Algumas alternativas mais baratas ao Hetzner?

Eu usava a Hetzner no passado e era bem barata. $5, depois aumentaram para $7. Não era um grande problema. Este era o servidor, agora indisponível:

Então a próxima “opção mais barata” é “apenas” $5 a mais, por algo que parece (pelo meu conhecimento básico) ser um servidor inferior?

Para ter o mesmo tipo que eu tinha em termos de VCPU e RAM, eu teria que ir para este:

image

$13 a mais do que eu estava pagando!

Estou perdendo algo? Alguém pode indicar outras opções?
Obrigado

Você está olhando para os servidores CPX: https://www.hetzner.com/cloud/regular-performance/
Os servidores CX/CAX estão aqui, começando a partir de 7,19€/mês: https://www.hetzner.com/cloud/cost-optimized/

Se você olhar para a minha primeira imagem, é CX (a que eu estava usando). As que eles têm disponíveis são CPX.

Ah, entendi. Eles realmente têm disponibilidade limitada, não notei à primeira vista (a escolha da cor não ajuda). Achei que você tivesse olhado a página errada. Provavelmente estão esgotados por causa dos grandes aumentos de preço :cry:

muitas pessoas pegam os servidores mais baratos para testes ou o que for quando eles ficam disponíveis (eu mesmo faço isso), mas eles realmente ficam disponíveis às vezes. só precisa agir rápido e pegá-los.

se quiser, tenho um script que periodicamente procura por servidores Hetzner disponíveis (de uma configuração de sua escolha) e automaticamente cria um tópico no Discourse para alertá-lo quando um ficar disponível. você pode configurá-lo para monitorar e receber notificações por e-mail.

US$ 86,40 por ano ion VPS Cloud - Los Angeles - 2vCPU/4G/80GB/4TB-ION-L04

Eu uso a Netcup e estou muito satisfeito. O preço também é bom.

pessoalmente, eu não executaria uma configuração de contêiner dual em qualquer coisa com menos de 8 GB de RAM, 4 CPUs e 80 GB de disco, mas sua experiência e situação podem ser diferentes. estou executando um fórum relativamente movimentado nesta configuração da Hetzner com cerca de 300 usuários ativos, e de 70 a 100 DEU.

script bash para encontrar servidor Hetzner

ok, isso pode ajudar você e outros que lerem isso. é específico para a Hetzner, mas provavelmente pode ser adaptado para outros fornecedores de VPS (não me peça para fazer isso por você).

este é um script bash simples que verificará a cada 5 minutos se há um servidor Hetzner CAX21 ou CX33 disponível e publicará como um tópico em uma categoria na sua instância atual do Discourse (você pode alterar o script para a configuração de sua escolha). funciona de maneira semelhante a uma categoria de feed RSS.

você precisará de um token da Hetzner e de uma chave de API do Discourse, além do ID da categoria do seu fórum Discourse desejado para onde os tópicos serão publicados. o script pode ser alterado para incluir um filtro que especifique a localização também (este procura em todas as suas localizações).

etapa 1: obter tokens de API

• token de API da Hetzner: vá para o console da nuvem da Hetzner → selecione seu projeto → depois clique em segurança à esquerda → tokens de API → gerar token (somente leitura é suficiente). copie e salve esta chave.
  • chave de API do Discourse: vá para o administrador do Discourse → API → crie uma nova chave (usuário do sistema, todos os endpoints é suficiente). copie e salve esta também.

etapa 2: instalar jq

faça login via SSH no seu servidor Hetzner atual e instale o analisador JSON jq (leva apenas alguns segundos):

apt-get update
apt-get install jq -y

etapa 3: configurar o script de rastreamento

no seu servidor Hetzner atual, crie o seguinte script bash:

nano /root/hetzner_tracker.sh

cole este código dentro (você precisará inserir suas chaves de API reais, a URL do seu fórum e o ID da categoria onde deseja que os tópicos sejam publicados).

#!/bin/bash

HETZNER_TOKEN="coloque_seu_novo_token_da_hetzner_aqui" 
DISCOURSE_URL="https://seu-forum.com"
DISCOURSE_USER="system"
DISCOURSE_API_KEY="coloque_sua_nova_chave_de_api_do_discourse_aqui"
CATEGORY_ID=XX # ID da categoria do seu fórum Discourse

# 1. Peça à Hetzner os modelos de servidor e obtenha APENAS os IDs dos modelos baratos de 8 GB (CAX21 ou CX33)
TYPES_JSON=$(curl -s -H "Authorization: Bearer $HETZNER_TOKEN" "https://api.hetzner.cloud/v1/server_types")
TARGET_IDS=$(echo "$TYPES_JSON" | jq -c '[.server_types[] | select(.name == "cax21" or .name == "cx33") | .id]')

# 2. Peça à Hetzner os níveis de estoque em tempo real de todos os datacenters.
DC_JSON=$(curl -s -H "Authorization: Bearer $HETZNER_TOKEN" "https://api.hetzner.cloud/v1/datacenters")

# 3. Verifique TODAS as localizações para ver se nossos modelos específicos estão na lista "disponível".
MATCHES=$(echo "$DC_JSON" | jq -r --argjson targets "$TARGET_IDS" '
  .datacenters[] | 
  .location.name as $loc |
  .name as $dc |
  .server_types.available[] | 
  select(. as $avail | $targets | index($avail)) | 
  "- Localização: \($loc | ascii_upcase) (\($dc)) - ID do Modelo de Servidor: \(.)"
')

# 4. Se encontrarmos uma correspondência, construa a publicação do Discourse e envie!
if [ -n "$MATCHES" ]; then

RAW_TEXT="Um servidor de 8 GB econômico (CAX21 ou CX33) está agora disponível!

**Correspondências encontradas:**
$MATCHES

[Vá para o console da Hetzner agora!](https://console.hetzner.cloud/)"

PAYLOAD=$(jq -n --arg title "🚨 ALERTA HETZNER: Servidor de 8 GB em Estoque!" \
                   --arg raw "$RAW_TEXT" \
                   --argjson cat "$CATEGORY_ID" \
                   '{title: $title, raw: $raw, category: $cat}')

curl -s -X POST "$DISCOURSE_URL/posts.json" \
    -H "Api-Key: $DISCOURSE_API_KEY" \
    -H "Api-Username: $DISCOURSE_USER" \
    -H "Content-Type: application/json" \
    -d "$PAYLOAD"

# Desabilite o script após a execução para que não spame seu fórum
  chmod -x "$0"
fi

salve o arquivo (ctrl+o, enter, ctrl+x) e, em seguida, torne-o executável:

chmod +x /root/hetzner_tracker.sh

etapa 4: automatizar o script

abra um arquivo de configuração de agendamento cron:

crontab -e

Adicione esta linha ao final do código existente:

*/5 * * * * /root/hetzner_tracker.sh

como funciona:

a cada 5 minutos, seu servidor perguntará silenciosamente à Hetzner: “você tem algum servidor disponível hoje?”

se a Hetzner disser sim, o script usará imediatamente sua API do Discourse para criar um novo tópico na categoria especificada e, se você tiver o Discourse configurado para notificá-lo sobre novos tópicos, seu e-mail e/ou telefone devem vibrar.

aqui está um exemplo de publicação de tópico de quando eu estava procurando um servidor específico de 8 GB CPX31 na área dos EUA.

uma vez que a publicação for bem-sucedida, o script desabilita suas próprias permissões de execução (chmod -x) para que não spame seu fórum com centenas de publicações enquanto o servidor estiver em estoque.

não se preocupe, já usei isso muitas vezes e não vai atingir o limite de taxa para você.

Infelizmente, a Hetzner é praticamente insubstituível em termos de preço; para VMs, a Netcup funciona, mas quando se trata de servidores maiores, nunca encontrei nada com preço semelhante.
Também gostaria de saber quais são as alternativas, especialmente as europeias.