Mudanças na Plataforma de Gerenciamento de Consentimento (CMP) do Google Adsense para Discourse

Recebi uma mensagem do Google:

\u003e A partir de 16 de janeiro de 2024, o Google exigirá que todos os editores que exibem anúncios para usuários do EEE e do Reino Unido usem uma Plataforma de Gerenciamento de Consentimento (CMP) certificada pelo Google. Você pode usar qualquer CMP certificada pelo Google para esse fim, incluindo a própria solução de gerenciamento de consentimento do Google. Se você estiver interessado em usar a solução de gerenciamento de consentimento do Google, comece configurando sua mensagem de GDPR.\u0060

Pesquisei no site, mas não encontrei nenhuma referência sobre o que precisa ser feito no contexto do Discourse para cumprir os requisitos da CMP certificada pelo Google e continuar usando os plugins de anúncios do Discourse na região do EEE/Reino Unido.

Alguém tem alguma ideia sobre isso?

2 curtidas

Boa noite,

Você poderia, por favor, compartilhar sua ajuda com a nova regra do Google Adsense referente ao Discourse? O Google enviou um e-mail dizendo que o site deve cumprir sua nova regra, vista abaixo. Você também pode consultar a página de ajuda online para saber mais.

A partir de 16 de janeiro de 2024, além de nossa política de consentimento do usuário da UE, as editoras do AdSense devem usar uma Plataforma de Gerenciamento de Consentimento (CMP) certificada pelo Google e integrada ao Transparency and Consent Framework (TCF) do IAB ao veicular anúncios para usuários no Espaço Econômico Europeu (EEE) ou no Reino Unido.

Parece que você ainda não adotou uma CMP certificada pelo Google para coletar o consentimento de seus usuários, o que significa que seus sites deixarão de exibir anúncios do AdSense e de gerar receita no tráfego do EEE e do Reino Unido após 16 de janeiro de 2024.

Alguém do Discourse poderia compartilhar uma atualização sobre se eles cumprirão esse requisito? Pelo que sei, não posso corrigir isso sozinho nem configurar o Discourse para atender às necessidades do Google. Por favor, me avise se alguém puder oferecer alguma ajuda. Vejo que outro usuário postou uma preocupação semelhante ontem, obrigado.

4 curtidas

Eu combinei esses dois tópicos para manter a discussão em um só lugar. :+1:

Acho que temos um guia sobre como habilitar o gerenciamento de consentimento aqui, se isso ajudar?

4 curtidas

Isso é muito útil para entender quais cookies o Discourse usa. Mas voltando ao tópico original, alguém pode fornecer orientações sobre quais implicações a mensagem do Google sobre CMP tem no Discourse e/ou em seu plugin de anúncios?

Dei uma olhada na página vinculada Cooke Consent, GDPR e Discourse, e odeio dizer, mas parece muito além do meu conhecimento de Discourse e seus recursos. Não sei se consigo fazer isso.

O Google enviou um e-mail para minha conta do Adsense e basicamente me confrontou, pedindo para provar que cumpri e atestar isso. Alguém já fez isso? Posso contratar alguém para me ajudar a fazer isso? Obrigado.

Se você quiser ajuda e tiver um orçamento, pode iniciar um tópico no Marketplace para pedir assistência. :+1:

Postei no Marketplace, como você disse, obrigado.

Você pode ver o e-mail que o AdSense enviou abaixo. Por favor, consulte o parágrafo onde eles dizem:

Além disso, para ajudá-lo a atender ao novo requisito e continuar exibindo anúncios em seu site no EEE e no Reino Unido, você terá opções de adoção de CMP apresentadas na próxima vez que fizer login em sua conta do AdSense. As opções incluem:

1. “Quero criar uma mensagem de GDPR, usando o CMP do Google no AdSense. Se eu não publicar uma até 16 de janeiro de 2024, por favor, publique minha mensagem de GDPR para mim usando o CMP do Google. Entendo que posso alterar minha mensagem e mudar para outro CMP a qualquer momento.”

Isso significa que posso simplesmente clicar na Opção 2 e o AdSense tornará automaticamente o Discourse compatível com a regra de consentimento?

Alguém já fez isso? Alguém pode dar alguma esclarecimento?

1 curtida

Para atualizar, acessei o Adsense. Eles imediatamente forçaram um pop-up na tela. Cliquei na Opção 2 e completei o formulário deles. Acredito que isso pode ter cumprido os requisitos do CMP. Aparentemente, o Adsense supervisionará a parte do CMP por conta própria. Alguém pode confirmar? Obrigado.

1 curtida

Acho que parece uma opção viável com base nas informações da captura de tela. Você poderia cadastrar um usuário de teste e verificar se está funcionando?

1 curtida

Verifiquei seu site agora mesmo e não vejo um anúncio carregando na página inicial, apenas "Advertisement" e espaço vazio:

Desculpe, não sei por que isso ocorreria. Você instalou um bloqueador de anúncios?

Tentei carregar o fórum no Chrome, Firefox e Safari sem estar logado, e os anúncios carregaram normalmente.

Você pode esclarecer sua situação? Obrigado.

Chrome

Firefox

Safari

1 curtida

Parece que as configurações do Firefox provavelmente causaram isso, anúncios carregam com o Chrome.

1 curtida

Certo, obrigado pelo conhecimento adicional. Para esclarecer, sua configuração ‘strict’ no Firefox causou isso, você acredita?

Essa foi minha primeira teoria, mas parece estar incorreta. Quando escrevi em seu site como uma exceção, os anúncios ainda não carregavam, assim como diminuir o nível de segurança para o padrão também não fez nenhuma alteração.

Não acho que haja um bloqueador de anúncios em execução, mas vou investigar mais a fundo.

Alguma configuração diferente bloqueou os anúncios, então parece que seu site está bem.

É lindo.
Então ainda é possível inserir anúncios? Que ótimo! Gostaria de fazer o mesmo no futuro.

Existem muitos tópicos sobre a conformidade/consentimento do Google Adsense e GDPR, mas nenhum deles é realmente conclusivo.

A situação atual é:

• É possível usar o plugin Advertising com o Adsense para exibir anúncios em uma instância do Discourse.
  • O próprio gerenciador de consentimento do Google Adsense funciona e os anúncios são exibidos corretamente.
  • O problema com o CMP do Adsense é que ele reconhece que o Discourse usa rolagem infinita e lança um elemento flutuante no site, que permite ao usuário revogar ou ajustar os consentimentos.
    • Isso é terrível em termos de UI/UX. O notificador flutuante é altamente distrativo e, em alguns cenários, pode até sobrepor os botões da interface do Discourse.
    • Relatei isso ao Google mais de uma vez, sem resposta.
    • Há muitos comentários frustrados na internet sobre isso, observando a relutância do Google em melhorar a UI/UX.
  • Um hack elegante para a solução seria ocultar o elemento flutuante e, para permanecer em conformidade com o GDPR, fornecer um link de revogação de consentimento em outro lugar na interface do usuário. O Google fornece estas instruções: Link
  • Como o gerenciamento de consentimento é um requisito obrigatório, este hack deveria/poderia ser um recurso do plugin Advertising?
    • Ocultar o elemento flutuante que o Adsense gera
    • Fornecer o callback de revogação de consentimento em um local amigável ao usuário - talvez o menu hambúrguer ou o menu do perfil do usuário. Isso não parece um esforço de codificação complexo, mas irritantemente está além das minhas habilidades.
    • Alguém já mexeu com o elemento flutuante do CMP, com o objetivo de ocultá-lo? Eu adoraria ver alguns exemplos de código do que e como você fez.

Se você não sabe do que estou falando, acesse Tappara.co, dê o consentimento, role alguns tópicos para cima e para baixo por um ou dois minutos → o elemento flutuante aparecerá.

Ping @JammyDodger

2 curtidas

Passei bastante tempo estudando isso e, com base no que li, poderíamos implementar um link personalizado de revogação de consentimento e, em seguida, ocultar o link ofuscante gerado automaticamente pelo Google.

O local lógico para a revogação seria um link personalizado no menu hambúrguer, mas aqui o Discourse fica um pouco esperto demais, pois é impossível hackear a função JS como um link de menu.

<a href=”javascript:googlefc.callbackQueue.push(googlefc.showRevocationMessage)”>Clique aqui para revogar sua escolha</a>

Se isso pudesse ser implementado no menu, o próximo passo seria ocultar o banner flutuante de consentimento. Então, a grande questão para @staff é como implementar a função de revogação, sem codificá-la diretamente no template do tema, ou similar.

Precisarei de alguma ajuda de um script kiddie qualificado para fazer isso.

Editar: Acredito que isso também afeta o Google Analytics, que é suportado pelo core do Discourse.

2 curtidas

Alguém sabe onde devo adicionar este código?