O Discourse deveria fazer um esforço para se tornar o próximo melhor "CMS"

Após ler esta postagem, acho que poderia ser ainda melhor e se tornar o CMS

Já tendo algumas opiniões próprias, sou compelido a escrever um breve desabafo.
O recente aumento de plataformas como X e Reddit e o declínio em certos blogs/sites de notícias, acho que o Discourse está perdendo um mercado enorme. Vamos ser honestos, a funcionalidade de backend existe, mas o frontend carece de recursos. Imagine o Discourse como o próprio site de blog/notícias com alguns CSS e recursos sofisticados. Pense nos componentes “Homepage features” e “Topic List Thumbnails”.

É mais do que apenas uma plataforma de comentários ou fórum e acho que há espaço, no entanto.

Coisas que acho que estão faltando…

1. Discourse Marketplace - Um site dedicado, um mercado pago para temas e plugins, por exemplo, cobrar £ 70 por ano por um tema decente é razoável e trará desenvolvedores externos com novas ideias. Quero dizer, olhe para alguns dos temas mal codificados no Envato que estão vendendo 250 mil e gerando milhões.

2. Usos da Página - Ter uma página de destino para “Usos do Discourse” com temas e plugins de aparência específica “não apenas um fórum” chamaria a atenção das pessoas. Imagine o Discourse como uma plataforma de avaliações, plataforma de ofertas (swapd) Notícias de futebol ao vivo (Kick Off) etc etc

3. Auto-hospedagem do Discourse - Ao lado dos pacotes atuais, tenha “auto-gerenciado”, mas que sejam configurados instantaneamente sem instalação de docker etc (você faz isso em hospedado, então certamente isso pode ser alcançado), semelhante ao Digital Ocean, mas com instalações de 1 clique. Certamente você perde muitos clientes e dinheiro devido a isso.

Eu não sou muito bom em colocar palavras, mas espero que você entenda a ideia geral.

8 curtidas

Mas esses temas seriam de código fechado, correto? Isso meio que anularia toda a missão de código aberto do Discourse.

Talvez o Landing Pages Plugin 🛩 ou Páginas Publicadas?

Se não me engano, o Discourse ainda usa Docker para hospedar, mas eles apenas usam uma imagem pré-inicializada para tornar o processo mais rápido.

Mas é uma ideia interessante. Acho que seria interessante ver se alguém já fez isso antes :thinking:.

4 curtidas

Ideias interessantes… pareceria possível o Discourse estar disponível pré-configurado com certos plugins e elementos de tema para atender a alguns casos de uso particulares, como um site de notícias.

Ref. ponto 3, a instalação instantânea autogerenciada: com base na minha própria experiência, a coragem e a capacidade de trabalhar no processo de instalação e configuração parecem um pré-requisito mínimo para o autogerenciamento. Se o Discourse hospedasse instalações não suportadas de 1 clique, imagino sites ficando sem espaço de armazenamento, arquivos de log se acumulando, falhas de atualização, etc. – e usuários insatisfeitos que não estavam preparados para as responsabilidades de um site travado em comparação com, sei lá, um menu de suporte à la carte? Vejo alguns desafios de pessoal e armadilhas de relações públicas com esse cenário.

Aprecio a natureza de código aberto do Discourse e gosto de auto-hospedar um pequeno fórum, mas se eu fosse uma organização com muito em jogo e pouco talento interno, o custo de hospedagem totalmente gerenciada poderia parecer um pequeno preço a pagar.

3 curtidas

Na minha opinião, a maior vantagem do Discourse reside na sua completa abertura e transparência. Quase nenhum recurso ou plugin exige pagamento para instalação e uso. A esse respeito, o Discourse superará todos os outros fóruns de comunidade.

Os administradores que utilizam o Discourse como modelo de comunidade são amplamente atraídos por esse recurso, pois não precisam gastar uma quantia significativa em temas e modelos elaborados. Eles simplesmente precisam se concentrar em fornecer excelentes serviços ao site e oferecer feedback aos usuários por meio do Discourse.

4 curtidas

O Wordpress é “código aberto” e veja quantos bilhões ele gera. A forma como o Discourse é executado pode continuar normalmente, esta será uma entidade separada e um caso de 'compre os temas ou plugins sofisticados ou não. Imagine uma série de novas ideias de desenvolvedores, plugins, etc., isso encorajaria o crescimento da plataforma Discourse.

Basicamente, uma forma de apoiar desenvolvedores como @awesomerobot, que criou possivelmente o melhor tema no Discourse.

1 curtida

tem 2 lados, 1 lado seria como é agora, mas ofereceria a escolha de temas e plugins pagos para ajudar os desenvolvedores. É literalmente assim que o WordPress cresceu e ganhou desenvolvedores.

2 curtidas

Ah, entendi. Isso é interessante. (Desculpe, mas não conheço o WordPress)

1 curtida

Essa é uma ótima ideia. É semelhante à configuração que tive quando estava testando a funcionalidade de comentários do Discourse. Tópicos do Discourse foram publicados em um site leve Remix/React via webhooks do Discourse. Comentários criados no site apareceram tanto no site quanto no Discourse.

Ter ambos os serviços sendo alimentados diretamente pelo Discourse resolveria a maioria dos problemas que eu estava enfrentando.

Se eu estivesse projetando isso, enfatizaria ter um blog de carregamento super rápido na frente do aplicativo Discourse tradicional. Essa abordagem também lidaria com o problema contínuo de tempos de carregamento lentos para o aplicativo Discourse completo.

Existem várias razões pelas quais algo nessa linha seria útil. Adicionarei mais algumas:

• É socialmente muito menos estranho iniciar um blog do que iniciar uma comunidade online. Se você não tem usuários, iniciar uma comunidade online parece estranho. Seria ótimo poder tirar uma comunidade do papel apenas publicando alguns posts de blog.

• Na era dos LLMs, aplicativos de anotações são muito populares. Há um desejo natural de querer publicar anotações na internet. Acho que também há uma necessidade disso, ou acabaremos com menos conhecimento compartilhado. Publicar anotações diretamente no Discourse é viável, mas pareceria mais natural publicá-las em um site do tipo blog que tivesse o Discourse como seu back-end.

8 curtidas