Peço desculpas antecipadas se esta for a categoria, localização, etc. errada.
Tenho um site Discourse rodando há cerca de 6 meses em um VPS da DigitalOcean, sem muitos problemas. A página de administração indica que estou na versão 2.5.0.beta4. Desde ontem à noite, a maior parte do conteúdo das páginas do site ou se recusa a carregar ou leva um tempo aparentemente desnecessário. Por exemplo, consigo navegar para páginas como a página inicial ou /admin, mas qualquer conteúdo real delas (postagens, gráficos de administração ou outras abas) não parece carregar. Verifiquei as métricas do sistema e o uso de CPU fica em torno de 2% em ocioso, e há tráfego mínimo ou uso de disco. A base de usuários é de talvez 10 pessoas, já que estou apenas testando/configurando o site. Considerando isso, esse comportamento parece muito estranho.
Os únicos plugins que tenho, de acordo com o app.yml, são docker_manager e discourse-signatures. Sou o único usuário administrador, então posso confirmar que nenhuma alteração foi feita nas configurações do site há bastante tempo.
Minha primeira ideia foi reiniciar a própria máquina, e também tentei atualizar manualmente usando git pull e ./launcher rebuild app. Não tenho certeza do que procurar durante esse processo que indicaria se algum erro está ocorrendo, mas a reconstrução parece ser concluída e o site pode ser acessado novamente depois, mas continua na versão 2.5.0.beta4. Da mesma forma, tentar acessar a página /admin/update eventualmente apenas dá timeout. Tudo isso parece bastante estranho porque o site é, argumentavelmente, “funcional” — simplesmente não sei o suficiente sobre como ele opera para realmente diagnosticar qualquer coisa. Encontrei e posso executar o discourse-doctor, mas não tenho certeza do que ele accomplishes — envia e-mails com sucesso, etc.
A única coisa que pode parecer indicar um problema é que, ontem à noite, recebi um e-mail do fórum sobre uma resposta a uma postagem e, quando navego para a categoria “últimas postagens” (depois que ela finalmente carrega), não parece haver nenhuma indicação de que a postagem existe, porque a visão geral do tópico em “últimas” não lista que aquele usuário publicou por último. Não consigo carregar o conteúdo de nenhuma postagem, então não há como verificar com certeza. Então, pode haver algum erro ou incompatibilidade no banco de dados? Não tenho certeza de como algo assim se espalharia para causar falhas no carregamento de grandes partes do site, ou se isso é um beco sem saída que vale a pena perseguir.
Alguma ideia de por onde começar a solucionar um problema como este? Muito obrigado se você dedicou tempo para ler : )