Porta 80/443 não acessível durante a instalação do Discourse

ATUALIZAÇÃO: nmap e nc mostram que as portas 80 e 443 estão fechadas. Isso é um problema para a configuração do Discourse? Eu pensei que isso apenas significava que as portas estavam abertas, mas não havia nenhum serviço escutando nelas. Eu esperava que a configuração do Discourse fizesse… sabe, configurar o que é necessário nessas portas. Eu já tenho regras de firewall para permitir tráfego nessas portas, então não sei como mais abri-las. Preciso que serviços já estejam escutando nessas portas para executar a configuração do Discourse (e como faço isso)?

< Post Original >

Olá, sou novo no Discourse, estou tentando executar o discourse-setup e recebo as temidas mensagens “A porta 443 do computador não parece estar acessível” e “A conexão com a porta 80 também falha”.

Sei que isso é comum e li muitos posts sobre este tópico, mas nenhuma das sugestões funcionou. Eu o tenho em /var/discourse, tenho o curl instalado, meu DNS está configurado, meu firewall não está bloqueando, não estou usando Cloudflare etc.

Estou executando o Ubuntu 22.04 em um VPS IPv6 (sem endereço IPv4, mas li que isso está tudo bem). O VPS tem outro nginx instalado para uso futuro, mas eu o desliguei (junto com todos os serviços não-Discourse) com a inicialização automática desativada e reiniciei o servidor. Meu objetivo é fazer o Discourse rodar sozinho neste servidor.

Consigo pingar meu VPS usando meu subdomínio completo (ou seja, discourse.myvps.com) tanto do próprio VPS quanto da minha máquina em casa, e meu provedor de e-mail verificou minhas configurações de DNS para o serviço de e-mail. Também adicionei regras ufw para abrir explicitamente as portas 80 e 443 para tráfego IPv4 e v6, e as regras aparecem corretamente com “ufw status”. Minha empresa de hospedagem disse que não bloqueia nada. E eu não acho que preciso especificar nada adicional para alcançar o contêiner Docker do Discourse.

No entanto, o netstat não mostra nada para essas portas e o NC retorna “conexão recusada”. E o telnet também retorna “conexão recusada”, mas presumo que seja porque ainda não tenho nenhum serviço HTTP em execução (o instalador do Discourse não cuida disso?).

Qualquer ajuda é bem-vinda, obrigado!

PS. Ficarei feliz em enviar qualquer informação adicional, capturas de tela, etc.

Talvez você já tenha resolvido isso. Se não, você pode confirmar que está seguindo este guia para instalar o Discourse: discourse/docs/INSTALL-cloud.md at main · discourse/discourse · GitHub? Além disso, certifique-se de que o hardware e o software do seu servidor atendam aos requisitos descritos aqui: discourse/docs/INSTALL.md at main · discourse/discourse · GitHub.

Eu não sou a melhor pessoa para responder às suas perguntas. No passado, depois de seguir o guia com um servidor Ubuntu 22.04 recém-instalado, a configuração funcionou para mim sem nenhuma configuração adicional.

Se você ainda estiver com problemas, alguém da comunidade provavelmente poderá ajudar.

Obrigado. Sim, estou seguindo esse guia, meu servidor tem mais capacidade do que o necessário, todos os pré-requisitos foram instalados sem problemas e tudo parecia estar correndo bem até que tentei executar o discourse-setup.

Em algum momento, posso simplesmente apagar o servidor e começar de novo, mas prefiro não fazer isso. E suspeito que acabarei com o mesmo problema novamente, já que comecei este processo de instalação com um servidor totalmente novo (a única coisa que fiz de diferente foi instalar alguns dos pré-requisitos para outra coisa, mas nada disso está em execução agora).

1 curtida

Parece que você está fazendo as coisas certas. Você tem certeza de que seu DNS resolve para o IP do seu servidor e apenas para lá?

Ah. Não consigo dizer rapidamente se o discourse-setup olha apenas para o IPv4.

Você pode tentar executar ./discourse-setup --skip-connection-test para pular o teste.

1 curtida

Obrigado Jay - isso funcionou e me permitiu prosseguir para o próximo erro.

Vou postar isso em um tópico separado porque é estranho e não relacionado ao título atual: O git clone falha no discourse-setup, mas tenho um proxy v6 configurado e funciona se eu apenas digitar o mesmo comando na linha de comando.

This topic was automatically closed 30 days after the last reply. New replies are no longer allowed.