Permitindo que usuários mudem a categoria de seus tópicos de categorias em que não podem postar

Parece-me uma UX estranha não permitir que os usuários alterem a categoria de seus tópicos quando não podem mais postar naquela categoria.

Esta é a categoria meta do fórum. Desde então, ela foi descentralizada de uma única categoria “Forum Feedback” em subcategorias:

• Forum Feedback
    • Forum Features
    • Forum Bugs
    • Forum Help

Quero mover meu tópico para essas subcategorias, mas não consigo, pois ele foi criado antes dessa mudança e a categoria base (Forum Feedback) foi fechada, impedindo novas postagens lá. Os administradores nos deram um prazo para alterar as categorias; no entanto, um recurso que solicitei há muito tempo acabou sendo mais necessário do que nunca recentemente. É verdade que ainda podemos responder a tópicos sob a categoria base, mas ninguém pode criar novos. Não quero ter que pedir a um TL4/moderador toda vez para mover meus tópicos para uma subcategoria.

3 curtidas

Marque para atenção dos moderadores e deixe a equipe recategorizar.

7 curtidas

Isso não funciona em um fórum com mais de ~6 mil usuários por semana. As denúncias têm levado até 3 dias ou mais para serem tratadas, quando deveriam levar no máximo algumas horas. E o ponto do meu tópico era justamente evitar fazer isso, para não desperdiçar meu tempo nem o deles.

Por que o software é projetado assim mesmo?

3 curtidas

O que entendi é que, toda vez que um post, tópico ou categoria é alterado, todas as URLs de categoria, URLs de tópico, todas as URLs de post/resposta e cada link entre tópicos que aponta para um post precisam ser atualizados. Se muitas pessoas fizerem essas alterações, consigo imaginar seu fórum “ficando lento” à medida que o banco de dados é reescrito — além dos outros serviços em segundo plano que rodam no software. A solução simples seria ter um administrador desbloqueando a categoria — mesmo que apenas por uma semana. Mas, se várias pessoas ficarem “malucas” movendo tópicos de lugar, isso poderia paralisar o fórum. Tive um usuário que estava constantemente renomeando um tópico que ela criou (10 vezes), o qual tinha cerca de 1500 posts, além de links cruzados. No final, tive que pedir para ela parar.

Estou assumindo que a categoria principal “Feedback do Fórum” estava sendo inundada com tópicos relacionados às 3 subcategorias, motivo pelo qual elas foram criadas. Talvez uma postagem de um administrador na categoria “Feedback do Fórum” orientando os usuários a criar seus posts em uma das subcategorias e não postar ali. Não entendo o bloqueio da categoria “Feedback do Fórum”. Como você receberia qualquer feedback?

A solução de @codinghorror de enviar uma mensagem privada (PM) para a equipe (moderador/admin) e solicitar que eles movam seu tópico parece ser a solução mais óbvia e rápida.

Acho que você entendeu errado, deixe-me explicar: temos a categoria ‘Feedback do Fórum’, que é uma categoria base, ou seja, não é uma subcategoria.

O mesmo ocorre com a categoria ‘Ajuda e Feedback’, que serve apenas como uma pasta para organizar as subcategorias. São as subcategorias (Suporte a Scripts, Suporte a Construção, etc.) onde realmente postamos. Não postamos diretamente em ‘Ajuda e Feedback’ porque, como disse, ela serve apenas para organizar o fórum.

O mesmo vale agora para ‘Feedback do Fórum’.

Postamos tópicos apenas em ‘Ajuda do Fórum’, ‘Bugs do Fórum’ e ‘Recursos do Fórum’. Por enquanto, espero que um moderador TL4 tenha ‘Feedback do Fórum’ configurado pelo menos como ‘Assistindo’, para que possam mover os tópicos transferidos. Eles já fizeram isso antes, então espero que consigam fazer isso, caso eu realmente não consiga fazer algo tão simples quanto mudar a categoria de um tópico sozinho.

5 curtidas

Ok, entendi agora. Se você é quem criou o tópico, você edita o título e a categoria (e subcategoria) do tópico? Isso pode ser devido ao limite de tempo para edição ter expirado. Percebo que há um limite de tempo para editar posts, mas não sabia que existia um para editar o título e a localização da categoria.

1 curtida

Na verdade, não temos um limite de tempo para edição. O tópico que eu queria mover é de por volta do final de outubro deste ano; aqui está um exemplo de uma postagem de 2019 que ainda consigo editar:

Ainda não entendo por que não poder mover seus tópicos para fora das categorias nas quais você não pode mais postar seja intencional.

3 curtidas

Esse tópico que você está tentando mover está bloqueado? Se sim, você não pode movê-lo. Um moderador ou administrador precisaria desbloqueá-lo e movê-lo. Você já tentou o lápis de edição ao lado do título do tópico? É ali que você edita o título e a categoria do seu tópico — e como você pode alterar a categoria dele. O lápis de edição aparece logo após o nome do tópico.

3 curtidas

Talvez você possa pedir aos administradores que te deem um dia extra para mover todos os seus tópicos para fora da categoria Feedback do Fórum.

Não sei a resposta à sua pergunta (eu imaginava que, se você pode editar a primeira mensagem de um tópico, também poderia reclassificá-lo — embora, com as opções amplas de “criar/responder/ver”, acho que reclassificar poderia fazer sentido tanto em criar quanto em responder).

O lápis também sumiu.

Um tópico meu cujo título/localização da categoria posso editar, já que ainda posso postar nessa categoria:

Um tópico meu no Feedback do Fórum:

Então não consigo fazer isso também :frowning:

3 curtidas

Seu tópico está na categoria ‘Feedback do Fórum’, que está fechada (ícone de cadeado antes do título da categoria). Por isso, você não tem mais o ícone de lápis para editar. Apenas um moderador ou administrador pode mover seu tópico agora. Você pode perguntar se eles desbloquearão a categoria para te dar tempo de mover seu tópico. Essa é a única maneira de isso acontecer.

2 curtidas

O cadeado ao lado da categoria indica que ela é privada, pois é invisível para usuários não logados. No caso do Feedback do Fórum, apenas usuários TL1+ ou superiores podem vê-la. Embora o ícone pudesse ser algo diferente para representar melhor a privacidade.

3 curtidas

Sim, acho que o cadeado em um tópico significa que está fechado, mas em uma categoria refere-se às permissões (por exemplo, na categoria Lounge).

3 curtidas

Sim, desculpe. Esqueci de categorias como o Lounge, que ficam bloqueadas a menos que o usuário atinja o nível TL2.
Edição: Acabei de verificar uma de nossas categorias fechadas no meu fórum. Ela mostra o cadeado antes do título do tópico.

Note que ainda tenho o lápis de edição porque sou administrador. Outros que acessarem este tópico não terão o lápis de edição.

image

Edição: @Jonathan5, você respondeu menos de um segundo antes de mim. :slightly_smiling_face:

4 curtidas

Isso faz sentido para mim. A capacidade de editar o título do tópico vai de mãos dadas com a edição da categoria em que ele está, eu acho.

Entendo por que você deveria poder mover tópicos para fora de uma categoria que os administradores do fórum provavelmente prefeririam que ficasse vazia de qualquer maneira. Mas parece que foi dado um prazo para isso e você perdeu a oportunidade, então a categoria está essencialmente arquivada agora.

Você recebeu algumas sugestões (marcar os tópicos e pedir a um moderador para movê-los, ou pedir permissão para fazê-lo você mesmo por um período limitado). O que você acha dessas sugestões?

2 curtidas

Eu poderia fazer isso, mas levaria um tempo, e como mencionei, não quero desperdiçar o tempo deles nem o meu. Ainda gostaria de saber por que o software foi intencionalmente projetado dessa maneira. Talvez eu não esteja entendendo algo, mas não há nenhuma desvantagem em permitir isso?

3 curtidas

Parece lógico para mim que, se eles não querem que você adicione tópicos a uma categoria, provavelmente também não querem que você (re)movra tópicos dessa categoria.

4 curtidas

Quando um Administrador ou Moderador altera as Permissões de Categoria, isso é feito por design. Em teoria, uma vez que o site esteja finalizado, você não se depararia com essas circunstâncias.

Esse tipo de alteração também afeta categorias com Wikis e Pesquisas de Votação.

Agora, em termos de design, seria bom adicionar às Permissões de Categoria a possibilidade de Votação e edição de Wikis.

Ou seja:
Equipe: Ver/criar/responder
Todos: Ver/votar/wiki

Isso porque podem haver vantagens em permitir isso.

No entanto, você pode simplesmente criar um tópico e deixá-lo fechado com links na categoria de anúncios.

2 curtidas