Estou pensando em Eventos que concederão pontos específicos para quem os concluir, e também em estender esse recurso a diferentes tarefas, como ‘Compartilhe seu endereço’ ou ‘Mostre seu pet’.
Sei que os pontos podem ser concedidos manualmente, mas quero automatizar o máximo possível, pois sou um desenvolvedor solitário, e todos sabemos o que significa gerenciar uma instância do Discourse (além de todas as outras áreas do nosso projeto).
Meu principal caso de uso está relacionado a isso: ninguém trabalha sozinho em um projeto que exige colaboração e contribuições, então essas ‘Missões’ são centrais para relançar nossa comunidade com essa ideia baseada na interação diária dos nossos usuários.
Não planejo dar pontos de Gamificação aleatórios, mas sim construir nosso principal sistema de motivação para contribuir por meio deles. Isso desbloquearia os mesmos níveis pagos que outros usuários gostariam de assinar. Os pontos oferecidos nas ‘Missões’ são mais proeminentes do que uma simples interação: não 1 ou 2, mas 5-10 pontos, por exemplo.
Como isso pode ser tratado com as diferentes opções e ferramentas que já temos no Discourse? Automação, Agentes, Consultas, Fluxos de Trabalho?
O melhor que consigo imaginar é um agente verificando especificidades em tópicos específicos (os de Missões) e concedendo a gamificação àqueles que cumprirem os requisitos. Isso deve ser supervisionado pelos administradores, e o fluxo de trabalho poderia ter algum processo manual em relação às suas necessidades específicas (verificando algumas das ‘Missões’ por humanos).
Aprovar as decisões do agente, como em um painel de revisão de moderadores, seria ótimo, mas não está no meu escopo atual. Estou começando com isso, e acho que poderia ser valioso para mais comunidades do Discourse também.
Se isso for interessante para você, sinta-se à vontade para discutir. Estou aberto a qualquer ideia ou sugestão relacionada.