Estou trabalhando para construir um "marketplace" sobre o Discourse. Gostaria de algumas sugestões/feedback

Temos um produto. Desenvolvedores podem criar coisas usando nosso produto. Começamos a notar que os desenvolvedores estão compartilhando entre si, na comunidade, essas soluções que estão construindo. Criamos uma categoria há um ou dois anos chamada “Show and Tell” (Mostre e Conte) onde nossos desenvolvedores podem compartilhar essas coisas que estão construindo uns com os outros — e tem sido muito bem recebido.

Agora estamos crescendo em maturidade o suficiente para que nossos parceiros, nós mesmos e até mesmo alguns desenvolvedores de alto valor da comunidade, queiram levar seu “item de marketplace” para o próximo nível — e, portanto, queremos construir uma experiência elevada para isso. Aqui estão algumas coisas que sei com certeza:

• Isso não será pago, então não há necessidade de se preocupar com acesso pago ou pagamentos
  • Todas as integrações fornecidas no marketplace serão de código aberto e hospedadas no GitHub
  • Existe uma lista finita de quais tipos de integrações eles podem enviar (essencialmente recurso do produto A, recurso do produto B, recurso do produto C e Outros… estas são subcategorias na categoria do marketplace.)
  • Quero ter cada item do marketplace na forma de um tópico do Discourse, como Plugin ou Theme component.
  • Haverá um processo de envio controlado para colocar um item no marketplace. Seu item deve ser de calibre alto o suficiente para ser considerado um item de marketplace em vez de um item de “Show and Tell”.

Aqui está o que fiz até agora:

Processo de Envio

Para enviar um item ao marketplace, você primeiro precisa solicitar acesso ao grupo de usuários “Marketplace Publishers” e, em sua solicitação, compartilhar um link para o repositório de código aberto do seu item e uma descrição do que é. Essa solicitação vai para os proprietários do grupo “Marketplace Publishers” em um PM de grupo (recurso padrão do Discourse). Claro, aqui eles podem se comunicar sobre o que a pessoa quer publicar, revisar o código dela, etc.

Uma vez que aprovamos, construímos o item do marketplace com eles no PM usando um Modelo do Discourse de nossos itens de marketplace. Podemos acertar a imagem, descrição, guia de início rápido, etc.

Depois disso, nossa equipe publica o item no marketplace (apenas nossa equipe ou funcionários aprovados da empresa podem publicar novos tópicos nesta categoria).

Seria ótimo se a Automação “enviar pms” permitisse que o remetente fosse um grupo de usuários ou uma lista de usuários. Poderíamos possivelmente usá-la para fazer algo como:
Olá, %%RECEIVER_USERNAME%%, eu só queria agradecer por trabalhar para se tornar um autor de marketplace. É uma ótima maneira de mostrar sua proeza técnica ou a de seu negócio.

Trabalharemos com você nesta mensagem privada aqui sobre os próximos passos para colocá-lo em funcionamento. Aqui estão as próximas coisas que preciso que você faça para que possamos colocar seu item no marketplace da SailPoint:

• a
  • b
  • c

Processo de Uso

Do ponto de vista do usuário final, eles usarão o item do marketplace quase exatamente como usamos componentes de tema e plugins aqui no Meta.

Coisas com as quais estou lutando (ou precisando resolver)

• Estou tentando descobrir como lidar com bugs/solicitações de recursos para itens do marketplace. Devo usar categorias de bugs e recursos e criar uma tag associada para cada item do marketplace? Ou devo fazer isso apenas para plugins oficiais e deixar que os plugins criados pela comunidade/parceiros os tratem em seus tópicos? O primeiro significa muita gestão de tags, mas tornaria o rastreamento ótimo… mas sou cauteloso em criar muitas tags. O último é uma experiência desarticulada dependendo do item do marketplace com o qual você está interagindo e pode dificultar a localização de quais bugs/solicitações de recursos atuais existem se o OP não estiver mantendo a postagem original do tópico atualizada.
  • Preciso descobrir como os usuários de um item de marketplace recebem atualizações sobre mudanças no item de marketplace. Se eles estiverem inscritos em um tópico específico (item de marketplace), eles receberão atualizações se o OP for atualizado? Todos os inscritos receberiam atualizações se fosse um wiki?
  • Preciso da melhor maneira que eu possa imaginar para os usuários reconhecerem nossos termos de serviço. Atualmente, tenho-o vinculado bem no topo do tópico, em negrito, mas acho que minha equipe jurídica vai querer que ele apareça para os usuários antes que eles baixem/usem o item. Não tenho certeza do que fazer aqui…
  • Capacidade para os usuários avaliarem o item do marketplace, e essa avaliação estar disponível para nós extrairmos via API, ver quem avaliou o quê, etc.
  • Possivelmente um componente de tema para a categoria e o tópico que visualize melhor a categoria como um “marketplace” e um “item de marketplace” e não uma visualização semelhante a discussão/fórum.
  • Tenho certeza de que há coisas que não considerei, então, por favor, aponte falhas nisso se quiser :slight_smile:
10 curtidas

Uau. Adorei essa ideia Jordan. :slight_smile:

3 curtidas

Eu ainda consigo imaginar configurar como #tema

• o layout se destaca com o componente de miniaturas de Tópico
  • ao adicionar um novo tópico, você recebe um modelo a seguir
  • novos tópicos serão revisados; gerentes da comunidade podem alterar o tópico para uma conversa privada ou apenas enviar uma mensagem privada para mais discussões sobre ele.
  • os operadores podem simplesmente alterar o conteúdo de um tópico publicado
  • feedback e relatórios de bugs estão abertos diretamente no tópico; você pode adicionalmente excluir respostas após x meses

Se você quiser destacar o marketplace do resto do fórum, você pode usar a Página de Documentos e

• vinculá-la como “Marketplace” na barra lateral
  • ocultar as categorias do marketplace da lista padrão de categorias
  • usar um visual personalizado para cartões e tópicos no layout de documentos
  • alterar o texto “Ver a discussão sobre este tópico” na parte inferior da visualização do tópico em documentos para algo mais específico, como “Roteiro, solicitações de recursos e bugs”
4 curtidas

Faz tempo que não olho, mas talvez dê uma olhada em Topic Ratings Plugin. O arquivo README do plugin dá uma descrição melhor de como funciona do que o tópico do Meta:

Um plugin do Discourse que permite usar tópicos para avaliar coisas.

1. Tópicos podem ser designados como ‘para avaliação’, sendo postados em uma categoria com a configuração de avaliações ativada (veja abaixo), ou recebendo a tag ‘rating’.
  2. Cada tópico de avaliação trata de uma única coisa (“assunto de avaliação”); por exemplo, um serviço ou um produto.
  3. Usuários avaliam o assunto de avaliação escolhendo uma classificação por estrelas ao postar (ou seja, no composer).
  4. A média (mean) de todas as avaliações no tópico é exibida sob o título do tópico e no item relevante da lista de tópicos.

Isso seria interessante para integrações do Discourse/Shopify também.

Apenas uma ideia, mas talvez uma Automação pudesse ser criada que adicionasse usuários a um grupo quando eles aceitassem os TOS. Você poderia configurar a categoria do marketplace para que a associação ao grupo ‘accepted_tos’ fosse necessária para acessar a categoria. Seria necessário algum desenvolvimento para configurar isso: adicionar uma caixa de seleção à página de TOS, acionar uma Automação quando a caixa de seleção for marcada, encontrar alguma maneira de deixar claro para os usuários o que eles precisam fazer para acessar a categoria.

4 curtidas

Para o plugin de classificação de tópicos, sou hospedado pelo Discourse, então teria que pedir que eles criassem algo, mas vi há um tempo e parecia próximo do que eu gostaria para essa parte.

1 curtida

Talvez não.

Os componentes de tema do Discourse agora suportam Wasm

Sites hospedados têm a capacidade de adicionar temas e, se você acha que precisa de um plugin, pode fazer algo semelhante usando um tema com WASM. Ainda não tentei isso, mas é uma possibilidade que vale a pena pesquisar.

3 curtidas

Isso para mim soa muito semelhante ao bom e velho problema de “quando devo criar uma (sub)categoria no meu fórum”, com o qual os gerentes de comunidade têm lutado desde o lançamento do primeiro BBS :slight_smile:
Em geral, meu conselho é: “o mais tarde possível”
Eu começaria com um simples “um plugin, um tópico” e só criaria uma estrutura “adequada” quando você recebesse várias novas solicitações por semana (tornando o tópico muito barulhento para acompanhar).

Não necessariamente.. :slight_smile: O Discourse também pode hospedar plugins de terceiros após alguma avaliação e talvez uma taxa adicional, se necessário.
Entre em contato com o suporte para mais detalhes, se precisar de um.

5 curtidas

Essa é uma taxa única, uma taxa recorrente ou outra?

1 curtida

Taxa recorrente, para hospedagem, testes e manutenção de plugins personalizados.

4 curtidas

Bom ponto! Às vezes, você se acostuma com soluções mais complexas e pensa que tudo deveria ser assim — obrigado por me lembrar de começar pequeno.

Sim, desculpe, eu estava sendo breve ao dizer “vocês construíram algo”. Acredito que teremos alguns em desenvolvimento em breve.

3 curtidas

Um recurso interessante que temos e que pode ser útil aqui são os novos modelos de tópico reformulados nos quais o @keegan trabalhou.

Ele permite que você solicite dados estruturados (com campos obrigatórios) para novos tópicos em uma categoria.

Portanto, você poderia, pelo menos, obter envios estruturados dessa forma, o que resolve parte do problema.

5 curtidas

Como ninguém pode postar no marketplace além da nossa equipe, eu usei modelos de categoria, o que foi bem recebido por nossos stakeholders internos.

MAS esses dados estruturados com campos obrigatórios seriam incríveis para muitas outras categorias. Isso está disponível agora em algum lugar?

2 curtidas

Temos uma configuração oculta no site para habilitá-la, planejamos anunciá-la muito em breve!

4 curtidas

Que trabalho incrível! Isso é muito legal!

Estou imaginando que o plugin Cutsom Wizard oferece uma funcionalidade semelhante, mas ainda não o usei.

2 curtidas

@jordan-violet sua postagem me fez pensar nesta postagem que pode lhe interessar…

1 curtida

Olá, onde este recurso está documentado? é um plugin ou parte do núcleo atualmente? Não consigo encontrar através da pesquisa do fórum

1 curtida
2 curtidas

@sam existe um cronograma provisório para isso? Adoraria usá-lo (ou ficaria feliz em fornecer feedback antecipado).

3 curtidas

muito em nossos planos imediatos, esperando fazer isso em alguns dias cc @pmusaraj

4 curtidas

Só para verificar — há alguma chance de isso estar perto de estar disponível ainda?

1 curtida