Criei um fórum Discourse muito pequeno para minha pequena comunidade de jogos sem fins lucrativos.
(é uma comunidade de 20 anos, antes no ezboard e depois no vbulletin, o conteúdo posterior foi importado para o Discourse)
50.000 pageviews consolidadas anualmente - 4.000 posts por ano.
O tráfego está mais ou menos estável, mas as despesas estão crescendo…
O droplet da DigitalOcean teve alguns pequenos aumentos ao longo dos anos e agora está em torno de US$ 14.
O Mailgun, antes gratuito, agora me custa US$ 1 de vez em quando. Em particular, a AWS cresceu de US$ 4 em janeiro passado para US$ 8 este ano.
Sendo uma comunidade sem fins lucrativos, manter os custos baixos é essencial e, de vez em quando, alguns membros sugerem mudar para soluções gratuitas como o Discord (que acho que estão longe do ideal para nossos propósitos).
Alguma ideia de como economizar alguns trocados? (sem muitas dores de cabeça em migrações)
E alguma dica sobre por que os custos da AWS estão aumentando tanto?
Essa é a parte fácil: por causa da Amazon e não tem nada a ver com a situação do mundo. Eles sabem que sair da AWS é mais difícil do que se espera — pelo menos para os jogadores menores.
Todo o resto… Você pode comparar preços e economizar um dólar aqui e outro ali, mas
quando um site precisa de recursos, e
todo mundo aumenta os preços
não há muitas opções.
Não use CND. Isso não é tão importante, ao contrário do hype. CDNs são mais ou menos apenas um backup caro Mantenha seu servidor o mais próximo possível de 100% dos níveis — nada é tão caro quanto RAM não utilizada ou núcleos.
Tente monetizar. Todo mundo odeia anúncios, mas… aprendemos a viver com eles.
Mas se você encontrar uma boa solução, por favor, compartilhe — você não é o único lutando com isso.
Você ou já considerou ter uma opção de Doação para seus membros?
Eu entendo não querer mudar para algo como o Discord, pois é mais um chat online do que um quadro de mensagens. Além disso, com o plugin Discourse Chat, não há muita necessidade de um servidor Discord.
Como mencionado, o plugin de Anúncios pode ser uma boa opção. Existe também o plugin Amazon Affiliates. Você provavelmente precisaria refazer as postagens para ajustar as mais antigas com links da Amazon.
O plugin de Chat poderia até mesmo ser oferecido como uma opção ViP para usuários que doarem, digamos, algo como $20/ano, juntamente com outros benefícios. Humble bundles, por exemplo, você poderia dar um código de jogo gratuito a cada 3 ou 4 meses. Basta comprar alguns pacotes.
Acho que foi realmente uma boa ideia usar o recurso de distintivo para isso.
Pensei primeiro em ter três distintivos de doador (bronze, prata, ouro), mas minha filosofia é que uma doação de 1€ é tão justa quanto uma de 100$. Cada usuário faz o que quer e o que pode, e eu não queria diferenciar os usuários com base na quantia de dinheiro que eles estavam dispostos ou podiam gastar, daí o distintivo dourado único.
Essa é também uma ótima maneira de eliminar o estigma de “Eu dou, mas não tanto quanto os outros”. Todos se sentirão confortáveis com o que puderam doar e todos serão mostrados como “iguais”.
Eu sou do mesmo jeito, mas os usuários dos meus fóruns queriam distintivos de cores diferentes, então cheguei a um acordo com eles: temos todos os nossos métodos de doação configurados para que existam 3 variantes. Os usuários podem pagar o que quiserem e obter a cor do distintivo que quiserem.
No meu, concedemos os distintivos de doador com base nas associações de grupo e nossas integrações chamam um webhook em nosso servidor de notificações push que registra a data da doação e uma data de expiração que é 32 dias após a data da doação.
Se eles não renovarem antes da data de expiração, temos um script que é executado a cada hora e remove os assinantes expirados dos grupos, o que revoga os distintivos.
Se eles renovarem, ele atualiza as datas de início e fim.
Ainda estou hospedando meu próprio site por cerca de US$ 15 por ano para um domínio. Ele é relativamente pequeno, então o plano gratuito do SendInBlue funciona bem. Temos um servidor dedicado para ele e não precisamos de muito mais.
@Discoursecurious nós também somos uma pequena organização sem fins lucrativos com nenhuma fonte de renda organizada. No momento, estamos simplesmente contando com doações de certos usuários que se ofereceram para doar e estão poderosamente investidos em nosso sucesso. Acho provável que em algum momento em breve também precisemos solicitar doações da comunidade, então estou curioso para saber o que vocês decidem fazer, como fazem e como corre.
Honestamente, pensei em algo tão simples quanto BuyMeACoffee ou apenas configurar um venmo/paypal dedicado para o grupo.
O que seria realmente incrível é se o Discourse tivesse um plugin de doação que pudesse facilitar as contribuições dos membros da comunidade diretamente para a conta dessa comunidade no Discourse. Isso manteria o anonimato e removeria qualquer modmin individual da responsabilidade e do escrutínio da contabilidade. E seria fácil de rastrear. #FeatureRequest
No meu fórum, já é o terceiro ano que pedimos doações. Notei que a cada ano, as doações ficam mais espaçadas no tempo. Isso não causa problemas até agora. A atividade do fórum não mudou e as taxas ainda são atendidas rapidamente, mas as pessoas que doaram em um ano podem estar menos inclinadas a doar nos anos seguintes, e a comunidade é praticamente estática. Não há muitos novatos.
Tenho certeza de que isso difere de uma comunidade para outra, mas pode ser algo a se observar ao longo do tempo
Sim, eu não quero ser insistente.
O tópico fica fixado até que as taxas sejam atendidas, mas a melhor solução seria uma barra de progresso entre o cabeçalho e o conteúdo do fórum, eu acho. Não é algo que eu possa alcançar com meu sistema atual, já que as doações são feitas no ko-fi, a menos que…