Hospedando um fórum de médio a grande porte

Olá,

Estou no processo de planejar a migração de um fórum bem estabelecido para o Discourse e estou pensando sobre a hospedagem. Uso muito os VPSs da Hetzner e estou bastante satisfeito com eles, mas ainda não executei uma instância maior do Discourse. Gostaria de saber se vale a pena considerar dividir os serviços em vários VPSs ou optar por um maior.

O fórum tem pouco menos de 1 milhão de posts, 15 mil usuários e mais de 100 mil PI/dia.

Qualquer dica sobre a hospedagem para esta categoria de fórum seria muito apreciada.

Muito obrigado.

No Blender Artists, temos cerca de 4,2 milhões de posts e 250 mil visualizações de página por dia. Quando migramos para o Discourse há 1,5 ano, começamos com um VPS de tamanho médio na Digital Ocean, mas isso não foi suficiente. Desde então, migramos para um servidor dedicado adquirido no leilão de servidores da Hetzner (Xeon E5-1650V2 com 64 GB de RAM e 2x 240 GB de SSD, por cerca de 60 euros por mês). Atualmente, usamos cerca de 50% da nossa RAM, então o banco de dados está em grande parte em cache e essa máquina tem um desempenho muito bom.

Não recomendo um VPS para o tamanho do seu fórum; é muito provável que você precise fazer uma atualização em breve.

Não sou muito fã de usar servidores dedicados em projetos como esse. Especialmente com os servidores leilão da Hetzner. Dependendo da idade do tipo de servidor, pode não haver peças de reposição caso algo falhe. Já passei por isso no passado e hoje prefiro rodar a maioria dos meus projetos em VPS. Menos tempo de inatividade e muito mais flexibilidade. De qualquer forma, obrigado pela dica.

E não é tanto o custo que me motiva; se fosse optar por um servidor dedicado, provavelmente escolheria um modelo regular. Mas dividir os serviços entre vários VPS é algo que gostaria de investigar primeiro, pensando na escalabilidade. Talvez alguém tenha alguma dica sobre isso.

Estou trazendo isso de volta, pois estamos aos poucos migrando o projeto para o Discourse. Atualmente, estamos testando o processo de migração. Talvez alguém tenha insights ou experiências adicionais sobre essa categoria de tamanho de fórum? Li o @sam falando sobre separar o banco de dados para outra máquina; me pergunto se vale a pena seguir por esse caminho.

Você realmente não nos deu informações suficientes para prosseguir aqui.

Qual é o tamanho dos seus tópicos mais longos? Você planeja suportar megatópicos no futuro (>10k posts)? É coisas assim que vão destruir o desempenho do servidor antes de qualquer outra coisa.

Bem, existem algumas que estão na faixa de 5 mil a 15 mil posts e estão crescendo, mas são realmente poucas. Mas é interessante ouvir que isso é um ponto de dor no desempenho do servidor. Definitivamente, é uma opção pensar nesses tópicos e talvez fechar alguns e abrir uma categoria para que os problemas sejam discutidos em threads separadas.

Dê uma olhada em:

Também estou interessado nisso. Estou escrevendo uma proposta de financiamento que incluirá um fórum com até 7.500 usuários, embora eu não tenha ideia de quão ativos eles seriam. Obviamente, preciso estimar quanto custaria o hospedagem para isso, mas não tenho a menor noção. Portanto, ficaria muito grato se alguém pudesse compartilhar suas experiências e custos.

Se o orçamento permitir, você pode dizer que vai gastar US$ 300/mês com hospedagem empresarial. Existem várias maneiras de resolver o problema por menos do que isso, caso você obtenha a subvenção.

Sim, posso certamente usar uma estimativa… a questão que não consegui responder é: quão grande é essa estimativa? :wink: Usar o hospedagem empresarial do Discourse seria uma ótima decisão.

A sugestão do @pfaffman é muito boa se você não tiver ideia de quais serão suas estatísticas relevantes.

Estou um tanto perplexo com o fato de você estar pedindo que outras pessoas invistam tempo quando você nem sabe em que nível está jogando.

Ballpark significa:

uma área ou faixa dentro da qual uma quantia ou estimativa provavelmente estará correta.

Os dois principais métodos para estimar requisitos de hospedagem exigem que você defina uma estatística do fórum que possa ser relacionada aos fatores determinantes (por exemplo, CPU para processar transações, tamanho da RAM para carregar o banco de dados) ou restrições (por exemplo, espaço de armazenamento) dos planos de hospedagem. Se você não conseguir fazer isso, não avançará muito no que está pedindo aqui:

• aplicar uma regra prática estabelecida para hospedagem
  • encontrar um fórum com características semelhantes para usar como seu modelo

A razão pela qual não sei quais serão minhas estatísticas é que este não é o meu projeto, e o líder do projeto não me forneceu nenhum número porque eles próprios ainda não sabem. Claro, minha pergunta é do tipo “quanto tem um pedaço de barbante”, mas, como você viu, Jay encontrou uma resposta excelente apesar da minha vagueza.

Às vezes, a vagueza não impede uma resposta útil.

Vou também destacar que muitas solicitações de subsídios exigem que você preveja o imprevisível e apresente orçamentos baseados nessas previsões. Esse é um fato triste sobre como os subsídios tendem a funcionar. Portanto, antes de me criticar por não ter números à mão, tente solicitar um subsídio e veja o quão difícil é elaborar um orçamento de cinco anos sem ter a menor ideia de qual será a adesão ao projeto.

Eu estava questionando o porquê? Não estava te criticando. Se estivesse, minha postagem teria sido muito mais incisiva.

Você fez uma pergunta do tipo ‘quanto tempo tem um pedaço de barbante’ em um tópico sobre pedaço de barbante, então deveria esperar uma pergunta assim.

Já passei por isso. Fiz isso. :wink:

Com sistemas de computador, pegue sua estimativa original e multiplique por quatro, pois eles são consistentemente intransigentes e não podem ser convencidos a cooperar.