Estou curioso sobre como o espaço em disco é consumido. Nossa instalação tem três semanas, baixo uso. Na outra noite, havia 35 GB de espaço livre e, após a atualização do Discourse ontem, restam 31 GB de espaço. Há apenas 35 MB de uploads.
Estamos executando Ubuntu 20.04.4 LTS, 1 CPU, 2 GB de RAM, SSD de 50 GB no Digital Ocean.
Apenas curioso por que temos apenas 31 GB de espaço em HD sobrando em uma nova instalação?
Obrigado por me ajudar a entender como o Discourse funciona!
Obrigado pela resposta, Stephen. Criei o sistema de acordo com a instalação de um clique do Digital Ocean. Inicialmente, eu tinha 35 GB de espaço livre em um servidor de 50 GB. Achei isso estranho, mas não encontrei nada nesses fóruns sobre isso.
Então, apenas uma vez, outro dia eu reconstruí o sistema para aprender os comandos. Vejo que uma reconstrução é algo que você deve fazer uma ou duas vezes por ano. Ontem à noite, aprendi sobre o comando que você acabou de fornecer, mas ainda não o executei.
Suponho que a pergunta seja, em um sistema novo e padrão. É esperado que restem 35 GB em uma máquina de 50 GB?
Ótima informação. Então, após uma reconstrução ou atualização, provavelmente é uma boa ideia executar esse comando.
Fui em frente e fiz isso, aqui estão os resultados:
Espaço total recuperado: 5,562 GB
e agora…
#df -h
/dev/vda1 49G 11G 38G 22% /
Esse 11G parece muito melhor do que os 17GB de ontem à noite. Este servidor dimensionado deve ser suficiente para os próximos anos. Eu só queria ter certeza de que nada estranho estava acontecendo com nossa instância. Obrigado por esclarecer as imagens do Docker!
Sim. Você está bem. Recomendo o droplet de 50 GB porque você não precisa se preocupar com espaço (a menos que tenha muitas imagens). Você pode executar esse comando de limpeza uma vez por ano ou deixar o launcher fazê-lo automaticamente quando você chegar a 5 GB.