Insígnias e conversa fiada geral do Discourse

Esta postagem é minha tentativa de entender a lógica por trás do recurso de Distintivos do Discourse e o comportamento geral do sistema em relação aos novos usuários.

Um pouco de contexto: de forma alguma sou um administrador experiente do Discourse; tenho uma única instância que estou executando com sucesso para a comunidade da minha organização há cerca de um mês. Foi uma curva de aprendizado para eu configurar o sistema e fazê-lo se comportar de acordo com nossas necessidades, mas, uma vez configurado, estou muito satisfeito com a maioria de suas decisões de design.

Isso me leva a uma aparente contradição que encontrei durante meu curto mandato como administrador da instância do Discourse e como usuário de longo prazo de várias instâncias independentes.

Por um lado, a interface do usuário do Discourse é minimalista e sofisticada, tanto no desktop quanto no mobile, sendo verdadeiramente um exemplo de design de interface.

Por outro lado, o sistema é incrivelmente falante e constantemente exige minha atenção por bastante tempo após um novo cadastro. Estou falando de um fluxo interminável de distintivos, notificações agradecendo pelo primeiro like, primeira postagem e espero que pela primeira criança se eu algum dia tiver uma. Vou assumir que havia uma razão séria por trás disso no início do Discourse. Era uma ferramenta muito diferente da maioria dos softwares de fórum daqueles tempos. E você provavelmente teve que encontrar uma maneira de educar iniciantes completos sobre como usá-lo bem e como se comportar adequadamente.

Avançando para os dias atuais: agora o Discourse é quase um padrão de fato para qualquer comunidade que se importa. E não tendo um sistema de contas federadas, você precisa se cadastrar em cada uma. E em cada uma delas você será recebido com um novo distintivo. E outro. E dicas de interface. E essa pequena contagem de não lidos que sempre tem um (1) nela, sempre sobre algum distintivo ou dica útil que o sistema tem para mim.

A configuração ‘Pular dicas de integração de novos usuários e distintivos’ na seção ‘Interface’ das Preferências ajuda um pouco, mas ainda vejo algumas notificações chamativas de novos usuários mesmo após ativá-la.

Talvez, apenas talvez, seja hora de começar a se mover em outra direção em termos de padrões para todo esse recurso, agora que há muitas menos pessoas unfamiliarizadas com o software Discourse? Quero dizer, não temos suficientes distrações em nossas vidas?

14 curtidas

Os badges e a interação estão presentes para aumentar o engajamento entre os novos usuários. A ideia é que eles se sintam bem-vindos e valorizados por suas ações na sua comunidade.

No entanto, os badges podem ser desativados nas configurações do site caso você não os considere úteis para sua comunidade.

5 curtidas

Aposto que não sou o único que se sente incomodado, não acolhido ou não valorizado. Deixe-me dar um exemplo: na era pré-pandemia, todos nós, em algum momento da vida, fomos a uma loja física. Às vezes, há um vendedor que te cumprimenta e tenta ser prestativo, mas, pessoalmente, eu odiava isso com fervor. Apenas me deixe dar uma olhada na loja; eu sei o que preciso. Se não souber, eu pergunto! Mas a loja provavelmente tem motivos financeiros por trás desse comportamento — ter vendedores importunando os clientes dessa forma aumenta as vendas em uma medida mensurável.

Minha pergunta é: alguém no Discourse realizou alguma pesquisa para saber se esse comportamento era ou é necessário?

Se a resposta for “isso é bom senso”, deixe-me contra-argumentar que, há 10 a 15 anos, era considerado bom senso permitir que metade do espaço da tela fosse ocupada por assinaturas de usuários contendo GIFs animados fortes o suficiente para induzir uma crise de epilepsia.

A propósito, estou ciente de que o sistema de distintivos pode ser desativado. Fiz isso na nossa instância gerenciada. O problema é que não tenho controle sobre os padrões de qualquer instância futura em que me inscrever, algumas das quais eu tenho que me inscrever.

3 curtidas

Não sei se essa é a configuração correta, mas isso já não é algo disponível?

image

Encontrado em discourse.example.com/my/preferences/interface

2 curtidas

Sim e não. Ele realmente remove alguns dos distintivos, dicas e notificações, mas não desativa os distintivos para sua conta completamente (AFAIK não é possível na arquitetura atual).

Por exemplo, ainda ganho ‘Basic’ e ‘Editor’ em todos os lugares por onde vou.

3 curtidas

Seguindo com o seu exemplo, mesmo que eu não goste, não posso definir a política da loja sobre o comportamento dos funcionários de uma loja que não possuo.

Portanto, acredito que faz todo o sentido deixar a gestão da loja decidir o que mais impulsiona suas vendas.

O mesmo poderia ser aplicado aos fóruns. Se esse tipo de incentivo impulsiona o engajamento em um fórum, não há mal algum nisso. Se você preferir não gostar, talvez possa enviar um feedback ao gerente da loja (ou do fórum), mas há um limite para o que pode ser feito aqui.

Apenas para deixar claro, não estou tentando defender esse comportamento. Eu também acredito que o barulho precisa ser um pouco reduzido e que essas notificações deveriam ser personalizáveis para uma fila de baixa prioridade, tipo “não perturbe”. No entanto, não vejo nenhum mal em receber um pouco de incentivo se sou um recém-chegado.

Dito isso, assim que recebo o mesmo conjunto de distintivos e promoções em mais de três dúzias de fóruns, isso parece muito estranho e redundante.

2 curtidas

Permita-me enfatizar que a decisão da loja do meu exemplo de implementar essa política é consciente. Eles ponderaram os prós e os contras e decidiram impulsionar ativamente as vendas dessa forma.

Minha impressão subjetiva de várias comunidades Discourse que vi é que elas simplesmente deixam as configurações padrão como estão ou não sabem que existe uma configuração para desabilitar isso.

3 curtidas

Isso é muito estranho. Para um administrador, é bastante simples localizar a configuração para desativar os emblemas.

E, pessoalmente, não ouvi reclamações semelhantes nos últimos 5 anos de uso do Discourse.

Mas acho que isso deveria ser transformado em uma configuração de opt-in durante o assistente de configuração inicial, para que os administradores possam decidir se desejam ou não os emblemas.

1 curtida

Eu acabei de passar pela experiência de uma instalação fresca há um mês e posso dizer que há certo grau de fadiga de personalização envolvida. Inicialmente, você se concentra em como a instância deve parecer, quais textos de política devem refletir e assim por diante. É fácil que isso passe despercebido e, como você disse, geralmente ninguém vai reclamar. Afinal, é fácil ignorar notificações sem sentido 10 vezes.

Concordo com a parte de opt-in. Pelo menos, isso transforma a questão em uma decisão consciente que reflete a visão do administrador.

5 curtidas

Talvez eu tenha me lembrado errado, mas ao se cadastrar em um fórum Discourse, não há uma opção para ignorar essas coisas? E tenho certeza de que poucas pessoas interagem com o Discobot.

Com os distintivos, talvez isso pudesse simplesmente fazer parte deles — e/ou talvez uma configuração disponível em preferências/notificações.

Existe uma configuração por usuário para desativar a integração de novos usuários em base individual, e há uma configuração de administrador para ativar (padrão LIGADO) emblemas globalmente. Meu entendimento é que @max_gashkov está interessado na justificativa para o último e deseja que ele seja omitido como padrão DESLIGADO.

1 curtida

Sim, isso ou a capacidade do usuário de desativar os emblemas ou as notificações de emblemas.

2 curtidas

De certa forma, este fórum é usado para pesquisar as reações dos usuários à Discourse. Como exemplo, dê uma olhada na discussão que iniciou o recurso “pular a integração de novos usuários”: Let experienced users skip "new to Discourse" features.

Para alguns detalhes sobre o pensamento por trás dessa abordagem, consulte a postagem do blog vinculada na resposta a How does the Discourse team do usability testing?.

6 curtidas

Obrigado, Simon. Gosto muito do conceito de Desenvolvimento Orientado a Reclamações, então vou reclamar mais um pouco!

Não tenho certeza de que o recurso ‘Pular…’ está funcionando como deveria. Em cada fórum em que me registro, depois de marcar essa opção, ainda recebo notificações sobre os badges ‘Bem-vindo’, ‘Editor’ e vários outros.

Posso sugerir outra forma de resolver isso? O Slack cometeu muitos erros, mas acertou em alguns: ele diferencia o contador de não lidos na dock do desktop para mensagens diretas e para todas as outras, exibindo um número ou um ponto no ícone do aplicativo. Seria possível fazer o mesmo na interface do Discourse? Um número para todos os eventos iniciados pelo usuário (respostas a tópicos, menções, mensagens entre usuários etc.) e um ponto para toda atividade automática (badges e não tenho certeza do mais o quê).

8 curtidas

Isso parece ser uma falha da nossa parte; com certeza vamos suprimir essas notificações com a configuração.

11 curtidas

Isso estava acontecendo por causa de um bug. Foi corrigido aqui:

8 curtidas

Ótimo .. boa detecção.

GIF de Pegando a Major League Baseball pela MLB

3 curtidas

Isso é ótimo! Fico feliz que as pessoas possam optar por não receber essas notificações de distintivos… Eu também as recebo em sites que entro e já me acostumei a elas. Boa observação ao reclamar disso e também boa observação ao corrigir esse bug. Obrigado, @andrei! :hugs:

No Discourse for Teams, desativamos os distintivos completamente, pois não há necessidade de incentivos desse tipo em um site privado para colaboração entre membros de uma equipe que já estão motivados a trabalhar juntos!

O que acontece em sites com o discobot desativado? Não há outra maneira para os usuários optarem por não receber, exceto acessando suas preferências de usuário?

Na verdade, acho que isso se trata de desencorajar o furto!

5 curtidas

Gostaria apenas de dar minha opinião: acho que os distintivos e a conversa geral do sistema em sites Discourse são bastante bregas.

Suspeito que muitos administradores simplesmente não se dão ao trabalho ou não sabem como desativar tudo isso. Acredito que muito poucos usuários se dão ao trabalho de reclamar — é apenas uma irritação de baixo nível que prejudica a impressão que se tem da organização que gerencia o site, de modo que o efeito geral pode ser negativo, mas nunca é medido.

Faria mais sentido para mim se tudo isso estivesse DESATIVADO por padrão e fosse necessário que o criador do site se desse ao trabalho consciente de ativá-lo.

Para mim, todos os distintivos e incentivos são, na melhor das hipóteses, condescendentes e, na pior, ofensivos, e sempre uma distração. O sistema trata os usuários como crianças do ensino fundamental (o que está bem, se for esse o caso).

No geral, há mais pessoas na internet com nível de competência em informática de ensino fundamental do que usuários avançados.

Emblemas são definitivamente um recurso do tipo ‘ou se ama ou se odeia’… alguns sites têm usuários que ficam um pouco competitivos quanto à completude, enquanto outros, como evidenciado aqui, não são fãs! Talvez isso seja uma boa indicação de que deveriam ser uma opção no assistente de configuração do site?

No entanto, é certamente possível que melhorar a opção de saída ‘não sou iniciante’ na criação da conta possa resolver a maioria das reclamações aqui.

13 curtidas