietário” veio atualmente do Zogstrip acima, após essa observação ao Gh_Irina.
Mas não tenho nada contra mudar, e provavelmente é uma boa coisa. “Propriedade” sobre um grupo, hum, realmente.
Pessoalmente, gosto da ideia de “admin”. Remete a “administrador” e/ou “administração” (do grupo), e talvez seja legal alinhar o francês e o inglês (o que “admin” também permite, aliás), evoluindo o inglês em paralelo:
[Francês / inglês]
Meus grupos (membro) / My groups (member)
Meus grupos (admin) / My groups (admin)
Do meu lado, acho isso ótimo assim. O que os outros acham?
Mas, admin, isso já é outro papel no site.
Ah, isso poderia criar confusão com o administrador do fórum… Não podemos ser apenas “administradores de um grupo”, o que não teria nada a ver com o administrador do fórum? Confesso que não sei.
Se necessário, podemos fazer referência a “Group Admin” (inglês) e “Admin de Grupo” (francês)? Se entendi bem, a ideia era não ficar preso ao termo “proprietário”.
(Nota: Confesso que conheço muito pouco os “grupos” no Discourse até agora).
Acho que essa seria uma boa ideia também em inglês. Não sei de onde veio originalmente o rótulo ‘proprietário do grupo’. Na minha comunidade, faria mais sentido chamá-los de administradores do grupo ou gerentes do grupo. Muitas vezes, são funcionários encarregados de manter a adesão ao grupo. Chamá-los de proprietários exagera seu papel em relação ao grupo.
Apenas proprietário das configurações de associação do grupo. O termo não é usado como um equivalente literal dentro de um grupo real.
Você conseguiu fazer algum progresso nisso? Apenas meus usuários me dizem que ainda está apenas “Mes groupes” duas vezes.
Obrigado!
Olá a todos,
Estou revisando grande parte das traduções aprovadas para tentar melhorá-las. Encontramos erros de vários tipos:
Tive a oportunidade de corrigir um grande número desses erros e espero que isso seja perceptível na próxima atualização. Gostaria de aproveitar esse impulso para retomar alguns pontos deste tópico.
Concordo plenamente e faria as mesmas propostas. “Pseudo”, além de ser um prefixo, remete um pouco ao mundo dos videogames. Alguma outra opinião?
É um tema complexo… Vi uma ou duas traduções com escrita inclusiva, mas não tenho certeza se essa é a direção certa para o Discourse. @hellekin, você tem exemplos concretos em mente?
Infelizmente, não estou familiarizado o suficiente com o conceito de grupo para decidir aqui. Qual é o consenso final?
| String Original | Tradução Atual | Problema | Sugestão |
|---|---|---|---|
| That feature hasn’t been implemented yet, sorry! | Essa funcionalidade ainda não foi implementada, desculpe! | Se o administrador for do sexo feminino, o gênero não é respeitado | Essa funcionalidade ainda não está disponível. |
| Are you sure you want to delete this bookmark? The reminder will also be deleted. | Tem certeza de que deseja excluir este marcador? O lembrete também será excluído. | O gênero de uma usuária não é respeitado | Deseja confirmar a exclusão deste marcador e do lembrete associado? |
| … user | … usuário | Em muitos casos, pode tratar-se de uma usuária | Nenhuma sugestão: o termo “usuário” é em si problemático na informática; poderíamos usar “usuário” no sentido neutro, mas “usuária” criaria um problema semelhante. |
Etc. Às vezes, é possível (e desejável) preferir uma formulação ativa sem buscar uma tradução literal. No caso de sorry, é mais delicado: apagar o rastro de cortesia ou torná-lo patético… Em mensagens oficiais, o uso de “pedimos desculpas pelo inconveniente” é irritante, enquanto “rogamos que nos desculpem” é excessivo para um sorry tão conciso.
Outro problema que detectei (perdão, kleiny, por minhas edições intempestivas e equivocadas) diz respeito à tradução de bookmark: dependendo do ambiente, usamos “marcador”, “favoritos”, etc., e o termo “fixar” para o verbo to bookmark já possui outro significado (tópicos fixados) no Discourse.
Obrigado pelas sugestões! Isso dá ideias. A formulação “Deseja confirmar” (em vez de “Tem certeza de que deseja”) é uma boa alternativa, mas haveria muitas frases para atualizar.
Quanto ao bookmark, o glossário indica “marcador” para o substantivo e “adicionar marcador” para o verbo. É discutível, mas tem o mérito de ser bastante respeitado nas traduções do que vi. A recente adição do conceito de “lembrete de marcador” também é difícil de esclarecer.
Não vejo bem onde esse problema supostamente surgiria. Mas concordo que a sugestão é muito melhor!
Concordo plenamente com você sobre toda a questão do “sorry”.
“Marcar” não parece tão ruim, no final das contas. “Marcador” é relativamente bom, mas “favorito” me pareceria eventualmente mais “informal”. “Marcador” parece exigir 1 segundo de reflexão na primeira vez, para que entendamos do que se trata. Nada de dramático. Mas, se tiver que escolher, eu tenderia eventualmente mais para “favorito” (também com o verbo “marcar”).
Iria contra a sua sensibilidade se usássemos “categorias” e “etiquetas” aqui, em vez disso?

Acho que está muito verboso atualmente.
“Mettre en favori” poderia dar a impressão de ser uma espécie de “super like”. Eu também mencionei a nova funcionalidade de lembrete programado nos signets. Para aqueles que estão familiarizados com os favoritos nos navegadores, o conceito de um lembrete em um favorito seria um pouco surpreendente.
Também acho que “signet” não é diretamente óbvio. “Marque-page” poderia ser uma alternativa, mas, na verdade, os dois são equivalentes.
Acho que é uma boa ideia.
Acho isso ligeiramente melhor que “marcador”, pois é mais facilmente compreendido de relance, na minha opinião. Mas é um pouco mais longo. “Colocar um marque-page” é bastante legal, com a ideia eventual de um lembrete para retornar a ele posteriormente.
Também acho que é uma boa ideia ![]()
A língua francesa é construída para diferenciar gêneros, ou melhor, sexos — e especialmente para posicioná-los como um marcador de poder —, portanto pode ser chocante ser abordado·a por um gênero diferente do próprio. A neutralidade de gênero é uma longa reivindicação feminista, e a história da língua inclui exemplos da imposição de um termo ou de outro por razões ideológicas e para afirmar o poder masculino sobre a mulher. Por exemplo, você pode consultar a história do feminino da palavra « auteur » (autrice? — o que a gramática exigiria, ou « auteuse » — que já vi ser usado às vezes, ou ainda « écrivaine »?); ao se aprofundar, encontram-se comentários de homens bem-intencionados que são totalmente misóginos. Assim, o esforço de tradução para neutralizar as distinções de gênero, especialmente com o aumento das identidades de gênero não binárias, me parece importante no contexto de um software destinado à conversa.
Por que não « marcar a página » ou, já que o conceito de página não é muito relevante no Discourse, « marcar esta contribuição » ou « marcar este tópico »; usamos um marcador de página para guardar um lugar, então outra possibilidade de tradução para « Bookmark » poderia ser: « guardar este tópico » ou « conservá-lo » — ou, de forma mais longa: « marcar esta contribuição para leitura posterior ». Viva a simplicidade! ![]()
@j.jaffeux: também acho que as expressões « todas as … » podem sofrer elipse sem comprometer o sentido do texto.
Muito bem. Ainda assim, não vejo onde isso poderia se aplicar a
Essa funcionalidade ainda não foi implementada, desculpe
A menos que partamos para um grande delírio de que seria misógeno dizer que uma funcionalidade ainda não foi implementada quando a administradora é do sexo feminino, porque isso implicaria ou insinuaria que a função não está disponível porque ela é mulher e, sem dúvida, não fez o seu trabalho
Ou outra atrocidade desse tipo (que, aliás, vemos com muita frequência).
Incompreensão: Não estava falando de forma geral, mas sim do caso específico em questão.
De fato, por que não. Mas, mesmo que muitas coisas possam ser “melhores”, pessoalmente não me parecem causar um efeito de compreensão claro e imediato. Isso porque é “comum” e difícil de não entender ou de ser mal interpretado.
O conceito de “marcador” e de “colocar um marcador” me parece não exigir nenhuma reflexão. Já “marcar a página” exige um instante para ser compreendido. Estou convencido de que um certo número de pessoas nem sequer vai compreender diretamente tal título. Ou não de forma clara e imediata. Isso é apenas a minha opinião.
« Desculpe », é tão simples: quando uma mulher se expressa, ela escreve desculpe com um e final. A tradução, portanto, é generificada e assume que o administrador é um homem, o que não é muito acolhedor para quem não se reconhece nesse gênero.
Vê? Se não questionarmos a linguagem, a forma que ela assume, acabamos aceitando coisas sem nem perceber. Recomendo assistir a este trecho de uma conferência de Deleuze sobre a relação entre arte e resistência, onde ele define a comunicação como « a transmissão e a propagação de uma informação » e a informação como « o sistema de controle das ordens de palavra ».
https://peertube.social/videos/watch/bc86bf92-a955-4b59-bc86-ddcb385f3977
No entanto, a ideia de transcrever esse conceito para uma tela onde o próprio conceito de página desapareceu não parece nada óbvia: trata-se bem de uma « ordem de palavra » assimilada, que nos indica que, de fato, nesse contexto, um « marcador » funciona como um sinalizador ou, melhor dizendo, sinaliza a funcionalidade de lembrar um documento específico identificado anteriormente. « Ponto de referência », « marco », « marco referencial »: tantos conceitos que poderiam ou teriam podido substituir um « marcador » ou um « favorito ». O uso do marcador indica o deslizamento semântico desde a concepção do texto sob a forma de livro até o hipertexto na tela. Encontramos, aliás, muitas metáforas usadas em objetos físicos ligados à leitura na tela: por exemplo, uma « aba »; pode-se notar também que a aba precede as telas sensíveis ao toque, que lhe devolvem um pouco de pertinência.
Puxa, sim
É tão simples, mas realmente me escapou completamente. Eu não vi de forma alguma onde poderia estar a coisa, e nem por um instante pensei que estivesse na terminação de “desculpe”. Agora, eu não interpretei isso realmente como a expressão de uma pessoa (“eu me desculpo”), mas mais como um substantivo comum, como se anotássemos “nossas desculpas”. Mas imagino que você esteja certo (ao olhar rapidamente no dicionário, isso confirmaria, aliás, que você está certo). Ainda assim, eu não vejo realmente esse “desculpe” como a expressão direta do administrador/administradora, mas sim como vindo do fórum em geral. Seria necessário então colocá-lo no “feminino” apenas porque o site é administrado por uma mulher? Não tenho certeza. O que é certo é que não me incomodei nem um pouco com um “desculpe” sem “e” final, sabendo que se tratava de uma administradora. Talvez eu tivesse me incomodado um pouco se houvesse um (mas teria entendido rapidamente o porquê da coisa).
Interessante, no entanto, esse pequeno episódio sobre esse “desculpe”.
Eu assisti (ouvi, principalmente) seu vídeo e achei absolutamente horrível (isso só me compromete). 15 minutos da minha vida perdidos para sempre ![]()
O tipo de debate sobre essas palavras masculinas (ou “únicas”) usadas também para mulheres é um pouco interminável. Depende do ponto de vista do qual partimos. De um lado, uma “igualdade” é reivindicada e supostamente desejada; de outro, é necessária uma diferenciação… sim, mas porque a palavra em questão é de origem masculina desde o início, etc. Enfim.
Não tenho certeza, mas tenho a impressão de encontrar algo que eu já tinha notado com outros interlocutores em outros fóruns: Você parece se deter muito nas palavras. Eu, ao contrário, considero principalmente a ideia como sendo importante. Aqui, a ideia que você deseja transmitir, para que seja corretamente compreendida pelo maior número possível de pessoas com o “menor esforço” possível, se quiser. Então, sim, eu entendo bem o que você diz e que há uma parte ilógica na reutilização de palavras “usadas” para transpô-las para novos usos, ou o fato de haver palavras mais “corretas” e tudo o que você argumenta. Mas, para mim, a eficácia vem primeiro, e essas considerações ficam em segundo plano (embora eu seja, por costume, muito rigoroso quanto à precisão do vocabulário, mas para uma boa compreensão entre interlocutores e para que não haja ambiguidades, especialmente em domínios técnicos que possuem vocabulário próprio).
Isso me faz perceber que eu estaria “a favor” de continuar um “mau uso” em termos de vocabulário, apenas porque começou e as pessoas o compreendem bem. O que, de fato, apenas perpetua e reforça “maus usos” de palavras. Talvez você tenha razão em querer impor novos usos mais “corretos”, mesmo que o início não seja necessariamente óbvio (até que isso se estabeleça).
Totalmente de acordo. Nesta frase, o “desculpe” vem do software e não do administrador.
Me incomoda ver tantos “todas as”![]()