Para a seleção limitada de avatares, existe o recurso de avatares selecionáveis
Com os nomes de usuário gerados, sim, acredito que isso exigiria um plugin personalizado.
Acho que não é tão incomum; por exemplo, um aplicativo de música, o Auxy, gera nomes para projetos
Um aplicativo de programação para crianças que eu usava também tinha esse recurso para nomes de usuário (eles também usavam um adjetivo seguido de um substantivo, mas o leque era muito mais amplo do que apenas animais)
Em termos de escopo, talvez pudesse começar com um sistema de duas palavras. E você poderia adicionar conjuntos de vocabulário separados para a primeira e a segunda palavra, por meio das configurações de administrador (para que as listas possam ser atualizadas e editadas com mais facilidade).
Talvez os usuários pudessem clicar para aleatorizar, com uma nova combinação a cada vez; não tenho certeza de como você gostaria que fosse a partir daí
(Se você gostaria que alguém criasse um plugin personalizado, geralmente trabalhos como esse podem ser divulgados no Marketplace, caso você tenha um orçamento)