Tenho dúvidas sobre os 2 VPS: faz muita diferença o SSD comum em relação ao NVMe?
Só por diversão, recentemente fiz o upgrade da instância padrão de $5 da Vultr para a de Alta Frequência de $6, para ver se notava alguma diferença na velocidade e afins por apenas mais $1/mês ; )
Não executei testes de benchmark, mas posso dizer que o Discourse está mais rápido, o processo de upgrade foi mais rápido e os backups também.
Então, do ponto de vista de uma “avaliação visual”, estou notando uma diferença considerável com o upgrade.
Ray
Tecnicamente, deveria haver uma vantagem real ao usar NVMe. Pelo que pude testar, os NVMe oferecidos por provedores de nuvem são, em geral, pelo menos 10 vezes mais rápidos, o que melhoraria muitas coisas.
É importante notar que, em alguns testes que fiz, descobri que o NVMe na nuvem era mais lento que um SSD SATA local (como o SSD do meu PC), mas ainda assim representou uma melhoria.
Além da mudança para NVMe, o Discourse recebe um aumento significativo de velocidade graças à frequência mais alta, o que também ajuda.