Tenho um problema estranho aqui que não consigo resolver e espero que alguém saiba a resposta. Temos alguns usuários que não conseguem visualizar nosso fórum quando conectados via dados móveis, sem problemas ao usar uma conexão Wi-Fi. Validei os endereços IPv4 e IPv6 de um usuário e nenhum deles está bloqueado em screened_ip_addresses, e eles não têm problemas para acessar outras instâncias de um fórum baseado em discourse ou outros sites, então atribuí isso a uma configuração em nosso fórum.
Estou tentando coletar mais dados de usuários para verificar isso, mas, enquanto isso, alguém teria alguma ideia de por que isso pode estar acontecendo, por favor?
Isso é algo estranho. Uma coisa que vale a pena verificar é se a operadora de celular é a mesma para todos esses usuários e se ela colocou seu site ou faixa de IP em algum tipo de lista negra. Isso explicaria por que várias pessoas enfrentam o mesmo problema em dados móveis, mas não no Wi-Fi.
Algumas outras coisas que às vezes podem causar isso:
as redes móveis geralmente usam IPv6 por padrão e, se o servidor ou proxy não o estiver tratando corretamente, as conexões simplesmente falham.
se você estiver usando o Cloudflare (ou outro CDN/firewall), ele pode estar bloqueando indevidamente alguns intervalos de IP móveis.
problemas com SSL/TLS, algumas operadoras ainda têm problemas com determinados certificados se a cadeia não for perfeita.
Eu tentaria descobrir com os usuários quais operadoras eles estão usando e se eles estão vendo o problema com IPv4 ou IPv6. Isso deve ajudar a reduzir as possibilidades.
Obrigado por suas sugestões. Entrarei em contato com a comunidade e tentarei coletar o máximo de informações possível com base em seus pontos e verei se há um padrão aqui.
Fiz uma migração de fórum há vários meses e vários usuários não conseguiam se conectar ao fórum de suas redes móveis (funcionava bem via Wi-Fi) até que limpassem o cache do navegador.
Já realizei alguns testes com os membros da comunidade que estão tendo os problemas e ainda nada, então estou imaginando se talvez alguém tenha outra ideia. Até agora nós:\n\n* Removemos quaisquer IPs bloqueados que foram feitos quando os problemas começaram para ter certeza de que não há problema ali\n* Pedimos a todos os usuários para limparem seus caches de navegador e limpamos as configurações de DNS\n* Confirmamos que todos eles não estão usando a mesma operadora de dados\n* Tentamos vários navegadores e os mesmos resultados\n\nUma coisa muito estranha que aconteceu foi que um usuário não conseguiu acessá-lo no telefone, mas ao usá-lo como um hotspot móvel, outro dispositivo conseguiu acessá-lo sem problemas! Não consigo entender isso. É uma quantidade muito pequena de usuários, mas eu gostaria de resolver isso caso signifique que outras pessoas que queiram entrar não consigam por causa disso.\n\nObrigado a todos por qualquer ajuda ou conselho com isso!
Ainda não conseguimos resolver. Os usuários recebem o erro err_timed_out, mas ele só é recebido em suas operadoras de celular. Pedi que me informassem em quais operadoras eles estão, pois o problema parece ser especificamente para usuários dos EUA e parece que todos eles estão na mesma. O que eu acho que aconteceu é que o endereço IP dos nossos fóruns está sendo bloqueado por suas operadoras por algum motivo e eles não conseguem se conectar.
Ainda estou fazendo mais testes para confirmar se outros usuários com a mesma operadora conseguem acessá-lo, para determinar se é realmente isso ou um problema incomum por usuário que vamos tentar corrigir. Atualizarei quando souber mais.
Obrigado novamente pela resposta, Tobias. Fizemos alguns testes e acreditávamos que era um problema da operadora - no entanto, um usuário fez com que alguém testasse na mesma operadora e funcionou sem problemas. No momento, estou pensando que é um caso a caso para cada usuário, e cada um tem um problema único para eles. Continuarei testando e avisarei a todos se conseguirmos fazer funcionar e qual foi a causa raiz desse mistério.