Criei algumas postagens recentemente sobre o uso do Discourse como plataforma de comentários e a melhoria de sua funcionalidade existente para incorporar comentários:
- Using Discourse to power comments in an event system or blog? - #29 by simon
- Control which comments are embedded? - #17 by simon
- Topic embedding needs some love
Com base na falta de resposta a essas postagens, minha suspeita é que não há muito interesse da equipe ou da comunidade Discourse em buscar o uso do Discourse como plataforma de comentários. Isso está tudo bem do meu ponto de vista, mas gostaria de tentar expor meu caso claramente.
Em algum momento dos anos 2010, as organizações de notícias mudaram de hospedar seus próprios sistemas de comentários para depender das mídias sociais para discussões sobre seus artigos: The Trend Of Killing News Comment Sections Because You 'Just Really Value Conversation' Stupidly Continues | Techdirt. No entanto, descobriu-se que as seções de comentários fornecem valor para as organizações de notícias: Killing Website Comment Sections Wasn't The Brilliant Move Many Newsroom Leaders Assumed | Techdirt.
Mudanças recentes no Facebook e X/Twitter estão destacando outros problemas com a dependência das mídias sociais para discussões de artigos de notícias:
O Facebook está se esforçando para sair do negócio de notícias: Facebook looks ready to divorce the news industry, and I doubt couples counseling will help | Nieman Journalism Lab. Como resposta a uma lei canadense recente, “Links e conteúdo de notícias publicados por editoras e emissoras de notícias no Canadá não serão mais visualizáveis [no Facebook] por pessoas no Canadá.”
O problema com o X/Twitter será óbvio para qualquer pessoa que esteja nessa plataforma. A recente mudança de propriedade mudou completamente o tom do site - qualquer postagem da mídia mainstream é inundada com comentários do tipo “lol”. Suspeito que as postagens gerem algum engajamento, mas as respostas devem ser desanimadoras para os jornalistas que escrevem os artigos.
Parece óbvio para mim que o Discourse poderia oferecer uma solução potencial para esse problema.
O concorrente mais próximo que posso ver neste espaço é o Coral (um projeto de código aberto financiado pela Vox Media). A filosofia do Coral está delineada aqui: https://coralproject.net/blog/five-myths-of-community-design-day-one/. Estou vendo muito pouco no que o Coral está fazendo que não poderia ser alcançado com algumas melhorias na funcionalidade de incorporação de comentários do Discourse. No back-end, em termos de moderação e estruturação de conversas em torno de artigos, acho que o Discourse poderia facilmente melhorar o que o Coral oferece.
Não tenho certeza se promover o uso do Discourse como sistema de comentários geraria uma grande quantidade de receita para a equipe do Discourse, ou para algum outro grupo que quisesse assumi-lo. Acho que isso poderia ajudar a melhorar o jornalismo online e a democracia.
Para total transparência, em meu tempo livre, estou trabalhando em um plugin do WordPress para melhorar os comentários que se baseia em algumas das ideias que mencionei aqui: Active moderation mode - a slow mode alternative. Mesmo que eu consiga realizar isso, não terá o mesmo tipo de impacto que um sistema de comentários do Discourse poderia ter - pode ser usado por blogs, mas é improvável que seja usado por sites de notícias da grande mídia.