Os dados de uma comunidade são mais do que apenas números e nomes; eles refletem o pulso da comunidade — aquilo que os membros se importam, discutem e com o que se engajam. Esses dados incluem todo o conhecimento gerado através dessas discussões, que deve ser um recurso duradouro, sempre acessível à sua comunidade. No entanto, muitas plataformas dificultam o acesso ao histórico da sua comunidade, ou até mesmo limitam a quantidade de histórico que você pode acessar, prejudicando sua capacidade de reter e alavancar insights valiosos. Outras podem impedi-lo de levar seus dados com você caso decida mudar. Escolher a plataforma certa desde o início ajuda a preparar sua comunidade para o futuro.
Este é um tópico de discussão complementar para a entrada original em https://blog.discourse.org/2024/12/the-importance-of-data-ownership-for-community-leaders
Sou um grande fã do Discourse exatamente pelo motivo discutido –
propriedade dos dados pelos líderes da comunidade e não pela plataforma (comunidades do Discourse podem migrar facilmente para auto-hospedagem ou até mesmo para outras plataformas)
facilidade de acesso dos usuários para exportar seus próprios dados
Mas fiquei surpreso que nenhum desses recursos do Discourse parece ter sido mencionado no post do blog
Por exemplo, o Discord etc. nem sequer tem a capacidade de exportar os dados da sua comunidade. Quando alguém exclui seu servidor, ninguém tem acesso a nenhum de seu próprio conteúdo, e você não pode manter um backup do servidor em nenhum lugar para poder restaurá-lo um dia. E em outras plataformas, se você quiser solicitar seus dados, terá que escrever e pedi-los – não há um processo automatizado.
No Discourse, você pode exportar todo o seu fórum em um arquivo de backup e, em seguida, restaurá-lo facilmente a qualquer momento. Você também pode usar scripts de migração para restaurar os dados em outra plataforma de fórum, se desejar.
E os usuários podem obter facilmente uma exportação de suas próprias postagens em CSV no Discourse sem esperar que nenhum membro da equipe responda.
Esses recursos são os maiores recursos do Discourse sobre este tópico de discussão – então acho que seria ótimo ver mais elaboração sobre eles neste post do blog também, ou em um futuro.
Concordo plenamente com este artigo, pois ele ressoa particularmente com minha experiência pessoal. Meu maior arrependimento hoje é justamente não ter criado uma plataforma independente como o Discourse desde o início da minha jornada.
Em 2011, lancei uma página no Facebook dedicada ao bem-estar animal. O sucesso veio rápido e impressionante: centenas de milhares de pessoas se uniram a essa causa, criando uma comunidade dinâmica e engajada. As interações eram numerosas, as discussões enriquecedoras e a participação dos membros extraordinária.
Infelizmente, nos últimos anos, todo esse ímpeto desmoronou. Minhas postagens, que antes alcançavam milhares de pessoas, agora reúnem apenas cerca de dez “curtidas”. A participação tornou-se quase inexistente. A parte mais frustrante? Para recuperar um pouco de visibilidade, sou forçado a patrocinar minhas postagens.
Anos de trabalho árduo e uma comunidade vibrante evaporaram, presos pelos algoritmos e pela política comercial do Facebook. Se eu tivesse que fazer tudo de novo, criaria minha própria plataforma independente sem hesitar para preservar essa bela comunidade e manter o controle sobre nossas interações.
Totalmente fora do tópico, mas você fez uma escolha errada na época. Páginas são sempre um fracasso catastrófico e a principal razão foi o fato de que as páginas praticamente não têm visibilidade sem participação verbal. Grupos são uma história totalmente diferente.
Mas sobre a propriedade dos dados — tentando obter imagens do Instagram…
Obrigado por esta nota, Kevin. Atualmente estou considerando uma plataforma de hospedagem para minha comunidade online - embora eu veja grupos do Facebook acumulando centenas de milhares de membros no meu nicho, estou convencido a investir meus esforços na construção de comunidade em uma plataforma proprietária em vez de mídias sociais.
O alcance das mídias sociais e o alcance de pesquisa via Google são bons para descoberta, mas quando se trata de levar a sério a sustentabilidade a longo prazo - uma plataforma independente (auto-hospedada) como o Discourse é certamente uma escolha mais sábia, em comparação.