Bem, usuários normais sabem que ela tem duas funções, fazer a barra lateral deslizar para um lado e também para o outro, dependendo do estado da barra lateral.
Mas nós, outros usuários anormais, sempre temos que clicar algumas vezes para pegarmos o jeito. Além disso, alguns dias depois esquecemos e, bem, clicamos novamente…
Tenho uma proposta: usar ícones ligeiramente diferentes nos dois estados diferentes!
Sim, este é um ícone comum na web. Mas o Discourse poderia liderar o caminho para torná-lo mais amigável ao usuário.
Na verdade, acredito que seja o único ícone multifuncional “armadilha” restante.
Tão perverso que ele faz o oposto metade do tempo… Não consigo pensar em nenhum outro igual.
Concordo que o hambúrguer que significa “alternar a barra lateral” é confuso. Eu clico nele esperando que algo mais aconteça (não sei o quê) todos os dias.
O hambúrguer abre um menu, como esperado. O fechamento é uma ação inesperada. Quão grande é esse problema no mundo real, é a pergunta real agora e a resposta para isso dá uma solução bastante óbvia então.
Espere. Nunca houve confusão com o botão vertical de três pontos do menu do Chrome no canto superior direito do meu navegador.
Isso porque, depois de pressionar os três pontos, o menu está obviamente aberto ou fechado.
Portanto, o problema é que não se pode dizer se as três barras estão associadas à barra lateral, etc…
E o duplo azar é que elas até deslizam de forma discreta depois que alguém as pressiona por engano. O que significa que é preciso persegui-las com o mouse para pressioná-las novamente. Pelo menos no Desktop.
Assim como perseguir uma galinha de quintal que sabe que seus dias estão (esperançosamente) contados.
Melhorias estéticas. Os antigos usuários estão simplesmente acostumados com o antigo. Mudar isso para uma opção faz sentido do ponto de vista do design para torná-lo mais intuitivo.
Tenho certeza de que esse tipo de mudança pode ser opcional por meio de um componente de tema ou configuração interna.