Sua postagem me levou a fazer uma pergunta a VOCÊ:
Qual é a maneira mais fácil de aprender música? - Minha intuição diz que a Notação Padrão torna o processo desnecessariamente difícil . .
Sua postagem me levou a fazer uma pergunta a VOCÊ:
Qual é a maneira mais fácil de aprender música? - Minha intuição diz que a Notação Padrão torna o processo desnecessariamente difícil . .
Este é um assunto bem fora do tema, mas vou falar mesmo assim. Se algum administrador achar que isso deveria ser enviado para outro tópico, por favor, faça-o.
Quando você diz “Notação Padrão”, você quer dizer escrever música em partituras? Vou assumir que é isso que você quer dizer:
Comecei a tocar com meu primeiro teclado quando eu tinha mais ou menos 8 anos (por volta de 1987). Eu estava apenas explorando, mas passava horas tocando com ele. Então, em 1991, eu comprei minha primeira bateria e foi quando realmente comecei a fazer minhas próprias músicas com minha primeira banda. Eu nunca estudei teoria musical, não até 2016. Eu sabia o básico, mas não sabia realmente o que era um acorde de Sol menor sétima (Gm7), por exemplo, que é um conceito bem básico. E quando comecei a estudar teoria, uma porta inteira se abriu para mim.
Até aquele momento, eu conseguia fazer música que as pessoas gostavam. Tive algum sucesso em Portugal, meu país, então nunca foi uma questão de saber teoria ou não, de escrever partituras ou não. Era sobre emoções e saber o que soa bem e o que não soa. Estudar teoria apenas me deu outra ferramenta que me permite agora seguir caminhos diferentes quando quero, sair de loops infinitos, etc.
Música para mim é sobre emoções, não é apenas sobre o acorde X combinar bem com o acorde Y porque são matematicamente compatíveis, o que às vezes acontece quando você começa a estudar teoria musical como o primeiro método de aprendizado. Acredito que estudar música, dependendo dos seus objetivos, claro, sempre deve envolver passar anos apenas brincando com um instrumento e vendo o que soa bem. Eventualmente, você acaba aprendendo que algumas coisas nunca soam certas, mesmo que você não saiba o porquê. E, para ser honesto, essa é a melhor abordagem, porque a maioria dos ouvintes não se importa com o “porquê” de qualquer maneira. Ou eles gostam da música ou não.
Muitos músicos, como Jacob Collier, por exemplo, nunca me agradaram. Sua música pode ser muito intricada e “bem construída” no que diz respeito à teoria e tudo mais, mas não ressoa comigo emocionalmente. Esse é provavelmente o problema que vejo em saber muita teoria. Você começa a fazer coisas porque pode e não porque deveria.
Quando você faz coisas porque pode, você está pensando em si mesmo. Quando você faz coisas porque deveria, então você está pensando na música, o que para mim é a coisa mais valiosa. Eu quero o melhor para a música, e a música vai me dizer constantemente “isso é demais, eu não preciso disso agora”.
Então, voltando à sua pergunta: não sei se minha sugestão de brincar com um instrumento por anos é a maneira “mais fácil”, mas definitivamente é a que me deu mais prazer e sou grato por esse caminho. Estudar teoria musical é mais fácil e rápido, é como uma equação matemática, mas pode te trancar dentro de uma gaiola imediatamente, o que pode ser uma armadilha (sem trocadilho).
Sim, o «padrão» que existe há algumas centenas de anos — aqui está minha notação «alternativa» (existem milhares de NA) apenas para violão:
Separei isso porque está tão fora do assunto, mas, no espírito de incentivar conversas humanas reais, estou feliz em deixar que isso se desenrole. ![]()
Minha experiência musical é muito diferente da do Tiago — quase o oposto! Tive clarinete na maior parte da minha infância, mas acabei me desfazendo dele em favor da bateria, que ainda toco. Sou incapaz de compor minha própria música e não sou muito bom em tocar de ouvido, mas leio partituras bem e dependo disso muito. Suspeito que isso tenha a ver com treinamento clássico e tocar em orquestras.
Se você é desenvolvedor, aprender a ler partituras deve ser um pé na porta.
Edição: Dei uma olhada na sua notação — infelizmente, acho que música de bateria não caberia em 3 linhas de pauta. Raramente cabe em 5. Acho que o número de linhas necessárias é bem diferente dependendo do instrumento.